Política Terça-Feira, 13 de Maio de 2025, 22h:10 | Atualizado:

Terça-Feira, 13 de Maio de 2025, 22h:10 | Atualizado:

COAÇÃO

Justiça cassa mandato de vereador do PT eleito com apoio do CV em MT

Presos exigiram que cada faccionado viabilizasse 4 votos para advogado

BRENDA CLOSS
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

arycampos-rondonopolis.jpg

 

O juiz da 10ª zona eleitoral de Rondonópolis, Francisco Rogério Barros, cassou na noite desta terça-feira o mandato do vereador Ary da Costa Campos (PT) por captação ilícita de votos e abuso de poder econômico com auxílio da facção criminosa Comando Vermelho. O advogado, que foi eleito para o primeiro mandato, segundo o Ministério Público Estadual, teria utilizado o apoio de presos da Mata Grande para pressionar, ameaçar e comprar votos de eleitores.

Durante a campanha eleitoral, em setembro, Ary chegou a ser alvo da Operação Infiltrados, deflagrada pela Polícia Civil. Mesmo com cautelares, como uso de tornozeleira eletrônica e restrição de horários, o advogado foi o sexto mais votado na cidade com 1.960 votos e agora deve ser substituído pelo suplente Girotto (PT), após a decisão ser confirmada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Segundo a denúncia do MPE, conversas extraídas dos telefones celulares apreendidos desbloqueados dentro das celas dos detentos Werivelton Pedro de Almeida e Cleyton Silva de Oliveira na penitenciária Major PM Eldo de Sá Corrêa revelaram que a organização exigiu que cada um dos seus membros na terceira maior cidade do Estado "angariassem quatro eleitores para votar no vereador da facção, caso contrário eles poderiam sofrer consequências severas". O MPE confirmou a informação extraída nos telefones, após a prisão de dois estelionatários, que confessaram que receberam R$ 720 dinheiro para votar no vereador eleito.

Ainda de acordo com MPE, a Associação dos Familiares e Amigos dos Recuperandos de Rondonópolis (Afar) "é umbilicalmente ligada ao crime organizado, vez que é financiada pelo "Comando Vermelho", é representada socialmente pelo advogado Ary da Costa Campos". "Também se apurou que a escolha do nome do candidato foi uma decisão coletiva dos membros da facção criminosa de inseri-lo na política, a fim de conciliar os interesses da organização. Relata que as reuniões de campanha do candidato foram financiadas com dinheiro de lojistas que pagam a "taxa de segurança" à organização criminosa", alegou o MPE.

Em sua decisão, o magistrado alegou que a influência do CV comprometeu a lisura da eleição para Câmara de Rondonópolis. "É indiscutível o poder econômico das organizações criminosas, as quais usam dele para intimidar a população, coagir seus próprios integrantes, exercer controle sobre territórios, e assim por diante. No caso, a facção criminosa Comando Vermelho mobilizou pessoas (recursos humanos) para fazer campanha, angariar votos, além de pressionar eleitores indicados para votarem no investigado", comentou o magistrado em decisão obtida com absoluta exclusividade pelo FOLHAMAX.

Para o magistrado, o aumento da presença das facções nas eleições prejudica a democracia. "A influência das organizações criminosas na política é totalmente negativo, uma vez que ofusca a democracia, além de gerar insegurança jurídica. De igual forma, tais condutas também se revelaram graves do ponto de vista quantitativo, já que o apoio prestado pela organização criminosa Comando Vermelho à candidatura de Ary Campos afetou o equilíbrio entre os candidatos e maculou a normalidade da disputa eleitoral. Isso porque a coação dos integrantes do Comando Vermelho para angariar votos, a intimidação dos eleitores indicados, o uso da estrutura organizada e criminosa para obter recursos financeiros, impactaram a liberdade do voto, causando desequilíbrio na disputa eleitoral ao cargo de vereador nas eleições de 2024", lamentou.

Além de cassar Ary, o magistrado determinou a inelegibilidade de Ary por oito anos, a partir de 2024. Ele também foi multado em 10 mil UFIRs, o equivalente a cerca de R$ 49 mil.

NOTA

O vereador Dr. Ary Campos recebeu com respeito a decisão judicial proferida. Contudo, manifesta seu veemente desacordo com o teor da mesma e informa que recorrerá da decisão nas instâncias superiores da Justiça.

Dr. Ary Campos reafirma, com total convicção, que obteve cada um dos seus votos de forma absolutamente lícita e honesta, pautando toda a sua campanha e trajetória política na ética e na transparência. A expressiva votação que o elegeu é fruto da confiança da população em seu trabalho e em suas propostas, conquistada de maneira correta e íntegra.

O vereador continua no cargo para qual foi eleito e confia plenamente na Justiça e está certo de que a verdade prevalecerá ao final do processo. Segue firme em seu compromisso de trabalhar em prol da população e de honrar cada voto que lhe foi confiado.

Atenciosamente,

Vereador Dr. Ary Campos





Postar um novo comentário





Comentários (17)

  • JOSEH

    Quarta-Feira, 14 de Maio de 2025, 15h34
  • CV, PCC e PT
    1
    2



  • crítico

    Quarta-Feira, 14 de Maio de 2025, 13h33
  • Sr Carlos Nunes, mudou para "Citizenship" ? seus comentários, sempre fora da caixinha e demasiadamente exagerados não inconfundíveis.
    4
    4



  • Citizenship

    Quarta-Feira, 14 de Maio de 2025, 12h12
  • Para quem não me conhece e me julga de forma errada: sou um homem com uma bastante alta escolaridade, tendo obtido título de pós-graduação em uma das melhores universidades brasileiras. Preocupo-me muito com a verdade das informações e com a honestidade. Sou um homem muito honesto e nada do que alcancei em minha vida obtive por nenhum meio que não tivesse sido meu próprio labor e mérito. Fui vítima de muitas injustiças até por não me deixar atrair por nenhuma forma de "oportunidade" baseada em qualquer tipo de favor ou favorecimento indevido. Então, procuro expressar minhas opiniões com argumentos e questionamentos sólidos e sinceros. Não utilizo baixarias retóricas nem moralismos podres e hipócritas. Assim, com argumentos fundamentados e questionamentos coerentes e sinceros espero contribuir com as pessoas abrindo opções para suas reflexões sobre as informações que recebem.
    4
    5



  • Sou de direita sou corrupto.

    Quarta-Feira, 14 de Maio de 2025, 11h40
  • Os vereadores eleitos por Cuiabá que foi denunciado que tem ligação com o crime organizado até hoje não foi cassado, será porque é da direita, usando o slogan Deus pátria família e corrupção não foram cassado e nunca serão, daqui a pouco vem os defensores de bandidos de estimação defende seus políticos corruptos.
    7
    7



  • A REAL

    Quarta-Feira, 14 de Maio de 2025, 11h35
  • O LULIS NAO QUER QUE AS FACÇÕES ..TIPO CV..PCC..SEJAM DITAS COMO TERRORISTAS..OU SEJA..OS CRIMINOSO SE ENTENDEM...SE ELE FOSSE CONTRA ESSAS FACÇÕES JA TERIA ASSINADO OS TERMOS, ATESTANDO COMO TERRORISTAS ! OU SEJA..O CARA É A FAVOR DO CRIMINOSO MESMO!
    10
    5



  • Carlão Ferreira

    Quarta-Feira, 14 de Maio de 2025, 10h47
  • PT x CV x PCC x Lula et caterva foram separados na maternidade não é atoa quer o capiroto mor se recusa a declará-los como grupos terroristas. A especialidade do pt - partido das trevas é roubar, velhinhos aposentados então é uma verdadeira fixação. E os petralhas locais ficam bem caladinhos...não foram no meu contra cheque!! podem roubar os velhinhos a vontade. São bandidos sim!!! quem apoia NÃO declará-los, PCCxCVxPT como grupos terroristas, tem as mãos sujas de sangue.
    10
    5



  • FACÇÃO É INIMIGO DO ESTADO.

    Quarta-Feira, 14 de Maio de 2025, 09h24
  • As facções são inimigas do Estado e dessa forma devem ser tratadas. Os faccionados devem ser tratados como prisioneiros de guerra. O congresso deve tomar uma medida nesse sentido ou até ele vão perder o poder politico para as facções. corremos o risco de uma ditadura do crime, que em alguns aspectos já está ocorrendo, em Dom Aquino as cameras foram desligadas pelas facções e a prefeitura está proibida de religar e todos os comerciantes da cidade tem que pagar taxa para facção. As facções já implataram a lei deles, se o cidadão não cumpre são torturados, o tal salve. Ou os politicos tomam uma medida ou vão perder o poder, está muito bem claro. Ninguém vai se salvar, nem politico.
    11
    0



  • Ademir

    Quarta-Feira, 14 de Maio de 2025, 08h54
  • Olha criminosos do PT dentro de presídio e infiltrados até na polícia digitando aqui embaixo, de tão burros , não sabem nem mais disfarçar!!!! O DNA de bandido é ser esquerdista , isso está mais que claro, isso nada tem a ver com ajuda a pobres, só ver este governo o que faz com o mais pobre, tornando o miserável , com preços nas alturas, falando em cortar os benefícios sociais , assaltando e ajudando os sindicatos a roubar aposentados , velhinhos , meu Deus !!! E agora que podiam assinar a CPMI do INSS são os únicos conta e dizendo que foi o outro governo , olhem que contradição , não quer que investiguem que sabem que vai chegar neles , tiram dinheiro da educação, saúde, farmácia popular , isso é ajudar os mais necessitados, Esse governo de esquerda é somente pra roubar , roubar e roubar , deixar organizações criminosas mais aparelhadas , e ferrar o pobre , os. Idosos e o Brasil!!! São bandidos e corruptos por natureza !!!
    11
    7



  • Osvaldo

    Quarta-Feira, 14 de Maio de 2025, 08h20
  • O tal imbecil querendo defender defensor de bandidos, esse tal citizenchip, ou vc e parte desse conluiu, ou e o proprio ou assessor dele, e pouco pros petebas...mais vai entrar outro do partido das trevas.....bando de sem futuro
    7
    4



  • Leal

    Quarta-Feira, 14 de Maio de 2025, 08h15
  • Pois é, citizenship?você e os seus iguais não perdem uma oportunidade de associar os feminicídios e outras atrocidades ao bolsonarismo. Mas quando se chama o PT pelo que é, fica queimadinho rapidinho?
    9
    4



  • Velho Juvenal

    Quarta-Feira, 14 de Maio de 2025, 08h13
  • É o PT sendo o PT!! Tudo normal. Se o FANTOCHE EX PRESIDIÁRIO LULADRÄO usou o NARCO TRÁFICO nas eleições dele.
    12
    5



  • Cuiabano

    Quarta-Feira, 14 de Maio de 2025, 08h06
  • Roubaram inescrupolosamente novamente os velhinhos e velhinhas, esses roubos bilionários só ocorrem no governo do pt coincidência ? ministros artistas imprensa todos quietos
    12
    5



  • Citizenship

    Quarta-Feira, 14 de Maio de 2025, 08h01
  • 1. Não fica claro na matéria, mas parece que a decisão é de primeira instância. Ou seja: cabe recurso ao TRE e ao TSE. 2. A matéria não deixa claras quais teriam sido as participações do advogado eleito no processo de tomada de decisão da "facção" para que lhe apoiassem na campanha eleitoral. Se pessoas vinculadas ao crime decidem apoiar um candidato determinado, isso não implica necessariamente que o candidato determinado tenha participado daquela decisão nem que seja diretamente vinculado à facção. 3. A matéria não esclarece qual a área de atuação do advogado, mas se for a área penal, em defesa de supostos criminosos ou de criminosos já condenados, desde que sua atuação tenha sido pautada pelo profissionalismo e pelo respeito aos seus clientes, é possível supor que tais clientes decidissem apoiá-lo numa campanha eleitoral sem que isso implique em qualquer vínculo dele com os crimes que aqueles teriam cometido. 4. Em resumo: Não é possível nenhuma afirmação concludente sobre a participação do advogado e nem sobre essa sua cassação, que pode ser revertida. Mas, o que já é claro é a retomada da argumentação politica contra o PT tentando associá-lo ao crime assim como no passado tentaram associá-lo às FARC ou mais no passado ao sequestro do empresário Abílio Diniz, o que se demonstrou não apenas inverossímel mas uma mentira.
    8
    25



  • Rupert Kowalski

    Quarta-Feira, 14 de Maio de 2025, 07h39
  • Petista gosta de eleger as facções.
    23
    14



  • Jr3 COMERCIO CONFECÇÃO LTDA ron?nopol

    Quarta-Feira, 14 de Maio de 2025, 07h22
  • 1 dos muitos que já tem aki no Estado Mato Grosso né. "QUANDO O ESTADO INVESTE POUCO NA SEGURANÇA CASO POLÍCIA" CRIME SUPER ORGANIZADO APLICA INVESTE MUITO + MUITO MESMO. ESTAMOS VENDO ACOMPANHANDO UMA LUTA QUEDA BRAÇO AI DA PM POR TAL ESCALONAMENTO VERTICAL SALARIAL "QUE ANALISANDO É 0,001% DA RECEITA ESTADO" MAS A AGUA NÃO ENFRENTA O OBSTÁCULO ELA FAZ CONTORNO
    15
    4



  • Cuiabano

    Quarta-Feira, 14 de Maio de 2025, 07h19
  • Por que o pt não aceitou enquadrar aa facções criminosas do Brasil como terroristas ? São aliados ?
    31
    13



  • Politico Amazônico

    Quarta-Feira, 14 de Maio de 2025, 06h11
  • Se fosse um País sério, teríamos Leis para colocar esse advogado na cadeia no mínimo dez anos na grade. Assim como se beneficiou de facções criminosas deveria ser punido como um integrante.
    29
    1











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet