O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou que visitará mais uma vez o Estado de Mato Grosso nas próximas semanas. Essa será a terceira vez que Lula estará no Estado desde o seu retorno à presidência da República em 2023.
Em suas redes sociais, o presidente divulgou um encontro com lideranças do Xingu, onde tratou da segurança alimentar dos povos indígenas e a crise climática. Entre as lideranças presentes estavam o Cacique Tapi Yawalapiti, Anuia Yawalapiti, Lappa Yawalapiti e Juliano George Basso.
“Nós conversamos sobre temas de interesse do território como a segurança alimentar dos povos indígenas e a crise climática. O Território Indígena do Xingu é vasto e tem 16 etnias que habitam a região. Uma riqueza cultural e socioambiental que devemos proteger juntos. Me comprometi a visitar o território em breve para encaminhar mais políticas para os povos que ali vivem e encontrar o companheiro Raoni”, disse.
Cacique Raoni Metuktire é um dos principais líderes dos povos originários do mundo, sendo conhecido internacionalmente por sua luta pela preservação da Amazônia e dos povos indígenas.
A região do Xingu no estado de Mato Grosso é composta por municípios como Canarana, São José do Xingu, São Félix do Araguaia, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Nova Ubiratã, Feliz Natal, Querência e Marcelândia.
FAZ O L !
Segunda-Feira, 24 de Fevereiro de 2025, 16h55