Política Domingo, 26 de Maio de 2024, 15h:38 | Atualizado:

Domingo, 26 de Maio de 2024, 15h:38 | Atualizado:

MEIO AMBIENTE

Mauro avalia que país é 'refém de narrativas internacionais'

 

VINICIUS MENDES
Gazeta Digital

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Mauro Mendes

 

Mauro Mendes (União) disse que o Brasil é “refém” de narrativas ambientais internacionais, que, inclusive, têm prejudicado a expansão ferroviária. Ele destacou que nos Estados Unidos, por exemplo, a ferrovia chegou ao oeste do país há quase 200 anos e "nosso país ainda sofre para expandi-la para cá". Afirmou ainda que é “hipocrisia” dizer que ferrovia gera degradação, ainda mais quando comparada à alternativa, que é a rodovia. 

“A conquista do oeste americano foi feita com o governo construindo a ferrovia na frente e os vilarejos e cidades foram construídos atrás. Foi o governo fazendo seu papel para facilitar a vida do cidadão. [...] Nós no Brasil ainda estamos fazendo esforço grande para fazer essa ferrovia chegar ao oeste brasileiro”, disse Mauro durante o AgroForum da BTG Pactual realizado na quinta-feira (23). 

O chefe do Executivo de Mato Grosso pontuou que o avanço em infraestrutura não beneficia apenas a produção agrícola do estado, mas também traz qualidade de vida à população. 

Ele se queixou das “narrativas internacionais”, que, por vezes, são aderidas por brasileiros, sobre questões ambientais citando o caso da Ferrogrão, que está parada desde 2021 após uma ação do PSol no Supremo Tribunal Federal (STF), que questiona a alteração dos limites do Parque Nacional do Jamanxim, no Pará, que está entre os municípios de Sinop e Itaúba. 

“Para mim, é muito claro que no Brasil somos muito reféns de narrativas construídas lá fora ou aqui dentro, que não estão lastreadas na realidade e depõem muito contra nós. [...] É impossível defender que tenha que transportar com carretas, que têm emissão de gases [...] quando ferrovia é muito mais eficiente para transportar”. 

Mauro falou sobre o presidente da França, Emmanuel Macron, que tem insistido neste tema da preservação ambiental, pontuando que as manifestações dele são em defesa dos interesses da França e não do Brasil. 

“Eles vêm aqui... o senhor Macron faz uma reunião com importante liderança indígena, o cacique Raoni, e muito estranhamente o Raoni sai da reunião falando mal da Ferrogrão. [...] Muitos no Brasil que compram essas narrativas. [...] Que o Macron queira jogar contra o Brasil, ok, ele joga pelos franceses, agora brasileiros entrarem nisso é um problema nosso. [...] Nós estamos há décadas falando dessa Ferrogrão e é perigoso ficar mais alguns anos, mais algumas décadas”, disse Mauro, que também afirmou que a ferrovia não irá prejudicar os indígenas. 

Mauro também disse que o sistema de proteção ambiental no Brasil é “extremamente burocrático”, mas reconheceu que é importante que nosso país cumpra seu papel. Ele voltou a defender penas mais duras para desmatadores. 

“Hoje quem pratica esse crime no Mato Grosso são menos de 2% dos produtores. Não podemos permitir que menos de 2% pratique um crime e prejudique 98% [...] aí quando fala em tomar uma medida mais dura com esses menos de 2%, se assustam [...] nós temos que fazer o que é correto e desburocratizar, simplificar essa questão das permissões”.





Postar um novo comentário





Comentários (2)

  • DEVAIR VALIM DE MELO

    Segunda-Feira, 27 de Maio de 2024, 09h47
  • MEU EXELENTE GOVERNADOR, SR TA CORRETO. SO QUE A SEMA PODERIA AJUDAR ATRAVEZ DE SUA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO QUE: O BRASIL NÃO E E NUNCA SERA O PULMÃO DO MUNDO E SIM GENOCIDA DE SEU POVO POR CAUSA DESTA MARATIVA AMBIETAL! QUE O BRASIL TEM SOMENTE 1.6% DA AREA DO PLANETA TERRA E OCUPA SOMENTE 0,4% OU SEJA 25% DE SEUS BIOMAS! DIVULGAR QUE A FLORESTA AMAZONICA *NÃO* E A MAIOR FLORESTAS DO PLANETA E SIMM A SEGUNDA POIS A FLORESTA MAIOR TEM MAIS DE 12 MILHOES DE QUILÔMETROS QUADRADOA E A AMAZÔNIA TODA NA AMÉRICA DO SUL TEM POUCO ENTORNO DE 6 MILHÕES QUE QUILÔMETROS QUADRADOS. OU SEJA O POVO NÃO E SO ENGANDO PELA MAIORIA DOS POLITICOS E ENGANADO PELA A IMPRESA PAGA PRA MENTIR PRA NOS BR. OS ÓRGÃO AMBIETAIS SEMPRE MANIPULA DADOS SOBRE SOBRE DESMATAMENTO, O SR GOVERNADOR PODERIA MANDAR UM PROJETO DE LEI AUOTIZANDO A SEMA DIVULGAR O NOME E A QUANTIDADE DAS AREAS DESMATAS E LOCAL, AI VAMOS VER ONDE ESTA A VERDADE... GRATO PELO SR DEFENDER O NOSSO ESTADO.
    2
    0



  • Comentarista

    Segunda-Feira, 27 de Maio de 2024, 09h14
  • Partidos como Psol, PCdoB, PT e outros com viés comunista ou socialista estão a décadas barrando o crescimento dos Estados do eixo central, de seus povos indígenas (reféns de políticas que os tratam como bichos primitivos impedidos de desenvolver-se), além de atuarem fortemente na degradação das culturas sociais.
    1
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet