O governador Mauro Mendes (UB) declarou que não vê o deputado Wilson Santos (PSD) como oposição, afirmou que ele faz parte da base governista e possui autonomia para discordar de projetos encaminhados à Assembleia Legislativa (ALMT).
Nos últimos meses o ex-tucano tem batido na tecla da lei sobre o Transporte Zero de peixes nos rios de Mato Grosso. Além de votar contrário, Wilson inflamou pescadores a se manifestarem, além disso, levou a questão até o Supremo Tribunal Federal (STF), que por meio do ministro André Mendonça, tentou uma audiência de conciliação.
Durante a audiência, na qual não houve acordo, a esposa do deputado, Nilma Silva, que é advogada, empresária do ramo de iscas, e presidente Associação do Segmento da Pesca de Mato Grosso (ASP-MT), protagonizou um vexame, inclusive sendo advertida pelo ministro. Ela foi autorizada a falar em nome do segmento da pesca, no entanto, passou a atacar a família e as empresas do governador com fake news.
Questionado sobre a situação do deputado, Mendes ponderou que todo político tem autonomia. "Ele é considerado um deputado da base, mas ser deputado da base não significa concordar o tempo todo com o governo. Base aliada não significa base alienada. Todos nós temos o direito de pensar e expressar nossas opiniões, podemos convergir na maior parte do tempo e podemos discordar, isso não torna as pessoas inimigas e nem adversárias", argumentou o gestor durante entrevista na última quarta-feira (3).
O chefe do Paiaguás ainda usou o exemplo do deputado Lúdio Cabral (PT) que é oposição, mas já votou com o Governo em várias ocasiões. Além disso, garantiu que é normal haver discordâncias, citando as que possui com o Legislativo Estadual, mas ressaltou que isso faz parte de uma democracia.
"Eu respeito isso. A democracia estabelece esse princípio de relacionamento. Então ter alguma divergência não exclui ninguém da nossa base, assim como eu não concordo com algumas coisas que a Assembleia faz. Eles derrubam o meu veto, vou na Justiça e derrubo a derrubada de veto e não ficamos inimigos por causa disso", afirmou.
Luiz Glaucio Lemes da Silva
Sábado, 06 de Abril de 2024, 00h08Octávio Augusto Regis de Oliveira
Sexta-Feira, 05 de Abril de 2024, 17h27Cuiabana
Sexta-Feira, 05 de Abril de 2024, 16h49