O governador Mauro Mendes (União) classificou como “grotescas” as investidas do presidente do Estados Unidos, Donald Trump, contra a política e a economia no Brasil. Na manhã desta sexta-feira (18) Mauro Mendes esteve em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá, para a assinatura da ordem de serviço da duplicação da BR-163 no trecho entre o município e a cidade de Jangada (80 Km da Capital).
Durante entrevista com jornalistas, Mendes foi duro com Trump, que vem condicionando o fim de medidas protecionistas recém adotadas pelo país - que ameaçam a economia, a indústria, os trabalhadores e a própria estabilidade política do Brasil -, ao “perdão” à Bolsonaro pelos seus crimes. “Eu acho que o presidente Trump está muito equivocado. Está errando de forma grotesca ao misturar política com economia. Não tem motivo nenhum para ele criar essas tarifas contra o Brasil. Motivos econômicos? O saldo da balança comercial é positivo nos Estados Unidos”, disparou Mendes.
Parte do espectro político da Direita no Brasil ficou “confuso” sobre o discurso a ser adotado com as ameaças de Donald Trump. De um lado havia Jair Bolsonaro - que nesta mesma sexta teve a prisão domiciliar decretada por supostamente estar planejando uma fuga do país -, e que “convenceu” o presidente dos Estados Unidos a investir contra o Brasil.
Do outro lado, empresários e elites na indústria e no agronegócio, temendo o “Tarifaço” de 50% a produtos brasileiros que entram nos Estados Unidos a partir de 1º de agosto de 2025, impostas por Donald Trump, criticaram o mandatário estadunidense - e por consequência o próprio Bolsonaro. No cenário político nacional, o “Cabo de Guerra da Direita” motivou críticas públicas do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) - suspeito de ter fugido do Brasil para “tramar” contra os interesses do país -, ao governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos).
O “03”, um dos apelidos do deputado federal, comentou que Tarcísio seria “servil às elites” quando disse que buscaria “autoridades” dos Estados Unidos para derrubar o “Tarifaço” - mesmo sendo apenas um governador, sem legitimidade para representar o Brasil numa mesa de negociação. Mauro Mendes também comentou sobre ambos os jogadores políticos.
Tarcísio, que pode ser uma das escolhas da “Direita” para substituir Jair Bolsonaro, foi bastante elogiado pelo governador de Mato Grosso. “O governador Tarcísio é um grande quadro da política brasileira. Foi ministro de Infraestrutura, é um técnico que tem muitas qualidades, tem uma memória exemplar, uma capacidade de raciocínio lógica e muito coerente. Fala muito bem, expressa-se muito bem e é um grande quadro da política brasileira”, considerou Mendes.
Em relação à Eduardo Bolsonaro, por sua vez, o governador de Mato Grosso classificou suas declarações contra Tarcisio como “altamente reprováveis”. Sobre a prisão do pai do "03", Mendes se esquivou, embora considere o uso da tornozeleira eletrônica, imposta ao ex-presidente pelo ministro Alexandre de Moraes, um “excesso”. “Eu não conheço os detalhes da operação, então não vou emitir um julgamento, uma opinião sem conhecer com pouco mais de profundidade o que aconteceu”.
Zeca
Sexta-Feira, 18 de Julho de 2025, 17h56Eric lauro
Sexta-Feira, 18 de Julho de 2025, 17h52GOVERNADOR É GOLPE!
Sexta-Feira, 18 de Julho de 2025, 16h3713/07
Sexta-Feira, 18 de Julho de 2025, 16h23Lud
Sexta-Feira, 18 de Julho de 2025, 16h02fiodeDeus
Sexta-Feira, 18 de Julho de 2025, 15h53Carlos Nunes
Sexta-Feira, 18 de Julho de 2025, 15h23TÁ SERTO
Sexta-Feira, 18 de Julho de 2025, 15h18