09 de Agosto de 2020,

Política

A | A

Segunda-Feira, 13 de Julho de 2020, 17h:03 | Atualizado:

EMBATE NA PANDEMIA

Mauro volta chamar Emanuel de mentiroso e diz que Cuiabá não criou UTIs para Covid

Governador disse que Cuiabá apenas transformou leitos para outras doenças em exclusivos para Covid


Da Redação

mauro-emanuel.jpg

 

O governador Mauro Mendes (DEM) disse, nesta segunda-feira (13), que o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), mente quando diz que a prefeitura entregou mais de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) que o Estado. A declaração ocorreu em resposta ao prefeito que, ao anunciar 20 novos leitos de UTIs, exclusivos para tratamento da Covid, disse que a prefeitura de Cuiabá tem quase 50% dos leitos existentes em todo Estado.

“O Estado entregou leitos novos, enquanto que a prefeitura apenas transformou os leitos que já existiam em unidades para Covid-19)”, afirmou Mauro, destacando que apenas os 20 leitos entregues nesta segunda são novos.

A afirmação do governador foi feito durante entrevista para o Jornal do Meio Dia, da TV Vila Real, enquanto que a declaração de Emanuel foi feita durante uma ‘live’ na manhã de hoje. Na ocasião, o prefeito também teria dito que os municípios do interior estão sem apoio do Estado, o que acaba sobrecarregando a capital.

Quanto a isso, Mauro Mendes disse que tem buscado a parceria para abertura de UTIs no interior, entretanto, esbarram em várias dificuldades. Mesmo assim, 29 unidades foram entregues na última sexta-feira, outras hoje e, nas próximas semanas, os municípios do interior, devem, sim, ser beneficiados com UTIs.

“Além disso, os municípios têm gestão plena e recebem recursos para aplicarem na abertura de leitos de UTI”, destacou o governador.

ESTIMATIVA

Mauro Mendes negou que, em março, o Comitê de Enfrentamento ao novo coronavírus tenha feito uma previsão de apenas 4 mil infectados em todo o Estado, muito abaixo do registrado hoje, que é de mais de 28 mil casos. “Nós nunca afirmamos isso, até porque, é uma doença nova, o mundo todo está tentando lidar com ela. A todo momento, os cientistas e pesquisadores estão divulgando uma informação nova e muitas previsões não se concretizam. Mas, posso garantir que não fizemos essa previsão”

O gestor estadual reconheceu que o número de casos aumentou porque as atividades econômicas vinham sendo desenvolvidas normalmente e, com mais pessoas circulando, o vírus se espalha com maior rapidez. “Por isso, o número de contaminados cresceu tanto, como está crescendo em Mato Grosso do Sul, Goiás, onde a contaminação chegou um pouco mais atrasada”, comentou.

HOSPITAL DE CAMPANHA

Mauro Mendes destacou que não há viabilidade para hospitais de campanha em Mato Grosso. Segundo ele, não se trata apenas de criar leitos, é preciso ter profissionais disponíveis, equipamentos e medicamentos. “Em Várzea Grande há leitos de UTI que poderiam ser usados, mas faltam médicos, faltam medicamentos e não há como colocar um paciente sem um aparato para atendê-lo. E esses equipamentos e medicamentos estão em falta em todo país”, apontou.

Ele afirmou ainda que o Estado está criando na  Arena Pantanal um centro de triagem, diagnóstico e distribuição de medicamentos. “O Estado está fazendo tudo que é possível”, afirmou ele.

FALTA DE PROFISSIONAIS 

O Conselho Regional de Medicina contestou a fala do governador quando diz que faltam profissionais para atuar durante a pandemia. Segundo a presidente do CRM, Hildenete Monteiro Fortes, muitos profissionais têm desistido de atuar no combate ao coronavírus porque não estariam recebendo.

Quanto a essa afirmação, ele fez um desafio – pediu que o Conselho apresente uma lista de médicos intensivistas dispostos a trabalhar 12 horas. “Pode levar para mim que eu contrato”, falou.

Com relação à falta de estrutura no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência também denunciada pelo CRM, Mauro declarou que não faltam equipamentos, que o Estado está abastecido e que há muitos materiais no almoxarifado. “Se está faltando, é por incompetência de alguém, de algum servidor porque o Estado tem equipamentos. As pessoas têm que parar que ficar espalhando notícia falsa. Não tem justificativa alguém que estar reclamando do Estado. Se tiver faltando, vamos ter que apurar” concluiu.

 



Postar um novo comentário

Comentários (9)

  • Deus tudo ver e sabe | Segunda-Feira, 13 de Julho de 2020, 19h56
    1
    0

    Todo fato tem 3 versões: a minha, a sua e a verdadeira! Deus sabe quem esta mentindo! E quem for prestará contas a Deus, ela omissão, ela conivência, pela oportunidade em cima de quem chora seus mortos! Uma verdade claridente para os Matogrossenses ficara nesta pandemia,vocês podem não responder na justiça dessa terra.....mas a Deus essa jamais ficará impune! Será que vocês olham para si mesmo no espelho? Andam na rua de cabeça erguida e tem moral de pedir votos aos Matogrossesnses? Vereadores, prefeito, senador, deputados, governador neste Estado?

  • DE OLHO NA CIDADE | Segunda-Feira, 13 de Julho de 2020, 19h26
    1
    0

    ERA ESSE GOVERNADOR QUER AI ESTA QUE O POVO CUIABANO QUERIA, SE O POVO CUIABANO NÃO APRENDER DESTA VEZ NÃO APRENDE MAIS, VOTA ERRADO PRA PREFEITO E DEIXA ESSE GRUPO QUE ESTA NO ESTADO ASSUMIR CUIABÁ E VOCES VERÃO O QUE VAI ACONTECER COM CUIABÁ E VARZEA GRANDE.........ABRAM OS OLHOS SENÃO PAGAREMOS CARO...

  • José | Segunda-Feira, 13 de Julho de 2020, 19h25
    2
    0

    Desde o começo da pandemia ficou o sujo falando do mal lavado é uma vergonha ver tantas trocas de acusação e tão pouca ação por parte dos políticos do nosso estado que vergonha?

  • CLEUSA | Segunda-Feira, 13 de Julho de 2020, 18h45
    1
    0

    FORA EMANUEL, AS PESSOAS QUE GOSTAM DE VOCE É SÓ POR CAUSA DOS EMPREGOS QUE VOCE PROPORCIONA A ELAS, MAMANDO NA TETA DO MUNICIPIO. XOOOOOOOO

  • Moreira | Segunda-Feira, 13 de Julho de 2020, 18h44
    1
    0

    Esse tal de Anselmo deve ser chupa bola do paletó. O Paletó não criou nada mesmo, o Mauro Mendes tá certo. Não gosto de nenhum dos dois, mas o Paletó é o pior político de MT, mentiroso e ladrão.

  • Luiz Junior | Segunda-Feira, 13 de Julho de 2020, 18h02
    1
    0

    Mesmo com dinheiro confiscado de servidores e aposentados da previdência, o Mauro Mendes consegue entregar menos leitos que Emanuel Pinheiro.Que vergonha...#Fora Mauro Mendes

  • Olirio Andrade Silva | Segunda-Feira, 13 de Julho de 2020, 17h58
    1
    0

    Como é repugnante a política em Mato Grosso hein !? Tenho ojeriza e antojo por este assunto !!!!! Haja estômago.....

  • Analista Político | Segunda-Feira, 13 de Julho de 2020, 17h37
    1
    0

    Toda isso na cara da Policial Federal e do Ministério Público Federal e ninguém fala absolutamente nada, ninguém age, lamentável.

  • Anselmo | Segunda-Feira, 13 de Julho de 2020, 17h12
    15
    4

    e daí se é novo ou velho o importante é que fez e o Estado além de falar muito e fazer nada. Mauro mentes, que feio Governador, olhe o orçamento do Estado contra os Municípios, realmente estado decepcionante, claro menos para os amigos do amigo

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS