Os principais líderes do PSD estadual, como o secretário-geral, deputado José Riva além do presidente do partido em Mato Grosso, Chico Daltro, se reúnem com o ministro da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, hoje, para discutir os planos da agremiação rumo às eleições de 2014. Afif participa da abertura do IV Congresso dos Vereadores do Estado, previsto para às 9h, no Cenárium Rural, em Cuiabá, ao lado da cúpula pessedista.
Integrante dos quadros do PSD nacional, ele vem ao Estado seguindo programação da “Caravana da Simplificação”, pertinente ao ministério, aproveitando o momento para avaliar com Daltro e Riva os encaminhamentos da sigla para reforçar o palanque de reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT).O PSD deu início à estratégia para assegurar o fortalecimento do projeto maior de disputar o governo, através de Daltro.
A legenda faz parte do Fórum de Partidos, que congrega as siglas da base, buscando a unidade em torno da definição do candidato do grupo. Nesse aspecto, o PT tenta construir o nome do ex-vereador Lúdio Cabral, e o PMDB aposta as cartas na filiação do juiz federal Julier Sebastião da Silva, prevista para o dia 2 de abril.
Outros nomes são aventados, como o do senador José Aparecido dos Santos (PR), o Cidinho. Essa costura ainda não foi oficializada pela direção republicana estadual.
Pesquisa de opinião deverá nortear a escolha. No PSD existe confiança sobre as chances de Daltro liderar a chapa majoritária, pela experiência na lida da gestão pública; pela força do PSD em Mato Grosso com 39 prefeitos eleitos; e pelos acenos que o partido vem recebendo nos bastidores, com simpatia de republicanos do mais alto escalão. São ingredientes que poderão intensificar o projeto majoritário dos pessedistas.
O PSD deu início ontem, em Mirassol do Oeste, aos encontros regionais para debater o pleito geral. No encontro, a presidente da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (Ucmmat), Ismaili Donassan, abordará temas que se reportam a melhorias para o desenvolvimento da atividade parlamentar.
Uma das preocupações se refere ao cumprimento da legislação, leia-se, exigências do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Está prevista a participação do senador Magno Malta (PR-ES), devendo debater a área da segurança pública, redução da maioridade penas, legalização da maconha, pedofilia e drogas.
Riva ressalta a importância do evento para o aprimoramento dos Legislativos. Chico Daltro lembrou que o “Congresso de Vereadores serve para o fortalecimento das ações nas Câmaras Municipais, que poderão melhorar ainda mais sua atuação em favor da população”.