A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), disse que tem recebido "elogios" de moradores de alguns bairros em relação ao abastecimento de água na cidade. Em conversa com jornalistas, ela disse que o município tem avançado em ações paliativas até que seja efetivada a concessão privada do Departamento de Água e Esgoto (DAE).
“Diminuiu muito a reclamação da falta da água, inclusive estou recebendo muitas falas de moradores dizendo: ‘agora tem água, agora tem água, resolveu o problema da água no meu bairro prefeita’”, disse.
Recentemente, Moretti informou que nos próximos dias deve chegar à cidade industrial uma cooperativa contratada pela prefeitura para realizar reparos no sistema de distribuição de água. O intuito é mapear e mitigar os vazamentos que são um problema histórico que agravam a situação hídrica da cidade.
De acordo com a gestora, este é mais um dos avanços que a gestão tem feito para garantir melhorias no DAE. Flávia ainda acrescenta que nos próximos 15 dias, a cooperativa deve começar a atuar. “São reparos dos vazamentos, também a parte da hidrometração, e a parte de mapeamento, também de bombas técnicas. Vai amenizar [vazamentos]”, disse.
Na última quarta-feira (14), a Prefeitura de Várzea Grande publicou a contratação da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para fornecer estudo e auxilie o Município na definição do melhor modelo para a licitação da prestação dos serviços públicos para universalização do sistema de abastecimentos de água e esgotamento sanitário.
Segundo a gestora, várias situações estão sendo destravadas no município: “São várias obras, várias entregas, vários serviços, como o programa Fila Zero, como a recuperação da malha asfáltica do Paiaguás, fazendo de forma organizada e planejada a limpeza urbana do município, agora com novas máquinas, chegando para serviços públicos”, declarou.
COSTA VERDE
Domingo, 25 de Maio de 2025, 13h19