Política Sábado, 17 de Dezembro de 2022, 15h:10 | Atualizado:

Sábado, 17 de Dezembro de 2022, 15h:10 | Atualizado:

FANÁTICO

MP denuncia fazendeiro de MT por financiar atos golpistas e pede bloqueio de contas

Pedido será analisado pelo Supremo Tribunal Federal

G1-MT

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Mauridis Pimenta, gado, ato golpista

 

O Ministério Público Estadual (MPE) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF), nessa sexta-feira (16), o bloqueio imediato das contas bancárias do produtor rural Mauridis Parreira Pimenta por financiar os atos antidemocráticos. O MPE também solicitou quebra de sigilo bancário para identificar outros financiadores. O g1 tenta contato com a defesa dele.

O ofício também pede ao STF que acione a Polícia Federal para colher depoimento do empresário, que é conhecido como Dide Pimenta, e tem propriedade em Campinápolis, a 565 km de Cuiabá.

Conforme o relatório de inteligência, citado no pedido, o produtor foi procurado pelo indígena José Acácio Serere Xavante, que pediu auxílio financeiro para o deslocamento de indígenas para Brasília. Serere foi preso no dia 12, em Brasília, pela prática de condutas ilícitas em atos antidemocráticos. O g1 também tenta contato com a defesa dele.

O ofício diz que “segundo ele mesmo [Dide Pimenta] declara, já auxiliaram [o produtor e um grupo de amigos] no deslocamento de oito ônibus de indígenas à Capital Federal”.

No pedido feito pelo procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, José Antônio Borges Pereira, é usado como base um vídeo em que aparece o empresário pedindo recursos para ajudar no deslocamento de ônibus e manter indígenas nos atos antidemocráticos em Brasília. (Assista acima).

O procurador justifica no pedido outras ações do STF contra grupos que não aceitam os resultados das eleições de 2022.

“Com efeito, em decisões pretéritas proferidas por Vossa Excelência nestes autos, foi determinada a adoção de medidas para a desobstrução de vias e locais públicos, com o resguardo da ordem e, principalmente, à segurança das pessoas, inclusive dos próprios participantes dos atos antidemocráticos. Além disso, determinou-se a aplicação de multas pessoais a proprietários de veículos, assim como àqueles que incorrem no descumprimento da decisão mediante apoio logístico e financeiro àqueles que permanecerem em locais públicos”, consta na solicitação.

Prisão de indígena

José Acácio Serere Xavante, de 42 anos, mora em Campinápolis, a 565 km de Cuiabá, onde já concorreu a prefeito -- e foi preso e condenado por tráfico de drogas.

Após a prisão do indígena pela Polícia Federal, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) tentaram invadir a sede da PF e deflagraram uma série de atos de vandalismo em Brasília, que resultaram em ônibus e carros queimados. A Esplanada dos Ministérios chegou a ser fechada.

O que se sabe de José Acácio:

É apoiador do presidente Jair Bolsonaro e participou de atos golpistas. Ele se apresenta como pastor e missionário. No final de semana, ele disse em Brasília que Lula "não sobe a rampa";

A pedido da Procuradoria-Geral da República, o Supremo Tribunal Federal determinou a prisão dele por participar de "manifestações de cunho antidemocrático" nas imediações do Congresso, no Aeroporto Internacional de Brasília, em um shopping e em frente ao hotel onde estão hospedados Lula e o vice Geraldo Alckmin (PSB). A PF, então, o prendeu;

Ele se identifica como cacique. A Fundação Nacional do Índio (Funai) informou que ele não faz parte dos caciques tradicionais --mas que não é possível afirmar se José Acácio é cacique ou não, porque há muitas terras indígenas e aldeias;

Foi preso por tráfico de drogas em 2007 em Campinápolis, a 544 km de Cuiabá: ele e a esposa foram flagrados pela polícia com porções de cocaína. José Acácio foi condenado a quatro anos e oito meses de prisão em regime fechado; ele cumpriu parte da pena preso e obteve na Justiça o direito a sair da prisão em 2008. Em agosto de 2009, o processo foi encerrado, segundo o Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

José Acácio Concorreu a prefeito de Campinápolis nas eleições de 2020 pelo Patriotas. Recebeu apenas 689 votos , o equivalente a 9,7% do total, e ficou em terceiro lugar.





Postar um novo comentário





Comentários (10)

  • Galileu

    Domingo, 18 de Dezembro de 2022, 12h40
  • Não é que deixei de fora o pessoal da rachadinha pois são tantos casos que fica difícil selecional o mais importante. Nessa lista também faltou Mané Paletó. No trânsito sou punido com multa pela câmara, ao passar da velocidade permitida. Mas a filmaem da câmara não servo como prova no caso Paletó.
    0
    0



  • Manjuba

    Domingo, 18 de Dezembro de 2022, 11h45
  • Senador filho de presidente rachador com provas de lavagem de dinheiro, família do presidente que compra 51 imóveis em dinheiro vivo. Só pra lembrar os canalhas esquecidos do gado
    1
    0



  • Jurandir

    Domingo, 18 de Dezembro de 2022, 11h41
  • Galileu, não esqueça das rachadinhas da família quadrilha do presidente, cheque na conta da Michele, gastos milionários com cartão corporativo, picanha camarão e lagosta pras forças armadas, viagra remédio de calvície e prótese peniana pra militar, aumento de fundo partidário e por aí vai. Concordo com vc tem muita coisa errada mas não dá pra ser hipócrita e ver um lado só. Não dá pra ser meio honesto, ou vc é honesto ou não é. Por isso o país tá desse jeito. A cegueira, idolatria e pela canalhice do povo.
    1
    0



  • Galileu

    Domingo, 18 de Dezembro de 2022, 08h41
  • O povo não aguenta mais, por isso vai para as ruas. São tantos casos que não cabem aqui. Veja, caso Neri, liberado para assumir cargo público. Eder Moraes, condenado por desvio 1,2milhão, liberado para ser candidato a deputado. Chico 2000, foi preso por pedofilia da enteada de 14 anos, vai assumir a presidência da câmara de Cuiabá. Sergio Cabral, condenado a 400 anos de prisão, após eleição presidencial foi solto. Nicolás , ditador, consegue autorização com Lula para entrar no Brasil. João de Deus, estuprou 45 mulheres, cumpre prisão domiciliar. Lula condenado por 40 juizes, foi liberado para disputar as eleições. Marcola lider do PCC, acusado de tráfico e ladrão de banco,, assessor do PT, vai assumir cargo público.
    1
    0



  • Maria Batalha

    Sábado, 17 de Dezembro de 2022, 20h05
  • Infelizmente nós, a maioria, cidadãos de bem e verdadeiros democratas, temos que conviver com esses bolsonaristas suscetíveis a toda sorte de fake news e essa gente ainda quer ser levada a sério... Vão caçar serviço!!!
    16
    1



  • Galileu

    Sábado, 17 de Dezembro de 2022, 18h46
  • É dificil explicar para esses jornalisatas, sem noção. Esse movimento não tem nada contra Lula e nem contra Bolsonaro. Isso tem tudo com a lisura do processo eleitoral. Infelizmente, quem elee no Brasil é o sistema e não povo. Por que não divular o códio fonte? Esse mesmo sistema tirou da cadeia Sergio Cabral com 24 acusações todas julagadas e setenciadas com mais de 400 anos de cadeia. E por ai vai.
    3
    17



  • Dona Justina - Aposentada

    Sábado, 17 de Dezembro de 2022, 18h40
  • Prisão perpétua para vândalos e golpistas já. Grata
    18
    4



  • Macaco no telhado

    Sábado, 17 de Dezembro de 2022, 17h14
  • Primavera do Leste, foi palco de aberrações na BR070. NÃO ADIANTA PEGAR ESSES .. PELADO DE NOVO SAO JOAQUIM E DEIXA OS MAGNATAS DE FORA.
    17
    2



  • Marcos f

    Sábado, 17 de Dezembro de 2022, 17h09
  • Meuzovos, procurador deve ganhar alguma pasta do lula. Virou bate pau dele,
    2
    20



  • Júlio

    Sábado, 17 de Dezembro de 2022, 16h37
  • Tem que mandar bloquear a conta dos Sansao da barra do bugres que estavam pagando o povo pra bloquear a ponte da cidade . Todos eles ficavam lá na ponte insuflando os funcionários a serem agressivo e a não respeitar o direito de ir e vir das pessoas , atentado à democracia brasileira!
    26
    2











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet