Política Terça-Feira, 29 de Maio de 2018, 23h:12 | Atualizado:

Terça-Feira, 29 de Maio de 2018, 23h:12 | Atualizado:

ESQUEMA NA ATA

MP vê senador beneficiado com fraude e pede cassação do mandato em MT

Processo deve chegar ao pleno do TRE ainda em junho

LEONARDO HEITOR
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

josemeeiros.jpg

 

O Ministério Público Eleitoral (MPE) emitiu um parecer em que pede a cassação do mandato do senador José Medeiros (Podemos) por conta do episódio da suposta fraude na ata da convenção que escolheu o atual governador Pedro Taques (PSDB) para a candidatura ao Senado, em 2010. O parecer não atinge o governador neste processo.

O MPE entendeu que Medeiros foi o único beneficiado com a fraude na ata. Um exame grafotécnico realizado pela Polícia Federal (PF) reforça a acusação de que houve fraude na ata que definiu a chapa que elegeu Taques ao Senado, tendo José Medeiros e Paulo Fiuza, como primeiro e segundo suplentes, respectivamente.

Em abril, durante o evento em que o ex-vice-governador Carlos Fávaro renunciou ao cargo, Medeiros revelou que que não assinou o documento. O parlamentar, porém, negou que tenha participado de irregularidades. “Eu não tenho nada com aquilo lá. Eu não assinei o 'diabo' de ata”, disse.

O juiz-membro do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), Ulisses Rabaneda, deu nesta terça-feira cinco dias de prazo para as defesas se posicionarem em relação ao parecer do MP. A partir de então, o magistrado emitirá seu voto que será submetido ao pleno do orgão. “Determino a intimação das partes, impugnante e impugnados, para que, no prazo comum de cinco dias manifestem-se sobre a questão de ordem”, decidiu.

A ação conduzida por Rabaneda relata uma possível fraude nas assinaturas da ata que definiram a candidatura da coligação “Mato Grosso Melhor Para Você” que disputava uma das vagas ao Senado. Durante o registro, em julho de 2010, a ata original trazia o então candidato Pedro Taques como cabeça de chapa, seguido pelo atual deputado estadual, Zeca Viana (PDT), como 1º suplente, e o empresário de Sinop (501 km de Cuiabá), Paulo Fiúza, como 2º suplente.

Porém, em agosto de 2010, Zeca Viana desistiu de figurar como 1º suplente na chapa de Taques ao Senado para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Com a desistência, Paulo Fiúza seria “promovido” para a 1ª suplência e o então policial rodoviário federal, José Medeiros, ficaria com a 2ª suplência.

No entanto, há a suspeita de que a ata tenha sido fraudada, “passando” Medeiros para frente de Fiúza, em razão de suposta falsificação das assinaturas dos membros da coligação. A chapa foi vencedora em 2010, porém, com a vitória de Pedro Taques ao Governo de Mato Grosso em 2014, José Medeiros acabou assumindo seu lugar no Senado Federal.

A denúncia que originou a ação narra a possível fraude. “A falsificação dos documentos ocorreu da seguinte forma: foi elaborada uma ata com a deliberação das pessoas acima mencionadas, posteriormente foi alterado o documento, sem o conhecimento de todos, aproveitando-se as assinaturas dadas na ata anterior. Tanto é que, no documento falsificado consta nas últimas duas folhas 23 assinaturas, conquanto nas duas primeiras há apenas 13 rubricas. Além disso, as rubricas existentes nas duas folhas são divergentes, inclusive, a rubrica em uma folha que não consta na outra”, diz a ação.

A denúncia ainda expõe uma declaração dada por um dos envolvidos na ação que, pelo fato de tramitar sob sigilo, não é nomeado. “Através da imprensa foi noticiado fato grave envolvendo o registro de candidatura do representado, conforme se observa pela declaração dada pelo sigiloso. Segundo a inicial, mencionado deputado teria afirmado a um site de notícia de Mato Grosso: A assinatura na primeira ata, onde o sigiloso era o primeiro suplente e o sigiloso era o segundo, é minha. Mas como o sigiloso saiu para ser candidato a deputado estadual e o sigiloso saiu da condição de deputado federal para ser suplente de senador, a chapa foi alterada sem a minha assinatura. Aliás, a assinatura que está lá não é minha”, conforme transcrição na íntegra.

Caso Medeiros seja cassado pelo pleno, Fiúza assume o mandato. No entanto, a vaga poderá acabar sendo destinada ao ex-deputado federal Carlos Abicalil (PT), que em 2010 ficou em terceiro na disputa ao Congresso Nacional.

 





Postar um novo comentário





Comentários (32)

  • Tucano ? Urubu na tinta gauche

    Sábado, 02 de Junho de 2018, 23h12
  • O judiciário vagabundo, vai agora fazer justiça? Então conceda um mandato de Senador ao Fiúza. Ou indenisem o cara. Ah, gostei do detalhe... "único beneficiário do golpe"... Então o Anão de jardim, tem nada com isso...? Huumm... tudo combinado com o josé otário pra ele ficar quietinho... Já sei... vai ganhar uma secretariazinha no próximo governo. Mas só se continuar gritando contra Lula, Dilma e o PT...
    0
    0



  • Ademar Adams

    Quarta-Feira, 30 de Maio de 2018, 12h21
  • Uma vergonha esse caso só ter desfecho ao final do mandato. A fraude é nítida, pois em todas propaganda da chapa o nome de Medeiros constava com 2º suplente. Fiuza aparecia com o 1º. Depois do processo eleitoral, queremos ver o MPE propor a devida ação penal pela fraude. Cadeia aos fraudadores!
    3
    3



  • Consciente

    Quarta-Feira, 30 de Maio de 2018, 11h40
  • Se será cassado ou não, não importa. mas que esse "Antônio Conselheiro" devia criar vergonha nessa cara dele, se é que tem, e pedir pra sair.Isso sim: entrou pelas portas do fundo, não faz nada de importante, apoia Michel Temer, passa o tempo todo só conversando asneiras e ainda não aprendeu quais são as atribuições do cardo de senador!
    1
    2



  • GERVASIO

    Quarta-Feira, 30 de Maio de 2018, 11h33
  • É o único senador que temos para nos representar, o resto pensa apenas neles mesmos. Se esse nenador sair não temos mais representantes. Estão pensando em novas candidaturas e apoios políticos que lhes rende dinheiro. Sifrão é tudo o que eles pensam.
    4
    2



  • mato grosso melhor

    Quarta-Feira, 30 de Maio de 2018, 11h15
  • deve ser piana do MP e do TRE né, porque ja se vão oito anos e agora que vão agir, tão procurando assunto pra midia isso sim, querem aparecer, pq se fosse pra resolver teria feito a muitos anos atras. Porque uma pericia em uma ata não demora todo este tempo. A nãp ser que o titular (o atual governador) tambem esteja envolvidana malandragem ai seguraram todo esse tempo.
    3
    1



  • Creyce

    Quarta-Feira, 30 de Maio de 2018, 11h06
  • Ministério público estadual;de Mt recebem salários altíssimo,e a maior parte deles, fazem parte do sistema de corrupção; vamos juntos limpar está instituição. Fazer movimento; denunciar, e espulsar esses ladrões das instituições. Cade o procurador Dorgival Veras?
    2
    2



  • Em 2040?

    Quarta-Feira, 30 de Maio de 2018, 11h00
  • Do jeito que isso anda, com certeza vai terminar o mandato sem o julgamento da causa. Justiça rápida só pra preto, pobre, prostituta e petista. O resto? Tem bastante gaveta pra botar dentro.
    6
    3



  • Mauro Lucio

    Quarta-Feira, 30 de Maio de 2018, 10h30
  • O caçador de Petistas tem muito a ver com eles!!!!
    6
    1



  • Analista

    Quarta-Feira, 30 de Maio de 2018, 10h17
  • MP sob comando fo taques p variar, esta ata fraudada devia ser td anulada e faz tempos, inclusive com a eleicao do enganador Txs, pq foi ele o responsavel e interessado naquela epoca para a eleicao, Fiuza foi prejudicado e a populacao tbm, com o embuste d txs usando cargo p fazer campanha d governador e dps com este idiota d medeiros no cargo !
    6
    1



  • Aurivan

    Quarta-Feira, 30 de Maio de 2018, 10h13
  • Além de usurpar a vaga no senado, ele não fez nada por Mato Grosso. É um imprestável.
    12
    2



  • Josmar Oliveira Alderete

    Quarta-Feira, 30 de Maio de 2018, 09h41
  • Sei que tenho ramificações de parentesco na arvore genealógica, todavia não sei por onde começar as buscas,...
    2
    0



  • Maria Abadia

    Quarta-Feira, 30 de Maio de 2018, 09h21
  • E ainda acha que tem moral pra falar mal de DILMA e LULA , é o que sabe fazer, quando sobe na tribuna. Pena que demorou demais!
    21
    8



  • caveira

    Quarta-Feira, 30 de Maio de 2018, 09h14
  • ficou comprovado e provado a fraude na tal ata, ele tem a plena consciência da maracutaia que ele se envolveu e lógico fazia parte da estratégia do grupo político dele, mas nesse tempo todo, quais foram os projetos desse cidadão para MT? nenhum, não sabe fazer nada, só é um falastrão e pau mandado, constantemente sai nos principais jornais do Brasil UOL, G-1 e outros como o senador de MT que mais faltou e falta as sessões do plenário é campeão ao lado de Bezerra que se quer vai lá, e também foi campeão em gastos com verba indenizatória, pegando recibos super faturados de almoços e mordomias e tudo pago pelo contribuinte, a única coisa que este cidadão mal sabe fazer é pedir para falar e fazer discurso na tribuna do plenário, gosta de falar bonito, criticar a oposição e isso nada tira de proveito para MT, pagar o salário desse falastrão com suas verbas indenizatória e todas as mordomias para ele ficar fazendo discurso barato de oposicionista digo que custa muito caro manter um oportunista desse, um incompetente, falastrão que nem para vereador serve, perder o mandato seria pouco, deveria ir para a cadeia e responder por essa falcatrua, ele tem sorte que nosso judiciário está podre assim como os três poderes e não há justiça, caso contrário esse tava na pica do saci, quanto custou aos contribuinte esses anos todos sua atuação no senado? quais foram os beneficios? acorda eleitor, próxima eleição temos que colocar este e todos os vagabundos pra rua, não reelejam essas pragas, virem as costas, não dê ouvidos a conversa fiada desse e dos outros mentirosos, falastrões e incompetentes.
    12
    5



  • Maria

    Quarta-Feira, 30 de Maio de 2018, 09h09
  • Ainda não resolveu, Rabaneda???? Tá esperando o q mais ? Chegar o fim do mandato? O tempo não espera! Isso tinha q ter resolvido em 2011!! Criminosos impunes ... Pq só a gente do PT tá presa? O processo condenando Lula, andou a jato. Isso demonstra q a "Justiça " acontece qdo querem os justiceiros.
    16
    4



  • Maria

    Quarta-Feira, 30 de Maio de 2018, 09h08
  • Ainda não resolveu, Rabaneda???? Tá esperando o q mais ? Chegar o fim do mandato? O tempo não espera! Isso tinha q ter resolvido em 2011!! Criminosos impunes ... Pq só a gente do PT tá presa? O processo condenando Lula, andou a jato. Isso demonstra q a "Justiça " acontece qdo querem os justiceiros.
    17
    3



  • said joseph

    Quarta-Feira, 30 de Maio de 2018, 08h45
  • Esse José " CHEIRA CU " Medeiros é um tremendo de um estelionatário.Representa Mato Grosso no Senado e no entanto não obteve ao menos um voto que seja.
    13
    2



  • OLIVEIRA CUIABANO

    Quarta-Feira, 30 de Maio de 2018, 08h25
  • Esta ata parece uma piada depois de 8 anos que vem descobrir que a mesma e falsa? porque não descobriram antes, era porque o senador era o taques, porque este também e responsavel por tudo isso, como um cara assina uma ata e não sabe ou viu que a mesma era falsa, ou seja foi adulterado sendo que foi ele que conversão com os suplentes? Tem muita agua nesse rio para ser limpa.
    19
    1



  • ANA

    Quarta-Feira, 30 de Maio de 2018, 08h10
  • DEPOIS DE TUDO QUE HOUVE E GOVERNO MOSTROU PODER, E POLICIA E EXERCITO NAS RUAS A MANDO DO PRESIDENTE. CORRUPÇÃO QUE SÓ AUMENTA, FRAUDES.. ENFIM!!! TODO SISTEMA ED GOVERNO FEDERAL E ESTADUAL PRA MIM É UM ESGOTO A CÉU ABERTO.. BRASIL APODRECENDO A CADA DIA MAIS..
    13
    2



  • Vicente Herculano

    Quarta-Feira, 30 de Maio de 2018, 08h01
  • Querem tirar o senador José Medeiros da disputa pq sabem que ele pode vencer. É o melhor parlamentar de Mato Grosso e considerado um dos melhores do país. É uma vergonha o poder econômico e político interferindo na Justiça Eleitoral.
    8
    31



  • Xomano

    Quarta-Feira, 30 de Maio de 2018, 07h54
  • E sempre assim começou a eleição e o povo quer ganhar no tapetão! Vamos para as urnas!
    6
    15



  • Marcos

    Quarta-Feira, 30 de Maio de 2018, 07h54
  • O MP levou 8 anos pra fazer o pedido. Quando tem interesse não anda né.
    25
    1



  • Xomano

    Quarta-Feira, 30 de Maio de 2018, 07h54
  • E sempre assim começou a eleição e o povo quer ganhar no tapetão! Vamos para as urnas!
    10
    9



  • Silva

    Quarta-Feira, 30 de Maio de 2018, 07h19
  • No final de mandato , que MP toma decisões.....uma vergonha esse MP . Vão fritar ovo no asfalto membro do MP. Falta de vergonha na cara de vcs.
    23
    1



  • Celso

    Quarta-Feira, 30 de Maio de 2018, 07h17
  • Quase 4 anos depois...
    20
    1



  • Cleide

    Quarta-Feira, 30 de Maio de 2018, 06h58
  • A ATA tem a ver com p anão dos infernos tambem!! E aí? Como fica?
    12
    0



  • Jorge

    Quarta-Feira, 30 de Maio de 2018, 06h25
  • Aí ficou bonito o MP depois de 70 anos anuncia que achou o erro e vai pedir a cassação do político. Esse é o Brasil que espera o errado tentar Vivar certo. Meu sonho de consumo era ver o executivo, legislativo e judiciário, funcionando. Mas é só sonho.
    17
    1



  • LUNETA

    Quarta-Feira, 30 de Maio de 2018, 06h11
  • POR ESSAS E OUTRAS QUE IMPERA A IMPUNIDADE NO BRASIL.
    15
    1



  • Eleitor

    Quarta-Feira, 30 de Maio de 2018, 04h38
  • Ah, tá.... essa Ata está parecendo ata, fruto de ateira, amadureceu e apodreceu. ...esse senador gosta de aparecer no Facebook falando bonito ... e agora ...???
    14
    2



  • Wilson Marques

    Quarta-Feira, 30 de Maio de 2018, 01h31
  • Isso é uma vergonha, uma desmoralização! Ha 7 meses do fim do mandato, cassar prá quê?! Quando querem tirar prefeitos, por exemplo, tiram em menos de 6 meses, esse caso tem mais de 7 anos! Só no Brasil!
    13
    4



  • Wilson Marques

    Quarta-Feira, 30 de Maio de 2018, 01h26
  • Só no Brasil mesmo! Esse imbróglio já tá ocorrendo há uns 7 anos, agora faltando 7 meses prá acabar o mandato ainda não concluiu o julgamento!! Isso é uma vergonha! Uma desmoralização para a justiça! Quando eles querem tirar um prefeito, por exemplo, tira em 6 meses!
    18
    0



  • Boca suja

    Terça-Feira, 29 de Maio de 2018, 23h26
  • Essa história da ATA é um vergonha inclusive para a própria justiça; 4 anos depois, ainda não conseguiram cassar o mandato do José Medeiros. Uma vergonha.. todo mundo sabe que teve fraude. Vai esperar terminar o mandando?
    83
    4



  • JO?O

    Terça-Feira, 29 de Maio de 2018, 23h23
  • Que novela e essa já caça logo esse senador sem voto
    77
    11











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet