Faltando nove dias para as eleições 2018, os candidatos ao Governo do Estado abrem mão da calmaria e partem para o ataque, em busca de desconstruir a imagem uns dos outros. Nesta sexta-feira (28), durante o horário de almoço, os eleitores mato-grossenses puderam acompanhar o debate mais acalorado, até o momento, desde que o processo eleitoral foi iniciado. Os cinco pretensos chefes do executivo estadual se enfrentaram no debate realizado pela TV Vila Real, afiliada à Rede Record.
Tomando o destaque do evento, o candidato da Rede, Arthur Nogueira, foi para o ataque contra seus adversários, protagonizando as perguntas mais polêmicas e emblemáticas. Novo na política partidária, o candidato se beneficiou do histórico político de seus adversários, como escândalos de corrupção e alianças questionáveis.
De forma geral, em quase todas as perguntas que fez aos demais candidatos, Arthur expôs que seus adversários ‘corriam’ de suas perguntas e acabavam por dar respostas vagas, sem chegar, de fato, ao questionamento feito. Em determinado momento, o candidato perguntou a Wellington Fagundes (PR) sobre sua aliança com partidos como o PT e o PCdoB, que o chamavam até pouco tempo de golpista, por ter votado favoravelmente ao impeachment da presidente cassada Dilma Rousseff (PT). As duas siglas representam, ao menos teoricamente, a esquerda do país. Na pergunta, o candidato ainda questionou se Wellington defende a ideia de “Lula Livre”, uma bandeira da esquerda que defende que o ex-presidente foi vítima de um julgamento arbitrário e injusto, consequência do que a esquerda classifica como golpe na democracia.
Wellington, ao se esquivar da pergunta, comentou que a coligação é ampla e representa toda a sociedade. Além disso, ele afirmou que os poderes têm atuação efetiva e que apoia suas decisões. Ao replicar a resposta, Arthur criticou o candidato por fugir de sua pergunta e tornou a fazê-la, questionando se Fagundes é favorável à ideia “Lula Livre”. O candidato, mais uma vez, mencionou a atuação dos poderes e ressaltou que o ex-presidente Lula teve o seu legado.
Outro momento de pico no debate foi protagonizado pelos ex-aliados Mauro Mendes (DEM) e Pedro Taques (PSDB), que busca a reeleição. Em uma de suas falas, o democrata denunciou o suposto superfaturamento de R$ 53 milhões em obras de pontes feitas pelo Governo do Estado, além de citar, durante todo o encontro, escândalos que envolveram a gestão tucana, como o caso dos grampos ilegais implantados nas entranhas do Governo, o escândalo de corrupção envolvendo a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), assim como diversas pessoas ligadas ao Governo sendo presas, entre elas, o ex-Chefe da Casa Civil, Paulo Taques, primo do governador. As citações não foram feitas diretamente a Pedro Taques, uma vez que Mendes debatia com Moisés Franz, do PSOL.
Já no momento em que Taques e Mendes discutiram, o ex-prefeito acusou Pedro Taques de fechar sete casas de recuperação de dependentes químicos. Em resposta, o governador afirmou que Mauro Mendes, enquanto prefeito de Cuiabá, não retirou os usuários de droga no entorno da Rodoviária e ainda acusou Mauro Mendes de fechar a casa de tratamento a mulheres vítimas de violência doméstica.
Em outro momento, o tucano afirmou que as empresas de Mauro Mendes receberam mais de R$ 100 milhões em incentivos fiscais fraudados. Já Mauro disse que as acusações são mentirosas, afirmando que até pouco tempo atrás, o governador queria tê-lo como candidato a vice-governador.
As eleições 2018 serão realizadas no dia 7 de outubro. Na ocasião, os eleitores votarão para deputado estadual, deputado federal, dois senadores da República, governador e presidente. No caso de os primeiros colocados ao cargo de governador e presidente não atingirem 50% mais 1 dos votos, será realizado o 2º turno das eleições, no dia 28 de outubro.
Até o momento, as pesquisas eleitorais que, pela primeira vez, Mato Grosso poderá ter um 2º turno das eleições, contando com Mauro Mendes na primeira colocação. A segunda vaga para o 2º turno, de acordo com as pesquisas eleitorais mais recentes, está sendo disputada por Wellington e Pedro Taques.
Paes
Sábado, 29 de Setembro de 2018, 10h07Ana
Sábado, 29 de Setembro de 2018, 09h38Jos? mattos
Sábado, 29 de Setembro de 2018, 02h25Jos? mattos
Sábado, 29 de Setembro de 2018, 02h25Diva
Sábado, 29 de Setembro de 2018, 00h28Pedro
Sexta-Feira, 28 de Setembro de 2018, 22h54Cuiab?
Sexta-Feira, 28 de Setembro de 2018, 22h00Cidad?o Matogrossense
Sexta-Feira, 28 de Setembro de 2018, 16h22