Política Segunda-Feira, 23 de Março de 2015, 13h:37 | Atualizado:

Segunda-Feira, 23 de Março de 2015, 13h:37 | Atualizado:

Notícia

Partido Comunista Brasileiro retoma as atividades em MT

 

Gazeta Digital

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Membros do Partido Comunista Brasileiro (PCB) irão se reunir esta semana para reformulação da sigla no Estado. O evento de formalização comemora também os 93 anos de atuação do grupo no país, com palestra e homenagem a um ex-integrante, o médico sanitarista Rubens Apoitia. A data será nesta quarta-feira (25), no auditório II do ICHS, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

O partido mais antigo em exercício no país teve as atividades paralisadas no Estado desde o início da década de 1990, devido a uma crise interna na sigla. Após anos de reflexão por parte dos membros, o grupo formado por trabalhadores e estudantes, se reúne novamente para fortalecer o debate esquerdista em Mato Grosso. O secretário-geral do partido, Iran Pinheiro, deve comparecer no evento de abertura. 

“O PCB desde 2005 passa por um processo de reconstrução revolucionária, realizando uma análise que aqui no Brasil a burguesia e o capitalismo já estão consolidados, assim a estratégia do PCB é a construção do socialismo”, disse um dos membros do partido, Sandoval Junior.

Neste primeiro momento, a sigla se concentra na Capital e em Rondonópolis (212 quilômetros de Cuiabá). Embora, a sigla tenha foco de engajar com os movimentos sociais do Estado, a intenção de entrar na corrida eleitoral de 2016 não está descartada.

“Após a formalização da reconstrução, pretendemos fortalecer o debate do acirramento da luta de classes relevantes às últimas manifestações. Desta forma, faremos intervenções populares, com grupos estudantis, sidicalistas e de trabalhadores. Desta forma, podemos vivenciar a reconstrução do processo partidário. Ainda não há nada confirmado, mas não descartamos em participar das próximas eleições”, disse outro membro do PCB, Eduardo Matos.

Evento – O início do processo de formalização da sigla conta com o debate “Acirramento da luta de classes no Brasil: o que o partido mais antigo do país tem a dizer”. Além disso, comemora os 93 anos da sigla e também homenageia o militante histórico do partido, Rubens Apoitia. O evento será nesta quarta-feira (25), a partir das 19h, no auditório II do ICHS, da UFMT.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet