O bloco liderado pelo senador Pedro Taques (PDT) vai viver dias de angustia durante essa semana até conhecer os números da mais recente pesquisa de intenção de votos. Guardada a sete chaves, tanto que ainda não foi solicitado pedido de registro à Justiça Eleitoral, o que impede sua divulgação, a nova rodada seria do Instituto Vox Populi, um dos mais conceituados do Brasil.
Pelos números o senador Pedro Taques e os demais partidos definirão como será a atuação em relação a busca de outras agremiações como o Partido da República que tem no senador Blairo Maggi sua maior liderança política. Desde 2010, em seguidas pesquisas de intenção de votos, seguidamente Blairo Maggi é o nome mais conceituado pelo eleitor e com amplas chances em relação aos demais postulantes.
Mesmo assim, Blairo Maggi coloca como impossível a disputa pelo Governo do Estado e sinaliza que pretende cumprir seu mandato eletivo.A pesquisa também norteará outras duas importantes decisões, quem será o companheiro de chapa para vice-governador que está em negociação com Eraí Maggi (PP) e quem será o candidato ao Senado, que pelo acordo firmado por Pedro Taques está destinado ao senador e candidato a reeleição, Jayme Campos que assim como ele encarna a oposição ao atual grupo governista do qual Blairo Maggi e o PR fazem parte, além do PMDB, PT e PSD.
Apesar de não se admitir a possível troca de nomes para o Senado, o que racharia o grupo, a verdade é que existem mais candidatos do que vagas.