Após eleger 22 prefeitos em Mato Grosso, o Partido Liberal (PL) tem grandes planos para as eleições de 2026. Segundo o presidente estadual da sigla, Ananias Filho, o desejo é ver o governador Mauro Mendes (União) como candidato ao Senado pela sigla ou dentro do arco de alianças.
Em entrevista ao Jornal de Meio Dia, da TV Vila Real, nesta quarta-feira (11), o bolsonarista destacou a capacidade de gestão do chefe do Paiaguás e disse ser “um sonho” ter ele no grupo de direita. De acordo com Ananias, o PL trabalha para manter uma aliança política ampla, envolvendo partidos como o União Brasil e o Republicanos.
Nesse contexto, o plano seria garantir duas vagas ao Senado — uma delas para Mauro Mendes e outra para o atual deputado federal José Medeiros (PL). “O PL tem união de partidos também como o União Brasil, o Republicanos, que tem outros candidatos. Esse grupo que está focado e que as vezes temos algumas críticas pontuais a gestão, mas o governador Mauro Mendes é muito inteligente e capaz de fazer essa gestão do Estado. Nós temos esse sonho, não tem nada o que falar. Temos esse sonho, uma vaga seria do José Medeiros e outra o Mauro Mendes”, exemplificou.
Embora a liderança do PL enfatize o desejo de atrair Mendes, também há foco na definição de outros nomes estratégicos para o cenário político de 2026. Para o governo estadual, os nomes ventilados incluem ainda o senador Wellington Fagundes (PL) e o mega empresário do agronegócio Odílio Balbinotti (ainda não filiado). “Não vamos dispensar que todos sentem na mesa e coloquem um a um os seus posicionamentos. O que não podemos deixar é que líderes desses grupos deixem de se sentar à mesa”, enfatizou.
Por fim, Ananias destacou a importância do diálogo interno. A decisão sobre o melhor candidato ao Governo deve ser tomada com base em critérios já estabelecidos pelo partido, com previsão de consenso entre os nomes até dezembro de 2025.
O presidente rejeitou a ideia de favoritismo em relação aos cogitados para o Governo. “Não [escolhi o Balbinotti] de forma alguma. Eu não poderia fazer isso até porque um pai não tem um filho preferido. O senador Wellington foi muito importante no PL. Todos os mandatos dele foram pelo partido e ele segurou o PL por muito tempo. O Odílio é uma pessoa eminente de atuação e de conceitos do PL no Brasil e ajudou, veio para dentro do partido, mesmo não sendo filiado”, afirmou.
Alencar
Quinta-Feira, 12 de Dezembro de 2024, 09h13Zeca
Quinta-Feira, 12 de Dezembro de 2024, 09h10SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL
Quinta-Feira, 12 de Dezembro de 2024, 09h03Henrique Dornelas
Quinta-Feira, 12 de Dezembro de 2024, 08h41alvaro figueiredo
Quinta-Feira, 12 de Dezembro de 2024, 08h37pedro
Quinta-Feira, 12 de Dezembro de 2024, 08h30Geraldo Minerva
Quinta-Feira, 12 de Dezembro de 2024, 07h41ASPRASA Servidores públicos Executivo M
Quinta-Feira, 12 de Dezembro de 2024, 07h25PROFESSOR ZéMaria
Quinta-Feira, 12 de Dezembro de 2024, 06h27Cidadão
Quinta-Feira, 12 de Dezembro de 2024, 00h20