Os escrivães da Polícia Judiciária Civil definiram que entrarão em greve ainda nesta semana. A decisão aconteceu em assembleia geral realizada na tarde desta segunda-feira.
A greve dos escrivães iniciará na próxima sexta-feira, dia 6. A categoria fará o comunicado nesta terça-feira ao Governo do Estado e só pode iniciar o movimento após 72 horas.
Conforme a presidente do Sindicato dos Escrivães de Mato Grosso (Sindepoujuc), Genima Evangelista, a paralisação é motivada pela ausência de respostas do Governo ao pleito da categoria. Os escrivães cobram a a aplicação de uma lei aprovada na gestão de Silval Barbosa (PMDB) que trata da reestruturação da carreira.
Pela lei, está previsto o reajuste de 5% no início de 2015. Todavia, o pagamento não foi realizado já na folha salarial de janeiro.
A Polícia Civil de Mato Grosso conta com 600 escrivães na ativa. Na sexta-feira, será traçada uma estratégia para definir como ficará o funcionamento de 30% do efetivo exigido para que o movimento seja considerado legal.
RACHA
Existia a expectativa de que os investigadores também também decidissem "cruzar os braços" nos próximos dias. Todavia, eles optaram por não definir uma data e buscar um acordo com o Governo do Estado.
A decisão divergente entre investigadores e escrivães é surpreendente no Estado. As categorias geralmente tomam as decisões em conjunto como forma de fortalecer o movimento.
Alexandre Bregunci
Quarta-Feira, 04 de Fevereiro de 2015, 19h03Wana Abreu
Quarta-Feira, 04 de Fevereiro de 2015, 01h27Maria Silva
Terça-Feira, 03 de Fevereiro de 2015, 14h50Junior
Terça-Feira, 03 de Fevereiro de 2015, 09h12