A Presidência da República informou nesta quinta-feira (13) que o gaúcho Neri Geller irá substituir Antonio Andrade no comando do Ministério da Agricultura. Atualmente, Geller chefia a Secretaria de Política Agrícola da pasta.
A posse do novo integrante da Esplanada dos Ministérios está agendada para a próxima segunda-feira (17). Ele será empossado ao lado de outros cinco novos ministros.
Natural do município de Selbach (RS), o futuro titular da Agricultura já atuou como produtor rural e empresário no Mato Grosso, estado em que fez carreira.
Ele migrou para o Mato Grosso, em 1984. Lá, produziu milho e soja em sua propriedade rural. Geller também tem uma empresa que atua no setor de combustíveis.
No Centro-Oeste, Geller foi eleito vereador de Lucas do Rio Verde (MT) em duas oportunidades. O município é conhecido nacionalmente por ser um dos polos agrícolas da região.
O novo ministro já exerceu mandato de deputado federal em duas legislaturas diferentes como suplente. Atualmente, ele estava licenciado do Legislativo para a Secretaria de Política Agrícola do ministério.
Neri Geller também já foi membro do Conselho Administrativo da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Convite
Na quarta (12), após se reunir com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), Neri Geller anunciou que havia sido convidado por Dilma Rousseff para assumir o Ministério da Agricultura. Ele disse na ocasião que seu nome não havia sido indicado pelos deputados do PMDB.
"Fui indicado hoje pela presidente Dilma para assumir o ministério. Estou filiado ao PMDB, fui deputado federal, mas a indicação foi do atual ministro da Agricultura, para que eu desse sequência ao trabalho do ministério. Tenho uma ligação com o Congresso, mas não é indicação da bancada", relatou o futuro ministro.