O prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira (PL), anunciou na noite desta segunda-feira (7) o fechamento da Companhia de Desenvolvimento da cidade (Coder). A fala do gestor se deu durante uma reunião com funcionários da autarquia, que emprega cerca de 600 trabalhadores e teria uma dívida superior a R$ 260 milhões.
A reunião foi realizada na sede da Coder e, à ocasião, Cláudio Ferreira apontou que a empresa vive um momento delicado, citando ainda que o fechamento da autarquia será efetivado com a Prefeitura arcando com os direitos trabalhistas de todos os servidores. Após o anúncio, o prefeito foi extremamente vaiado pelos que estavam presentes no local e ele saiu às pressas sendo chamado de "covarde".
A medida se deu após o posicionamento do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rondonópolis (SISPMUR), que questiona o andamento do processo de possível liquidação da Companhia. A principal crítica do sindicato é à falta de transparência com que o caso vem sendo conduzido pelo prefeito.
De acordo com a entidade, não foi apresentada nenhuma auditoria independente e a Câmara Municipal não elaborou estudos técnicos sobre a situação, nem realizou audiência pública ou consulta popular para debater o futuro da empresa. O motivo alegado para justificar o possível encerramento das atividades da Coder é uma dívida superior a R$ 260 milhões, conforme divulgado em publicação oficial no site da Prefeitura de Rondonópolis.
Para o Sispumr, no entanto, os valores mencionados não inviabilizam a continuidade da autarquia e podem ser renegociados por meio de instrumentos legais de recuperação fiscal. “Diante da dimensão da empresa e do impacto social que seu encerramento traria, entendemos que é necessário aprofundar o debate com a sociedade e apurar os dados apresentados com rigor”, afirmou o presidente do SISPMUR, Gerson Ferreira Paes Júnior.
A reunião da noite desta segunda-feira tinha como objetivo ouvir as demandas dos trabalhadores, esclarecer dúvidas e discutir melhorias nas condições de trabalho. Os funcionários, no entanto, tiveram suas expectativas frustradas com o anúncio de Cláudio Ferreira do fechamento da Coder.
Para extinção da autarquia, no entanto, o prefeito terá que enviar um projeto de lei para a Câmara Municipal de Rondonópolis, que aprovará ou não a medida.
Gustavo
Quarta-Feira, 09 de Julho de 2025, 11h17Lud
Terça-Feira, 08 de Julho de 2025, 13h46Senadinho cuiabano
Terça-Feira, 08 de Julho de 2025, 10h45Moraes
Terça-Feira, 08 de Julho de 2025, 08h57Eleitor consciente
Terça-Feira, 08 de Julho de 2025, 07h41Parabéns
Terça-Feira, 08 de Julho de 2025, 07h40JOSEH
Terça-Feira, 08 de Julho de 2025, 00h54Ademir
Segunda-Feira, 07 de Julho de 2025, 23h17