O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), vai anunciar na próxima quarta-feira (13) o novo titular da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob). O cargo será ocupado por uma mulher que, segundo o gestor, possui perfil técnico e não foi indicada politicamente.
A nova secretária substituirá a vice-prefeita, coronel Vânia Rosa (Novo). O anúncio estava previsto para esta segunda-feira (11), mas foi adiado devido a uma confusão envolvendo Abílio, Vânia e a advogada da vice-prefeita.
Em entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira (11) nas dependências da Semob, nesta segunda-feira (11), o prefeito levantou a possibilidade de uma armação política para prejudicar sua gestão, citando calúnias e difamações, e destacou a aproximação da advogada de Vânia com a família do ex-prefeito Emanuel Pinheiro (PSD), que é seu desafeto político. "Eu iria anunciar hoje, mas ocorreu uma situação no último final de semana e acabei optando por dar mais uns dois dias de delay. Provavelmente, devo anunciar na quarta-feira. Vim aqui pegar mais informações, conversar com alguns servidores e verificar algumas questões dentro da Secretaria. Conversei com a secretária que eu iria anunciar hoje e preferi deixar para quarta-feira, para acalmar toda essa situação", disse o prefeito durante coletiva.
Vânia foi exonerada do cargo na última sexta-feira (8). A saída evidenciou um clima tenso no sétimo andar da Prefeitura, após uma troca de farpas entre a ex-gestora e a presidente da Câmara Municipal, Paula Calil (PL), correligionária de Brunini.
AÇÃO DA PM
A 'situação' à qual Abílio se refere diz respeito a um boletim de ocorrência registrado na Polícia Militar no último sábado (9). Segundo o documento, uma viatura foi acionada para atender a um desentendimento na sede da Semob, envolvendo a vice-prefeita, sua advogada e o prefeito, "todos com os ânimos exaltados".
Na coletiva, o prefeito afirmou que pretende acionar o policial militar responsável pelo registro, alegando ter provas de que não houve "ânimos exaltados". "Infelizmente, um policial militar — que vou representar na Corregedoria da PM — fez um boletim de ocorrência equivocado. Não houve ânimos exaltados. Não sei se esse policial quis agradar a Vânia ou agir de outra forma. A própria Vânia admitiu que não houve agressão e os vídeos comprovam isso. É claro que existe boa-fé do servidor público, mas a boa-fé pode ser contestada com provas e fatos", declarou.
Abílio também comentou sobre a possível ligação da advogada de Vânia com o deputado federal Emanuelzinho (MDB) e com o jornalista Marco Polo Pinheiro, o Popó Pinheiro, respectivamente filho e irmão do ex-prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, adversário político do atual gestor. "A gente ficou sabendo que advogada estava há poucos dias com Emanuelzinho. Inclusive, tem vídeos dela junto com Emanuelzinho. Não sei o que é, mas a gente percebeu uma ligação muito forte dor irmão e de uma adagada próxima do filho do ex-prefeito e que fiquei muito chateado de que isso poderia ter acontecido. Acredito que não é o perfil dela. Nunca foi. Talvez, ela deva ter sido conduzida a um erro do qual eu acho que só trouxe prejuízo a todos nós", afirmou.
Segundo o prefeito, a advogada teria atuado de forma “diferente do comum” e ele decidiu se manifestar publicamente para proteger sua imagem, já que publicações sobre o caso estariam sendo feitas, principalmente por Popó Pinheiro. O prefeito decidiu processar o jornalista.
Em vídeo publicado nas redes sociais, Abílio Brunini negou ter cometido qualquer ato de violência contra a vice-prefeita. O prefeito esteve na sede da Semob, na tarde de sábado (9), para realizar uma vistoria. Durante a ação, Vânia Rosa chamou a Polícia Militar para acompanhar o procedimento.
Ao chegar ao local, Abílio foi até um espaço identificado por um assessor como uma “antessala” da vice-prefeita. No ambiente, havia um sofá, um armário com itens pessoais — como maquiagem — e um espelho. O que chamou a atenção do prefeito foi uma maca semelhante às usadas em clínicas de estética.
O assessor explicou que o espaço antes era um depósito e, após reforma, passou a ser usado por Vânia. Disse ainda que a maca, adquirida pela própria vice-prefeita, era utilizada para ela se maquiar antes de gravar vídeos ou participar de reuniões na Semob.
Ao final da vistoria, o prefeito determinou que Vânia e seus assessores desocupassem o espaço até a manhã de segunda-feira, quando anunciaria o novo titular da pasta. Ele afirmou que a vistoria não deveria ter sido acompanhada por policiais e lamentou a decisão da vice-prefeita de acionar a PM, negando qualquer violência.
“Troquei a secretária de Mobilidade Urbana e fui vistoriar a secretaria no sábado à tarde, para evitar expor qualquer situação aos servidores. A ex-secretária chamou a polícia e acompanhou a vistoria. Tudo foi 100% gravado e todas as imagens do circuito interno estarão à disposição das autoridades. Não queria publicar este vídeo, mas estão atacando minha honra e, como pessoa pública, preciso restabelecer a verdade. Meu compromisso é com a transparência e a verdade”, postou Abílio.
Lucas
Terça-Feira, 12 de Agosto de 2025, 10h53Tuca
Terça-Feira, 12 de Agosto de 2025, 07h32Glauber
Terça-Feira, 12 de Agosto de 2025, 01h40flor de liz
Terça-Feira, 12 de Agosto de 2025, 01h02SAMI
Segunda-Feira, 11 de Agosto de 2025, 22h38Maria Auxiliadora
Segunda-Feira, 11 de Agosto de 2025, 21h02Angela
Segunda-Feira, 11 de Agosto de 2025, 20h23Rei drogado
Segunda-Feira, 11 de Agosto de 2025, 20h04João Cuiabano
Segunda-Feira, 11 de Agosto de 2025, 20h01O CRITICO
Segunda-Feira, 11 de Agosto de 2025, 19h07Marcos B. N. Pinheiro
Segunda-Feira, 11 de Agosto de 2025, 18h42Edson Diniz
Segunda-Feira, 11 de Agosto de 2025, 18h08Aldemar
Segunda-Feira, 11 de Agosto de 2025, 17h58