A decisão do juiz José Luiz Lindote em cassar o diploma do prefeito de Várzea Grande, Walace Guimarães (PMDB), e do vice, Wilton Coelho (PR), deve provocar um novo imbróglio jurídico e político no município. Isso porque, existem posicionamentos divergentes sobre quem assume o comando da segunda maior cidade do Estado pelos próximos 1 ano e 8 meses.
O presidente da Câmara, vereador Jânio Calistro (PMDB), anunciou que ingressará com mandado de segurança, com pedido de liminar, para poder assumir o comando do município. Um grupo de parlamentares entende que a Lei Orgânica do Município prevê, no caso de vacância, o presidente da Câmara deve assumir a prefeitura e convocar eleições indiretas no prazo de 45 dias. Neste caso, os 21 vereadores decidem quem será o próximo prefeito.
O entendimento da Câmara vai de encontro com a decisão do magistrado, que determinou que a segunda colocada na eleição de 2012, ex-primeira-dama Lucimar Campos (DEM), seja a substituta do prefeito cassado. Isso porque, Walace Guimarães foi eleito com menos de 50% dos votos válidos.
A notificação da decisão do magistrado deve chegar a Câmara de Várzea Grande ainda nesta quarta-feira. Caso não ocorra nenhuma decisão divergente, Lucimar deverá ser empossada ainda nesta semana.
Walace foi cassado nesta terça-feira por prática de “caixa 2” na campanha eleitoral de 2012. Além disso, é acusado de compra de votos e abuso de poder econômico e de meios de comunicação.
FUGA
Apesar de garantir que irá cumprir a decisão judicial, Jânio Calistro não tem sido localizado pelos oficiais de Justiça para receber a notificação. Segundo as informações, ele estaria num sítio nas imediações da BR-070, que liga Várzea Grande a Cáceres, em companhia do 1º secretário, Pedro Paulo Tolares (SD) e do vereador Wanderlei Cerqueira (PSD).
O motivo para a fuga do presidente da Câmara é que, em caso de recebimento da notificação, a posse de Lucimar Campos deve ocorrer em até 24 horas. Ele pretende ganhar tempo para ingressar com mandado de segurança e obter decisão antes de ser obrigado a dar posse a democrata.
Walace e Wiltinho também não foram notificados pela oficial de Justiça, que esteve na prefeitura no período matutino, mas não localizou os gestores.
CARLOS PEREIRA
Quarta-Feira, 06 de Maio de 2015, 16h53Lobato
Quarta-Feira, 06 de Maio de 2015, 13h20wilma
Quarta-Feira, 06 de Maio de 2015, 13h01ADRIANO
Quarta-Feira, 06 de Maio de 2015, 12h55JORGE
Quarta-Feira, 06 de Maio de 2015, 12h45carlos cross
Quarta-Feira, 06 de Maio de 2015, 11h53