O advogado Pio da Silva foi o primeiro jurista a se candidatar para a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) destinada à advocacia pelo Quinto Constitucional. O profissional, que tem 27 anos de atuação, disputará a cadeira do desembargador Luiz Ferreira da Silva, que se aposentou do cargo em junho ao completar 75 anos de idade.
Militante da categoria, Pio preside o Sindicato dos Advogados de Mato Grosso. Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, o advogado foi um dos primeiros a declarar apoio à reeleição da atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no estado (OAB-MT), Gisela Cardoso, que inclusive recebeu o jurista à ocasião da entrega dos documentos para a candidatura.
O período de inscrições se encerrará no dia 3 de setembro, às 18h, para os protocolos realizados presencialmente na sede da OAB-MT, em Cuiabá, e às 23h59, para os realizados de forma eletrônica. Pio da Silva optou por entregar a documentação de forma presencial. “É um privilégio concorrer a vaga e, ao fazer o protocolo, contar com a presença da amiga e presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso. Com fé e a benção de Papai do Céu, além de muito trabalho, tudo dará certo”, afirmou o advogado.
A disputa pela vaga de desembargador deverá ter cerca de 20 candidatos. Inicialmente, o conselho da entidade fará uma listra sêxtupla com paridade de gênero sendo três homens e três mulheres. Após a definição da lista sêxtupla, os desembargadores do Tribunal de Justiça irão escolher três nomes, sendo que a palavra final será do governador Mauro Mendes (União).
FAVORITOS
A disputa pela vaga de desembargador deverá ter cerca de 20 candidatos. Inicialmente, o conselho da entidade fará uma listra sêxtupla com paridade de gênero sendo três homens e três mulheres.
Neste cenário, os advogados Ricardo Almeida, Jackson Coutinho, Oswaldo Cardoso, Sebastião Monteiro, Dauto Passare, Helmut Dalto e Pio da Silva surgem como favoritos. Os advogados Rodrigo Bressane e Stalyn Paniago Pereira também estão no páreo, mas figuram como "mero coadjuvantes" no processo interno com chances remotas de chegar a lista sêxtupla.
Já entre as mulheres, não há favoritas. São postulantes Michele Zangarini, Paola Fernandes, Angeliza Segura, Juliana Zanfino e Jamille Adamczyk. A