Política Sábado, 11 de Novembro de 2023, 10h:39 | Atualizado:

Sábado, 11 de Novembro de 2023, 10h:39 | Atualizado:

LEI DA PESCA

Procurador de MT rebate parecer da AGU no Supremo

ADI busca derrubar lei que proibiu a pesca e transporte de pescado por 5 anos

ULISSES LALIO
A Gazeta

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Rio Cuiaba ponte

 

O subprocurador-geral do Estado, Lucas Dallanico, rebateu as afirmações do parecer da Advocacia-Geral da União (AGU) ao considerar a ‘Lei da Pesca’ em Mato Grosso sendo inconstitucional. O representante de Mato Grosso disse que a argumentação do órgão nacional ‘não são verdadeiras’ e pediu que os ministros da Suprema Corte mantenham a constitucionalidade da legislação, que proíbe por 5 anos o transporte de peixes no Estado. 

A manifestação foi feita na Ação Direta de Constitucionalidade 7471 e argumentou que a tomada de decisão da AGU, referenciadas pelo Ministério da Pesca, não podem embasar a decisão da Corte Suprema. “Os argumentos expendidos pelo Advogado-Geral da União partem de premissas equivocadas, o que deverá conduzir ao julgamento de improcedência dos pedidos nela deduzidos”, disse o sub-procurador. 

Em sua defesa, o Estado diz ainda que informações apresentadas pelo governador de Mato Grosso, aplica-se perfeitamente, na Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura e da Pesca, “na medida em que somente dispõe sobre as especificidades da atividade pesqueira no Estado de Mato Grosso. A lei não avança em qualquer questão geral ou que poderia ser aplicável aos demais Estados-membros, de modo que somente atende às necessidades de proteção ambiental no Estado de Mato Grosso”. 

No parecer, emitido na última semana, o Advogado Geral da União (AGU), Rodrigo Pereira Martins Ribeiro, considerou a lei 12.197/2023 inconstitucional e que ela invade competência da União. Além disso, o parecer alertou aos ministros do STF que a lei trará graves restrições econômicas à comunidade de pescadores. O relatório com mais de 35 paginas foi dado na Ação Direta de Inconstitucionalidade ajuizada pelo Movimento Democrático Brasilei ro (MDB) na ADI 7471. 

De acordo com o representante da AGU, a legislação aprovada trará prejuízos às comunidades tradicionais e afronta o princípio da ‘dignidade da pessoa humana, a liberdade do exercício profissional e o exercício dos direitos culturais (artigos 1º, inciso III e parágrafo único; 5º, inciso XIII; 215; e 216 da Carta Republicana), comprometendo, inclusive, a própria proteção do meio ambiente (artigo 225 da Constituição Federal)’. A ‘Lei da Pesca’ foi aprovada pela Assembleia Legislativa neste ano e, caso não seja barrada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) passa a valer a partir do dia 1º de janeiro de 2024.





Postar um novo comentário





Comentários (7)

  • Manoel do Nascimento filho

    Domingo, 12 de Novembro de 2023, 16h13
  • Boa tarde a todos. Eu conheço o nosso rio a mas de 50 anos, depois que fizeram a usina em nosso Rio acabaram com ele. Isso que o Mauro está querendo fazer mas usina no nosso Rio feito pelo nosso Deus bom e generoso. Se o povo cuiabano cruzar os braços vamos ficar sem pescador em nosso rio e sem peixe. Pós esse nossos políticos vão acabar com nosso rios. No futuro vamos ficar sem peixe e sem água para os nossos futuro netos e bis netos. Peço ao povo cuiabano que não deixe apenas os nossos pescadores briga pelo nosso rios. Vamos tirar esse governador antes que ele acaba com tudo que Deus deixou para nós.
    0
    0



  • DEVAIR VALIM DE MELO

    Domingo, 12 de Novembro de 2023, 13h50
  • INFELIZMENTE O POVO PAGA PROCURADORES QUE NÃO SABE, NEM O QUE E O CARGO QUE ELE OCUPA, LOGICO NÃO SÃO TODOS, NAS TEMOS ALGUM DESTE QUE SAO IMBECIS JURÍDICOS QUE ACHAM QUE O GOVERNO DO ESTADO TEM PATROPELEIROS,MECÂNICOS, MÁQUINAS QUE O GOVERNO PATROLA ESTRADAS ESTADUAL.. OU SEJA NAO HORA O CARGO QUE TEM SE MOLDANDO COM AS MUDANÇAS DE LEIS QUE ELES MESMO AJUDA A APROVAR OU VETAR. EU PEDI PRO PEOCURADOR CHEFE DAR CURSOS PRA ATUALIZAÇÃO DAS LEIS . ATE ENCINAR OS QUE NÃO APRENDERAM QUAL E A MÃO ESQUERDA OU DIREITA. AMEM
    1
    0



  • O meu no seu

    Domingo, 12 de Novembro de 2023, 11h31
  • Digníssimo a lei por si só já é inconstitucional pois quem pode interferir de acordo com legislação é a união recente decisão do supremo em desfavor da lei da estadual das PHS deixou claro isso, e outra são três bacias hidrográfica que envolve 6 estados e 2 países e só a sociedade do Matogrosso é crucificadas pensaram nisso, governo Mauricinhos tem que discutir com a sociedade melhor essas questões ambientais e seus reflexo no meio ambiente, um dos impacto na diminuição do estoque pesqueiro foi a construção da usina do manso que regula parte das águas que desceria pro Pantanal e o desmatamento. Coisa do Brasil sem rumo
    1
    0



  • Cidadão Matogrossense

    Domingo, 12 de Novembro de 2023, 06h43
  • Acho engraçado quando falam que a lei vai beneficiar os grandes criadores de peixes, quando, hoje, mais de 90% do consumo de pescado no estado vem justamente dessas criações. E, se lerem a tal lei, verão que ela traz importantes medidas para conter a verdadeira farra dos pescadores fictícios no estado, que só estão cadastrados como pescadores pra receber o seguro defeso.
    0
    1



  • Janira Soares dos Santos Souza

    Sábado, 11 de Novembro de 2023, 18h26
  • Olá boa noite! Se esta Lei COTA ZERO transporte, armazenamento e comercialização que o Governador Mauro Mendes assinou e aprovou juntamente com os Deputados não for derrubada, vai acontecer grande índice de desemprego! E como estas famílias vão viver? Como estas famílias vão levar o alimento para suas mesas? É uma situação bastante complicada porque muitos já estão com idade avançada e não tem tempo de contribuição para aposentar! Outros não tem estudo (formação para ingressar no mercado de trabalho ).
    9
    2



  • Eli Rocha

    Sábado, 11 de Novembro de 2023, 16h25
  • Essa lei do "TRANSPORTE ZERO" já nasceu moribunda e agora só vai ser sepultada.
    8
    2



  • Hefranxier.

    Sábado, 11 de Novembro de 2023, 15h09
  • Boa tarde a todos. Só o pessoal do mauro mente, que não esses fatos gravíssimos que gerarão aos pescadores ribeirinhos e, daí a uma comunidade que dependem da pesca; tudo o que falado, não se aplica aos pescadores ribeirinhos, exemplos: tanques - mesmos se construissem os tanques; turismo - como o ribeirinho que vive da pesca vai se benificiar do turismo? capacitação: como o pescador lá da beira do Rio Manso - há 125km de Cuiabá ou 60km de Rosário Oeste, vão se capacitar? Capacitar em quê? Lei feita sob medida para os grandes criadores de peixes de tanques.
    8
    2











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet