Mesmo sem um nome de expressividade para disputar a Prefeitura de Cuiabá, já que sua liderança de maior popularidade exerce mandato como deputado estadual e não demonstra interesse no pleito de 2020, o PSDB está confiante que vai entrar no páreo pela prefeitura de Cuiabá. Inicialmente, o partido descarta qualquer apoio ao prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), que está apto a buscar a reeleição.
Por ora, o ex-secretário adjunto de Turismo, Luis Carlos Nigro, que disputou as eleições de 2018 na condição de 1º suplente de Nilson Leitão, é um dos nomes cotados para a função. A informação é do deputado estadual Carlos Avalone, que é vice-presidente do Diretório Estadual do PSDB.
Ao ser questionado sobre um eventual apoio ao prefeito Emanuel Pinheiro, Avalone disse, em entrevista ao programa Resumo do Dia (TV Brasil Oeste) que o objetivo é o PSDB ter candidato próprio. “E estamos trabalhando isso. Não tem como um presidente do partido, eu ou o Paulo Borges ou nós dois juntos, não tentarmos viabilizar que o PSDB tenha uma candidatura em Cuiabá. Seria uma irresponsabilidade nossa até porque o PSDB sempre disputou as eleições, fez um prefeito várias vezes, duas vezes com Roberto França, duas vezes com Wilson Santos, o Dante que depois veio pro PSDB”, disse o tucano.
Vale lembrar que a sigla tucana sofreu um grande revés nas eleições de 2018 com a histórica derrota do ex-governador que buscou a reeleição, mas amargou um terceiro lugar. E também perdeu representatividade na bancada federal com Nilson Leitão que deixou a Câmara Federal para disputar o Senado e também foi derrotado.
Num cenário de uma disputa municipal, o deputado Wilson Santos não demostra qualquer interesse até porque já foi prefeito da Capital por dois mandatos e foi duramente criticado ao deixar o segundo mandato pela metade para disputar, sem sucesso, o governo de Mato Grosso em 2010. Em 2016, após ter sido eleito deputado estadual, Wilson voltou a disputar a prefeitura, mas foi derrotado por Emanuel Pinheiro. No pleito de 2018, foi reeleito deputado com 14.855 votos, uma quantia considerada baixa levando-se em conta o histórico político do tucano.
Ainda assim, Avalone afirma que não tem como o PSDB ficar fora da disputa pela prefeitura de Cuiabá. “Se nós não viabilizarmos, os vereadores irão trabalhar as candidaturas junto com o presidente municipal que é o Ricardo Saad. Nesse momento as nossas forças e energias são pra viabilizar e nós temos um pré-candidato que está despontando ai nas pesquisas que é o Luis Carlos Nigro. E, portanto, vamos tentar viabilizá-lo”, diz o tucano.
DE OLHO EM ROBERTO FRANÇA
Carlos Avalone também fez um convite em público ao ex-prefeito Roberto França (PV), para que se filie ao PSDB, sigla que já foi sua casa há vários anos e por onde se elegeu prefeito da Capital por duas vezes.
França deixou o "ninho tucano" em 2002, quando era cotado para disputar o Governo do Estado, mas foi "rifado" e preterido pelo então senador Antero Paes de Barros. Então prefeito de Cuiabá, França migrou ao PPS e apoiou a candidatura do empresário Blairo Maggi, indicando sua esposa Iraci França, como candidata a vice. Ele foi considerado como "peça fundamental" para que Maggi vencesse a eleição, ainda em 1º turno, ao Governo do Estado, diante de sua capilaridade política na Baixada Cuiabana.
Agora, com a possibilidade de voltar ao cenário político, o ex-prefeito volta a ser "cortejado" pelo PSDB. Avalone ressalta que França é muito importante na questão política em Mato Grosso e Cuiabá, pois fez uma excelente administração, com várias obras e projetos sociais importantes. “Ter o Roberto França no PSDB é uma honra e um orgulho. Se ele puder estar com a gente, se ele quiser ser um pré-candidato a prefeito fica o nosso convite. Nada melhor que ter Roberto França na frente, junto com a gente lutando por Cuiabá. O Roberto é gente nossa”, encerrou Avalone deixando o convite em aberto.
curioso
Quarta-Feira, 10 de Julho de 2019, 19h40Jos?
Quarta-Feira, 10 de Julho de 2019, 16h51O ATALAIA
Quarta-Feira, 10 de Julho de 2019, 16h21eduardo
Quarta-Feira, 10 de Julho de 2019, 16h14MARIA TAQUARA
Quarta-Feira, 10 de Julho de 2019, 15h35