O deputado estadual Rafael Ranalli (PL) apresentou um ofício pedindo a convocação dos demais alunos classificados no concurso de segurança pública ao secretário de Segurança Pública, César Augusto Roveri. O bolsonarista, que é policial federal, reforçou a necessidade da convocação de uma nova turma nas polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros.
“Sabemos que existe um déficit na segurança pública, e o reforço com novos alunos que se tornarão agentes de segurança, irá ajudar muito a diminuir esse número, e dar mais respaldo à população. Sabemos do grande investimento do governo na aquisição de materiais, armas, viaturas, mas isso pode ser em vão, se não tiver efetivo qualificado e suficiente para atender a demanda da segurança em nosso estado”, declarou Ranalli.
Além disso, ele pediu a prorrogação do concurso para o chamamento, trazendo para o estado, uma economicidade, evitando a realização de um novo concurso. “Basta dar continuidade e chamar os demais classificados. Tem uma lista de espera de candidatos que estão ansiosos pelo chamamento. Alguns dos classificados nem de Mato Grosso são, e deixaram família, emprego e outras coisas para realizarem o sonho de defender a sociedade como servidores. Entendemos o lado dos classificados que pedem o chamamento e o guarda da federal está aqui para contribuir com os classificados e ser mais um porta-voz deles no parlamento estadual”, detalhou.
O parlamentar reforçou a importância de aprovação da "Lei do Abate", como ficou conhecida nacionalmente o PL que propõe honraria e indicação à promoção ao policial que abater um criminoso em confronto. Ranalli também ouviu de Roveri uma ideia semelhante a do governador Mauro Mendes (UB). O gestor tem a intenção de garantir segurança jurídica para as forças de segurança do Estado e convidou o policial federal para participar futuramente da discussão dos projetos.
Coronel Roveri elogiou a iniciativa do projeto de lei proposto por Ranalli na implementação do Botão do Pânico para idosos em situação de violência doméstica e familiar em Mato Grosso. O coronel parabenizou a iniciativa do projeto e ressaltou que a ideia é inedita no Estado.
"Nós já temos o botão do pânico, da mulher, das escolas e lançamos o botão do pânico dos motoristas de aplicativos, Temos já a plataforma, temos já o software, com certeza podemos dar andamento nessa demanda, e em breve aí teremos o lançamento desse botão do pânico do idoso. Mais uma ferramenta da Segurança Pública de Mato Grosso para defender nosso cidadão, para defender nosso idoso", comentou Roveri.
Neide
Terça-Feira, 30 de Julho de 2024, 17h53