Marcos Bergamasco
Prainha e avenida do CPA serão recuperadas mesmo com obras do VLT
Em reunião realizada na tarde desta terça-feira com o presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Waldir Julio Teis, a Comissão de Acompanhamento das Obras da Copa do Mundo – FIFA – 2014 do TCE-MT, a Secretaria Estadual Extraordinária da Copa do Mundo e empresários do setor da construção civil, foi firmado compromisso de que as principais obras necessárias para realização dos jogos da Copa do Mundo em Cuiabá serão entregues até o dia 31 de maio. Ao colocar empresas e Governo frente a frente, o TCE-MT definiu um plano de ataque para conclusão das obras com a remoção de interferências que estão causando atrasos em algumas obras.
Depois de mais de três horas de reuniões com representantes do Consórcio VLT Cuiabá/VG, de nove empresas da construção civil, e do secretário da Secopa, Maurício Guimarães, foi definido prazos e agendas para que as obras sejam finalizadas. "Nas avenidas Tenente Coronel Duarte(Prainha) e Historiador Rubens de Mendonça (Av. Do CPA) onde houve movimentação de terra tudo será recuperado. Existe o compromisso de todos para que as obras sejam finalizadas, existem recursos disponíveis e o Tribunal estará acompanhando através das inspeções in loco", disse.
Acompanhado do supervisor da Comissão de Acompanhamento das Obras Copa do Mundo – FIFA – 2014 do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli, do relator das contas da Secopa, conselheiro substituto, João Batista de Camargo Junior , do secretario de Controle Externo de Obras e Serviços de Engenharia (Geo-obras), André Luiz Souza Ramos e do auditor Benedito Carlos Teixeira, o presidente do TCE-MT lembrou que em relação a qualidade das obras serão cobradas as exigências da garantia quinquenal, (cinco anos) benefício previsto no Código Civil, na Lei de Licitações e na Lei das Improbidades Administrativas. "Tudo isso será fiscalizado de acordo com a lei", ressaltou.
As dificuldades que vem sendo encontradas para dar agilidade nas obras, segundo explicou o secretário da Secopa, Mauricio Guimarães e confirmadas pelos empresários é quanto a remoção de interferências das redes de energia, água e de telecomunicações. "Temos vários casos em que as obras estão lentas por causa desses obstáculos. O que fizemos nesta reunião é definir uma agenda com o TCE-MT no sentido de chamar essas empresas e as prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande para resolvermos rapidamente estes problemas", comentou Guimarães.
O secretário garantiu o compromisso do Governo e das empresas com a sociedade no sentido de finalizar as principais obras até 31 de maio e de todas as obras até a realização da Copa do Mundo. Representando um grupo de nove empresas da construção civil, o empresário Edgar Teodoro Borges da Agrimat, garantiu o comprometimento das empresas no sentido de finalizar as obras e parabenizou o TCE-MT pela agenda de trabalho no sentido de colaborar para remover os obstáculos. "Com essa parceria com o Tribunal de Contas é possível garantir os prazos para a realização dos jogos da Copa do Mundo em Cuiabá", disse.