O ex-vereador Arnaldo Penha (SDD) será contemplado com o “rodízio” do partido Solidariedade. O vereador Domingos Sávio (SDD) disse que vai pedir licença por 30 dias, para que Penha, primeiro suplente, assuma o cargo.
Sávio e Penha disputaram a eleição de 2012 pelo PMDB. No ano passado, ambos migraram para o SDD, que foi criado recentemente.
Segundo Sávio, a licença é um compromisso já firmado para dar espaço ao colega. “Inicialmente são 30 dias, mas podemos prorrogar para mais 30 e contemplar ainda mais Arnaldo Penha”.
Sávio informou ainda que a prorrogação para mais 30 dias, dependerá do acordo com outro vereador da bancada, Haroldo Kuzai. Ele disse que o colega parlamentar também deverá se licenciar para contemplar Penha. “Estamos dialogando. Haroldo deve pedir licença também, para Arnaldo continuar mais tempo na Casa, afinal ele ajudou na legenda para eleger o Haroldo”.
Em no máximo 15 dias, Domingos já não estará mais no exercício do mandato. “Depois de 10 anos de mandato, essa vai ser a primeira vez que eu vou me licenciar. Firmamos um compromisso com o nosso colega Arnaldo Penha. No máximo em 15 dias já devo estar tirando a licença para contemplar e dar espaço a ele”, disse.
Questionado se a licença também seria para possíveis planos de uma candidatura nas eleições deste ano, Sávio descartou. Ele disse que foi convidado pela própria legenda para sair a deputado federal, mas não se mostra empolgado em entrar na disputa. “Fui convidado pelo partido para disputar a Câmara Federal. Não descarto, mas também não tenho tanta pretensão. Mas não estou tirando licença para projetos políticos não. A licença é para contemplar Penha”, sustentou.
O vereador Clovito Hugueney, presidente municipal do SDD, se licenciará ainda esta semana. Porém, o parlamentar deverá ficar apenas 10 dias longe do Legislativo cuiabano, por conta de sua saúde. Nenhum suplente será convocado.
Mais rodízio
Outro vereador que pedirá licença para beneficiar suplente, é Mário Nadaf (PV). Na semana passada, o parlamentar disse que a partir de abril, pedirá licença de 30 dias, para que o segundo suplente, Zito Adrien (PV) assuma sua vaga, na Casa de Leis. Ele explicou que o primeiro suplente, Rogério Varanda (PV) já foi contemplado no ano passado, com a sua licença, e que agora é a vez de dar espaço ao segundo. Até porque Varanda, segundo Nadaf, deverá disputar para deputado federal, no pleito deste ano.