03 de Abril de 2020,

Política

A | A

Sexta-Feira, 01 de Novembro de 2019, 14h:35 | Atualizado:

INSTABILIDADE POLÍTICA

Senador de MT condena AI-5 e "fuxicos" do clã Bolsonaro

Jayme Campos afirma que guerra entre Executivo e imprensa atrapalha regime democrático


Da Redação

jayme-campos-2.jpg

 

O senador Jayme Campos (DEM) fez coro com o presidente Jair Bolsonaro (PSL) e condenou veementemente as falas do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL) sobre o possível retorno do AI5 — restritivo de direitos e que marcou o início do golpe militar dado em 1964.

“Essa guerra travada hoje entre o poder Executivo e a imprensa brasileira, não é saudável para o regime democrático. Ninguém coaduna com esses princípios. Haja vista que já tem hoje uma movimentação no Congresso Nacional. Vejam, na Folha de São Paulo, a fala do presidente Rodrigo Maia [DEM], que já está se articulando, para dar tranquilidade à imprensa nacional e, sobretudo, dar o direito à liberdade de expressão”, disparou o também ex-governador de Mato Grosso.

Para ele, o governo federal de turno tem se perdido num mar de balbúrdia generalizada. E com todos se estapeando. “De fato, eu acho que estão extrapolando, na medida em que, no Brasil, o que você vê hoje é uma rede de fuxico e fofoca. Vamos ser honestos. Todo dia tem um fato novo que acontece”, continuou.

Depois, foi ainda mais incisivo e disse textualmente que toda a classe política é obrigada a submeter-se à Constituição Federal e suas regulações e em ambas estão previstos o respeito e a manutenção da livre imprensa. “Particularmente, tem que se respeitar a imprensa brasileira e qualquer imprensa do mundo, tendo em vista que é um instrumento, um porta-voz legítimo da sociedade”.

Na sequência, questionado diretamente se o Senado não iria se posicionar formalmente quanto à gravidade da declaração do filho do presidente — referendada inclusive pelo irmão e senador Flávio Bolsonaro (PSL), que criou a hasthag “AI6” no Twitter, reclamando da possiblidade de cassação de Eduardo —, o presidente do Conselho de Ética do Senado foi taxativo. 

“Não existe nem comporta [essa ideia de AI5]. Lá é uma Casa livre. Estou feliz de ver que lá a democracia está sendo feita em sua plenitude. Como é que podemos querer um país com democracia com você tolhindo, fazendo uma mordaça na imprensa nacional, seja de uma maneira, seja de outra? Isso não é e nunca foi bom. Isso aí caminha, inclusive, contrário às próprias forças federais, porque eu vi as declarações de alguns generais dizendo que não concordam com essas ameaças. Ninguém concorda”, diz.

Para encerrar o assunto, o também ex-prefeito de Várzea Grande, no exercício do segundo mandato não consecutivo no Senado Federal, usou a própria biografia para reforçar o quanto considera grave qualquer movimentação, mesmo ideológica, no sentido do totalitarismo. 

“O Senado é uma Casa livre. Sonhamos com isso a vida inteira. Eu, particularmente, vi o início do regime autoritário ainda rapaz jovem. Sempre sonhei que viesse um dia a acontecer a democracia. Até porque, em 1964, quando implantaram o regime militar, era só um garoto de 13 anos de idade, e aquilo era um sonho meu, ter democracia plena, que só aconteceu por volta de 1985, com a volta da redemocratização no Brasil. Agora, voltarmos com os mesmos meios, as mesmas ferramentas, para impedir novamente que a imprensa seja livre? Isso não prevalece no mundo inteiro”, pondera.

“E aonde quiseram fazer isso, os regimes caíram. Então eu espero que isso seja acomodado, prevaleça o bom entendimento, o bom diálogo e sobretudo a verdade. É isso que todos nós queremos”, conclui líder dos Democratas.

Postar um novo comentário

Comentários (11)

  • pantanal | Sábado, 02 de Novembro de 2019, 16h17
    0
    0

    ISSO AI ROBERTO OS POLITICOS TODOS ESTAM COMEDAO // POIS O PAIS TODO NAO TEM PROGROSSO POR CALSA DOS POLITICOS POIS FICAL O ANO INTEIRO MEXENDO COM CPI O JUDICIARIO COM PROCESSOS QUE NAO DAO NADA / E ESSE TIPO DE DEMOCRACIA Q OS POLITICOS QUEREM PROTEGER E NOS ROUBAR NA LEGALIDADE // COM O EXERCITO QUERO VER ISSO ACONTECER NEM SEU JAIME QUERO VE NAO DEVOLVER TODO Q ESSES POLITICOS NOS TIRANTAM // DEVOLVE NA MARRA NO BRAÇO .. OU ANDA NA LINHA OU E TRATADO COMO OPTOU... O POVO TEM QUE EXIGIR LOGO EXERCITO JA JA JA JA

  • Marcos Paulo | Sábado, 02 de Novembro de 2019, 16h10
    0
    0

    Esse senador não foi a favor da CPI DA TOGA. SÓ A SENADORA SELMA. ELE NÃO RESPONDA A FAVOR DA PRISÃO DA SEGUNDA INSTÂNCIA. O DIA QUE LEVANTAREM A VIDA DELE..VÃO VER QUE SUBIU NA VIDA ROUBANDO DINHEIRO PÚBLICO!!BASTA ALGUÉM DE ALGUM ÓRGÃO FISCALIZADOR QUE SEJA HONESTO E CORRETO!!

  • Roberto | Sábado, 02 de Novembro de 2019, 13h03
    2
    1

    AI-5 MELHOR REMÉDIO, NO MOMENTO, PARA O BRASIL. OS CORRUPTOS E BANDIDOS...NO DEVIDO LUGAR. QUEM NÃO CONCORDA??? BANDIDOS E CORRUPTOS, É CLARO!!!

  • Igor | Sábado, 02 de Novembro de 2019, 11h10
    0
    2

    Sonia, vai estudar ...

  • pantanal | Sexta-Feira, 01 de Novembro de 2019, 17h58
    9
    3

    TA COM MEDO NE TEM CULPA NO CARTORIO //////

  • UMA. VERGONHA | Sexta-Feira, 01 de Novembro de 2019, 17h25
    5
    4

    O. SONHO. DOS. MILITARES. E. VER. A. LAVA. JATO......NA. CAPITAL. DOS. ESTADOS. BRSILEIRO....AI. SIM. TODOS. OS. DESMANDOS....SIRIAM.....JOGADOS. DEBIXO. DO. TAPETE.....AQUI. EM. MATO. GROSSO.... PASSADO. A. LIMPO. VIVA.

  • VALTER BARGANHOS | Sexta-Feira, 01 de Novembro de 2019, 16h58
    7
    3

    CALA BOCA JAIME!!!! NINGUÉM AGUENTA MAIS ESSA BOCA DE BURRO FALANTE !!!

  • Sinfronio | Sexta-Feira, 01 de Novembro de 2019, 15h24
    14
    5

    Senador, faça-me o favor. A imprensa esconde roubos; distorce fatos e o senhor quer que continue assim? O presidente está certo... Se quisermos um novo país, é preciso mudar o corporativismo e tornar a imprensa leal aos fatos. Chega de mutretas da imprensa. Parabéns presidente Bolsonaro - Vá em frente

  • Moreira | Sexta-Feira, 01 de Novembro de 2019, 15h17
    11
    5

    cala boca jaime. vai cuidar de vg que ta bem judiada

  • Sonia | Sexta-Feira, 01 de Novembro de 2019, 14h59
    15
    5

    Acredito que 80% dos brasileiros sonham em ver o Congresso Nacional fechado. Afinal, 80% dos que lá estão são corruptos e não possuem nenhum compromissos com os anseios dos brasileiros.

  • Marcio | Sexta-Feira, 01 de Novembro de 2019, 14h56
    11
    7

    Esse senador representa o atraso. Não assinou a CPI da Lava Toga, votou a favor da lei de abuso de autoridade, enfim, é complacente com a corrupção. Infelizmente, os matogrossense o elegeu. Um péssimo candidato, pois, não tem nenhum compromisso com o Brasil, muito menos com seus eleitores.

Matéria(s) relacionada(s):

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS