A ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap) e, na nova gestão, Diretora de Mobilização, além de presidente estadual da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) em Mato Grosso, Diany Dias, desincompatibilizou-se de ambos os cargos na última quarta-feira para sair como pré-candidata à deputada estadual pelo PROS.
Dias é sindicalista desde muito jovem e atuou como presidente do Sintap por dez anos em três gestões seguidas. Antes disso, sua formação foi na lida diária de luta como filha de assentados da Reforma Agrária. De lá para cá lapidou-se em ações em prol da sociedade, principalmente na busca da preservação e avanços de direitos dos servidores públicos da área agrícola, agrária, pecuária e florestal.
Sua mudança agora por um cargo público é que, por entender a máquina por dentro e saber de muitas de suas mazelas é que sabe que pode fazer muito mais através de leis e considerações para a melhoria do serviço para a sociedade. Apesar de vinda do Estado - onde era lotada no Indea -, ela informa que vai seguir, quando eleita, no rumo de ouvir todas as classes que sintam-se aviltadas em suas questões trabalhistas, sempre buscando o equilíbrio para o bem viver e justiça para todos.