A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para a próxima terça-feira (12) julgamento de questão de ordem que discutirá se a denúncia contra o ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP-MT), deve ou não sair do âmbito da Corte por não ter relação com o cargo e porque os fatos não ocorreram no mandato. O relator é o ministro Luiz Fux.
O caso pode levar o colegiado a decidir se aplica a restrição do foro também para ministros de Estado. Participam do julgamento, além de Fux, os ministros Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Alexandre de Moraes e Marco Aurélio Mello.
Em maio, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu que o Supremo envie para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) uma denúncia apresentada contra o ministro no começo de maio.
Dodge entende que os fatos não aconteceram durante o mandato de Maggi como senador - ele está licenciado e exerce cargo de ministro. Para ela, como o STF definiu que esse tipo de crime não tem mais foro privilegiado para parlamentar, o caso não deve continuar no Supremo.
Embora o entendimento seja válido apenas para deputados e senadores e não inclua ministros de Estado, Dodge considera que deve ser aplicada para Blairo Maggi porque ele é senador licenciado.
Raquel Dodge acusou Blairo Maggi de corrupção ativa. Segundo ela, em 2009, como governador do Mato Grosso, ele participou de suposto esquema de compra e venda de cadeiras no Tribunal de Contas do Estado. Também foi acusado o ex-deputado estadual Sérgio Ricardo de Almeida, atualmente conselheiro do Tribunal de Contas do estado do Mato Grosso.
Na denúncia, Dodge afirma que há provas de que o grupo pagou propina que pode chegar a até R$ 12 milhões para comprar uma cadeira no tribunal.
Agora, Raquel Dodge argumenta que o caso deve ir ao STJ porque o Supremo só restringiu o foro de parlamentar, mas não o de conselheiro de tribunal de contas. Como Sérgio Almeida tem foro privilegiado no STJ, o caso deve ser tocado naquele tribunal.
Graci Ourives de Miranda
Sábado, 09 de Junho de 2018, 14h10Graci Ourives de Miranda
Sábado, 09 de Junho de 2018, 14h03Jo?o Batista
Sábado, 09 de Junho de 2018, 01h37PINC?L
Sexta-Feira, 08 de Junho de 2018, 17h56