Política Quinta-Feira, 24 de Julho de 2025, 12h:16 | Atualizado:

Quinta-Feira, 24 de Julho de 2025, 12h:16 | Atualizado:

QUEBRADEIRA

STF mantém professora golpista de MT internada no Adauto Botelho

Ela foi presa por participação nos atos golpistas em Brasília

FRED MORAES
Gazeta Digital

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

xandao.jpg

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, negou o pedido da defesa de Maria do Carmo da Silva, condenada a 14 anos de prisão pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, para converter sua prisão domiciliar humanitária em prisão domiciliar. Maria está internada no Hospital Adauto Botelho, em Cuiabá, desde que foi condenada, ainda em fevereiro desse ano, porém há 20 dias sua defesa pediu para cumprir a pena em casa, o que foi negado pelo ministro.

A defesa alegou que Maria do Carmo já não necessitava de internação hospitalar e que poderia dar continuidade ao tratamento psiquiátrico em sua cidade natal, Tangará da Serra, junto à família, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) local. Um relatório médico teria confirmado a estabilidade do quadro clínico da paciente, sugerindo a manutenção do tratamento em ambiente domiciliar.

No entanto, o pedido foi negado após análise detalhada dos laudos técnicos e pareceres da Procuradoria-Geral da República (PGR). A decisão de Moraes teve como base parecer da junta médica oficial, formada por especialistas da Secretaria de Estado de Justiça do Mato Grosso (Sesp), que apontou a impossibilidade de atendimento adequado em unidades prisionais do estado.

Segundo os profissionais, o quadro psiquiátrico da sentenciada — caracterizado por episódios de delírio e hipomania — ainda exige suporte multiprofissional que apenas o Centro Integrado de Atenção Psicossocial (CIAPS) Adauto Botelho tem condições de oferecer.

Dessa forma, o ministro Moraes entendeu que não há situação excepcional que justifique a flexibilização da pena para o regime domiciliar, e que custodiada está recebendo o tratamento necessário no hospital psiquiátrico, local considerado adequado e suficiente para garantir o atendimento à sua condição de saúde.

“Não ficou demonstrada excepcionalidade capaz de relativizar o requisito objetivo, os médicos subscritores da avaliação indicaram a necessidade de manutenção do seu tratamento no CIAPS Adauto Botelho, unidade em que cumpre sua pena, uma vez que apta a fornecer os cuidados adequados. A manifestação é pelo indeferimento do pedido de cumprimento da pena em regime domiciliar, considerando que, conforme relatório médico, a unidade hospitalar dispõe de recursos adequados para o acompanhamento das condições de saúde de Maria do Carmo da Silva.”, diz trecho da decisão.

Com isso, Maria do Carmo continuará internada no CIAPS Adauto Botelho, onde permanece sob vigilância e tratamento médico especializado, conforme determinado pelo Supremo Tribunal Federal.

Maria do Carmo tornou-se ré e foi condenada pelo STF a 14 anos de reclusão, sendo 12 anos e 6 meses de reclusão e um ano e 6 meses de detenção e 100 dias-multa. Além disso, também foi condenada ao pagamento do valor mínimo indenizatório a título de danos morais coletivos de R$ 30 milhões de forma solidária pelos demais condenados. 





Postar um novo comentário





Comentários (4)

  • Carlos Nunes

    Sexta-Feira, 25 de Julho de 2025, 06h55
  • Pois é, vai entender o Brasil de hoje. País que diz que uma professora poderia derrubar os pilares da Democracia...o tal Estado de Direito...a República inteira, tá vendo tudo DISTORCIDO na certa. Sinceridade, uma professora é insignificante pra dar qualquer Golpe. JAMAIS DARIA. Tio FUX sabe disso. Pra tia DÉBORA, a cabeleireira, a MULHER DO BATOM, deu pena de 1 ano e seis meses. Pena correspondente a VANDALISMO LEVE. E sugeriu que, simbolicamente, tia DÉBORA limpasse a estátua. Enquanto tio FUX deu pena leve, pois enxergou o óbvio, não existe GOLPE com BATOM...tio XANDÃO enxergou a cabeleireira como uma das Mulheres mais perigosas do Brasil, e deu pena de 14 anos. Coitada das Mulheres. A Imprensa revelou que, um estrupado, molestador de crianças, pegou pena de 8 anos. Sinto informar que AS MULHERES tão perdendo até pra estrupador. PLACAR: MULHERES 14 X 8 pro estrupador. Não existe GOLPE do BATOM nem uma professora é um perigo pro Brasil. Outro muito perigoso, é o cacique xavante Serere, que, com seu arco e flecha, seu tacape, derruba os pilares da Democracia. Quem acredita nisso? NINGUÉM. Coitado do indígena brasileiro. Tá ferrado.
    1
    1



  • 13/07

    Quinta-Feira, 24 de Julho de 2025, 18h47
  • Esse psicopata, débil mental, embecil, golpista e FDP, tem mais que apodrecer num manicômio. Sai de banda satanás bolsonariana.
    2
    0



  • Leandro

    Quinta-Feira, 24 de Julho de 2025, 13h59
  • Golpista é o c* da mãe! Qdo é sem terra, black block é manifestantes! Vão pra pqp jornalistas de merda
    2
    2



  • Patriotario do PL

    Quinta-Feira, 24 de Julho de 2025, 13h04
  • Levem Todos esses Patriotas Bolsolóides pro Adauto e Deixem la junto com o Tornozelado inocente do Bozo !
    5
    3











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet