Política Segunda-Feira, 21 de Julho de 2025, 10h:38 | Atualizado:

Segunda-Feira, 21 de Julho de 2025, 10h:38 | Atualizado:

SONHO REALIZADO

STF nega retirar tornozeleira de golpista de MT, que se iguala ao "Mito"

Auxiliar de produção foi preso no DF

BRENDA CLOSS
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Joander-golpista-brasnorte

 

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), manteve o uso de tornozeleira eletrônica imposto ao bolsonarista Joander Paulo Alves de Oliveira, que foi um dos presos por tentativa de golpe de Estado nos atos de 8 de Janeiro de 2023, em Brasília. Decisão foi proferida na última sexta-feira (18). 

Joander foi preso no Quartel General após os ataques às sedes do poder Executivo, Legislativo e Judiciário e conquistou liberdade provisória em 13 de março daquele ano. Morador de Brasnorte (580 km de Cuiabá), ele tem que cumprir uma série de medidas cautelares entre elas, a de não pode deixar a cidade, recolher-se no período noturno e nos finais de semana mediante uso de tornozeleira eletrônica. 

As cautelares são semelhantes às impostas ao "ídolo" de Joander, ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), como a proibição de ausentar-se do país, com o cancelamento de todos os passaportes emitidos, suspensão de quaisquer documentos de porte de arma de fogo, proibição de utilizar as redes sociais e de comunicar-se com os demais envolvidos na trama golpista. Em 18 de junho deste ano, a Secretaria de Estado de Justiça de Mato Grosso (Sejus) comunicou a ausência de comunicação com o Joander, o que comprometeu a comunicação entre o equipamento e o sistema de monitoramento, por prazo superior há 48 horas. 

Em 3 de julho deste ano, a defesa dele justificou que “o equipamento começa a vibrar e emitir uma luz amarela intermitente, situação que gera insegurança e apreensão ao monitorado, além de dúvidas quanto ao efetivo funcionamento da tornozeleira e à eventual interpretação equivocada de descumprimento da medida”. Diante disso, Moraes acolheu os argumentos dos advogados e entendeu que as supostas violações registradas não configuram descumprimento das condições impostas, por se tratarem de eventos alheios à vontade do acusado.

A defesa havia pedido ainda o encerramento da medida cautelar de monitoramento eletrônico, mantendo-se apenas o comparecimento semanal em juízo. O ministro encaminhou os autos à Procuradoria-Geral da República (PGR) para manifestação a respeito do pedido.

A PGR opinou pelo indeferimento do pedido de revogação da monitoração eletrônica. Segundo o procurador, a alegação de que a atividade exercida pelo réu exige constantes deslocamentos a locais remotos, sem sinal de telefonia móvel, que ocasionariam instabilidades no equipamento mesmo dentro dos limites legais estabelecidos, não veio acompanhada de prova. 

Joander é alimentador de linha de produção. Em consonância com o parecer, Alexandre de Moraes negou o pedido. “Não foram apresentadas, assim, razões suficientes para revogar a decisão que impôs as medidas cautelares, que deve ser mantida para garantia da aplicação da lei penal e será oportunamente reapreciada na sessão de julgamento, cuja marcação já foi autorizada”, destacou a PGR. 





Postar um novo comentário





Comentários (10)

  • Galo Bravo

    Segunda-Feira, 21 de Julho de 2025, 17h13
  • Garfo dá prá coçar por baixo da tornozeleira......
    1
    0



  • Charles

    Segunda-Feira, 21 de Julho de 2025, 13h59
  • O que ocorre e que bolsonarista em sua totalidade sao frouxos, burros, covardes e imbecis, uma corja de invo.oetentes e trapalhões que nem pra dar golpe tem capacidade. Mas so pela tentativa atrapalhada deveriam ser fuzilados. Pq é assim que se trata golpista e traidor do país.
    5
    1



  • jorge

    Segunda-Feira, 21 de Julho de 2025, 13h52
  • Golpe sem arma até piada isso.
    1
    3



  • Mauro VG

    Segunda-Feira, 21 de Julho de 2025, 13h33
  • Me veio a mente aquele meme do minion esperando as 72 horas e gritando mito, mito, mito! Gado marcado eeeê gado infeliz!
    4
    0



  • oio

    Segunda-Feira, 21 de Julho de 2025, 13h32
  • Vc tem certeza que é "Jornalista" "blogueira" ou dissimulada com olhos de ressaca. Tem toda chance do mundo pra fazer a coisa certa, mas prefere a ideologia que não deu certo em nenhum lugar do mundo
    0
    4



  • falei e disse

    Segunda-Feira, 21 de Julho de 2025, 12h25
  • GOLPE? cade a minuta do golpe? cade as imagens apagadas do dia 8 de janeiro? hem folharmax...! nos estamos vivendo a era da ditadura do judiciario..o mundo ja ta de olho em todos vcs..e que façam justiça sem dó e sem piedade!
    1
    3



  • Realista

    Segunda-Feira, 21 de Julho de 2025, 12h06
  • Tinha que haver pena de morte aqui em nosso pais para esses casos. As penas são brandas demais pra essa gente que quistirar a paz nacional e espalhar o terror entre o povo brasileiro.
    2
    0



  • Alma Jid

    Segunda-Feira, 21 de Julho de 2025, 11h06
  • Até hoje quero entender essa tese do golpe. Golpe de estado se dá com o uso de armas, não com batom, Bíblia, algodão doce e bandeiras. São muitos delirantes acompanhando um delírio.
    8
    14



  • Maria do Socorro

    Segunda-Feira, 21 de Julho de 2025, 10h50
  • Realizou o sonho de estar fechado com o Bolsonaro. Kkkk tomou besta.
    13
    6



  • Bruno

    Segunda-Feira, 21 de Julho de 2025, 10h45
  • Eu fico imaginando o que passa na cabeça dessa blogueira militante Brenda Closs, para debochar de uma situação vexatória em que nosso país se encontra. Com o STF fazendo a nossa Constituição de papel higiênico, politizando a justiça, criando um tribunal de exceção. Ainda fala em golpista, mas sem armas, sem exercito, sem forças policiais, sem nenhum elemento de força. Só um vandalo revoltado que estava no lugar e na hora errada.
    6
    14











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet