05 de Agosto de 2020,

Política

A | A

Sexta-Feira, 26 de Janeiro de 2018, 11h:33 | Atualizado:

GRAMPOLÂNDIA PANTANEIRA

STJ nega ter engavetado grampos, mas lembra que quem investiga é MP e PF

Mauro Campbell se posicionou após cobrança pública da OAB-MT sobre investigação

Mauro-Campbell-by-Sergio-Amaral-stj.jpg

 

O ministro Mauro Campbell, do Superior Tribunal de Justiça, rechaçou com veemência versão da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso sobre suposta lentidão nas investigações que envolvem a máquina de grampos ilícitos no Estado. Segundo a assessoria de Campbell, o gabinete do ministro ‘não possui uma única investigação ou ação penal sob sua jurisdição sem que esteja em célere andamento, independente das partes envolvidas’.

Nesta quinta-feira, 25, o presidente da OAB de Mato Grosso divulgou ter cobrado informações sobre as investigações do inquérito 1210, do STJ, do qual Campbell é o relator.

Segundo a OAB, ‘há 260 dias a população mato-grossense vive num clima de incerteza sobre a violação de direitos individuais por meio da quebra ilegal de sigilo telefônico desde que descoberto o esquema de grampos orquestrado no Estado’.

Conhecido como ‘barriga de aluguel’, o esquema envolvia uma máquina de grampos ilegais instalada por um núcleo de policiais militares que bisbilhotaram mil políticos, opositores do governo, jornalistas, advogados e outros alvos. Calcula-se que o esquema fez mais de 70 mil grampos ilegais.

Por meio de sua assessoria, o ministro Campbell foi taxativo. “Para que não haja dúvidas quanto a postura do relator, basta simples consulta ao andamento processual eletrônico do referido inquérito para restar claro a conduta célere do ministro na presidência dessa investigação, o que pode ser feito pelo portal do STJ”, afirma Campbell, por meio de sua assessoria.

De acordo com o ministro, ‘não há motivo algum para alteração dessa rotina em relação ao Inquérito 1210 que, como os demais sob análise, devem ser encerrados com a brevidade necessária a evidenciar a verdade dos fatos apurados’.

Campbell destacou, ainda, que ‘é igualmente importante esclarecer que cabe à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal a nobre tarefa de demandar as providências investigativas, cabendo ao relator decidir com fundamentos e celeridade devidos’.

 



Postar um novo comentário

Comentários (21)

  • Monteiro | Sexta-Feira, 26 de Janeiro de 2018, 20h16
    0
    0

    Tudo engavetado,vai para o arquivo morto,o governador fez de tudo para retirar o processo das mãos do Desembargador Orlando perri, porque nessa seara atual de investigação nada vai acontecer...O baixinho leu Maquiavel...

  • eduardo | Sexta-Feira, 26 de Janeiro de 2018, 16h32
    0
    1

    nesse tipo de crime, para prescrever é oito anos na data do crime, logo 2014, passou 4 anos sobre e como uma possível e não muito distante reeleição, RESULTADO: PRESCRIÇÃO DO CRIME: tudo em pizza para o governador, mas para os demais agente...

  • Qasim Nasser | Sexta-Feira, 26 de Janeiro de 2018, 16h14
    0
    1

    DESDE QUANDO ESSE SENHOR ADJUDICOU PARA SI A COMPETÊNCIA DESSE PROCESSO, A PARTIR DESSE MOMENTO ACREDITEI QUE ISSO ACONTECERIA! E ISSO NÃO PARTIU DELE NÃO! FOI ALGUÉM QUE PEDIU QUE SE FIZESSE ISSO! AGORA, CABE ÀS ENTIDADES CONSTITUÍDAS E PODERES COBRAR UMA SOLUÇÃO E AGILIDADE NA TRAMITAÇÃO DO PROCESSO!

  • Monteiro | Sexta-Feira, 26 de Janeiro de 2018, 15h58
    6
    1

    Tudo engavetado,vai para o arquivo morto,o governador fez de tudo para retirar o processo das mãos do Desembargador Orlando perri, porque nessa seara atual de investigação nada vai acontecer...O baixinho leu Maquiavel...

  • Robson | Sexta-Feira, 26 de Janeiro de 2018, 15h54
    5
    1

    Para os AMIGOS a lei, para os INIMIGOS os rigores da lei. PF e MPF vai aliviar? Duvida? O POVO confia em Vossas Excelências.

  • CLOVIS | Sexta-Feira, 26 de Janeiro de 2018, 15h47
    7
    1

    EITA INVESTIGAÇÃO DEVAGAR QUASE PARANDO, NEM NO POSTO YPIRANGA SABEM ALGO SOBE ESSE GRAMPO.

  • João José de Rosário | Sexta-Feira, 26 de Janeiro de 2018, 15h05
    12
    2

    Esse CAMPBEL foi comprado pelo PAULO TAQUES...assim como o silêncio do PERMÍNIO ! NESSE PAÍS DE BÓSTA TUDO DE COLOCA PREÇO !!! Que o diga o Perito do caso do JAJAH NEVES...

  • Teófilo | Sexta-Feira, 26 de Janeiro de 2018, 14h33
    5
    6

    “Basta simples consulta...” Que vergonha hein para MT um Presidente desinformado

  • Gonçalo | Sexta-Feira, 26 de Janeiro de 2018, 14h30
    6
    2

    Quando o presidente quer aparecer demais da nisso. Poderia pe ferramenta ir dormir sem essa.

  • Fabio | Sexta-Feira, 26 de Janeiro de 2018, 14h29
    3
    8

    Parabéns, Ministro!

  • REnato | Sexta-Feira, 26 de Janeiro de 2018, 14h27
    3
    9

    Eu só gostaria que esse Presidente da OAB, LEONARDO, tivesse cobrando com tantas forças a punição dos homens que quebraram MT,como Riva e Silval,assim como tem cobrado das autoridades esse processo. Ele né meu disfarça.

  • nilton | Sexta-Feira, 26 de Janeiro de 2018, 14h17
    9
    1

    ou seja, na comemoração da Cuiabá 520 anos terá andamento

  • Gustavo | Sexta-Feira, 26 de Janeiro de 2018, 14h09
    4
    8

    Esse DR LEOnardo não sabe o que é segredo de justiça?

  • Leandro | Sexta-Feira, 26 de Janeiro de 2018, 14h07
    3
    8

    Kkkkk.... Como advogado fiquei com vergonha alheia de saber que o Presidente da OAB de MT passou esse vexame na gente.

  • Julio | Sexta-Feira, 26 de Janeiro de 2018, 14h04
    3
    8

    Bem feito pra esse Presidente da OAB! Ser chamado por um Ministro de DESINFORMADO. Podia dormir sem essa!

  • Antonio José | Sexta-Feira, 26 de Janeiro de 2018, 13h48
    8
    2

    A culpa é do Sinval?

  • Jes | Sexta-Feira, 26 de Janeiro de 2018, 13h33
    6
    1

    Vergonhosa toda a estrutura legal de MT. Aos amigos doce aos demais perseguiçao... Deus esta vendo ... dele vcs nao escapam