Três suplentes de vereadores tomaram posse em solenidade realizada nesta terça-feira (01), na Câmara Municipal de Cuiabá. Arnaldo Penha (SDD), primeiro suplente de Domingos Sávio (SDD), Aparecido Mendonça (PT), terceiro suplente de Allan Kardec (PT) e Néviton Fagundes (PTB), primeiro suplente de Clovito Hugueney (SDD) assumem a princípio por 30 dias.
Penha e Fagundes foram vereadores na legislação passada. O rodízio para contemplar os colegas deverá contar ainda com segundo suplente de Mário Nadaf (PV), o ex-vereador Zito Adrien (PV). Nadaf também se licenciará ainda neste mês de abril.
Clovito Hugueney é o único parlamentar que tirou licença médica. Os demais se licenciaram justamente para beneficiar os suplentes e também para iniciarem articulações visando as eleições deste ano. Kardec e Nadaf são pré-candidatos a deputado estadual. Sávio por sua vez sinalizou uma possível disputa pelo Senado Federal.
Os vereadores estão se licenciando da Casa, no mês em que o julgamento pela cassação do mandato do colega parlamentar, o ex-presidente, João Emanuel (PSD) deverá entrar em pauta no plenário. A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar (CEDP), protocolará na próxima sessão, dia 3, o relatório final das investigações. Está previsto para o começo da segunda quinzena de abril, a votação em plenário do relatório, ocasião em que os 25 vereadores deverão votar pela cassação ou não do mandato parlamentar.
Questionados como será feita a questão da votação, tendo em vista que eles (suplentes) estão assumindo a cadeira no Legislativo cuiabano faltando menos de 20 dias para o julgamento, os novos parlamentares disseram que vão seguir a orientação partidária. Já os vereadores que estão deixando a cadeira por 30 dias garantiram que não foi por causa da votação e que eles já estavam anunciando a licença há alguns dias.