Política Terça-Feira, 18 de Fevereiro de 2014, 22h:10 | Atualizado:

Terça-Feira, 18 de Fevereiro de 2014, 22h:10 | Atualizado:

Notícia

TCEstudantil retoma atividades com a visita de coordenadores e diretores da rede pública estadual

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Representantes da Secretaria Estadual de Educação, diretores das escolas e representantes das universidades de Cuiabá e Várzea Grande, participaram nesta terça-feira (18.02) do Projeto TCEstudantil do Tribunal de Contas de Mato Grosso. O objetivo da visita foi conhecer o projeto e discutir a ampliação da participação das escolas estaduais. O TCE Estudantil tem como objetivo trazer estudantes de nível médio e universitários para visitar o Tribunal de Contas, visando à formação de valores fundamentais para o exercício da cidadania e do controle social.

Durante a visita, os estudantes têm a oportunidade de conhecer a missão do TCE-MT, acompanhar o julgamento das contas públicas no Plenário e aprender a utilizar os canais de comunicação voltados para a sociedade.

Os representantes da Seduc e das escolas de Cuiabá e Várzea Grande assistiram à sessão plenária, e conheceram o projeto TCE Estudantil através de palestras e dinâmicas, realizadas pela Assessoria de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania

Conforme a mediadora e assessora especial da Seduc, Maria Simone Turcatto, o projeto possibilita aos alunos que compreendam a função do Tribunal de Contas. "É uma oportunidade de os alunos saírem do ambiente escolar para vivenciar um aula prática através das palestras e da sessão plenária. Além de compreender qual o papel do cidadão, eles podem ver que muita coisa pode ser feita na própria escola, é uma oportunidade única!'', afirmou.

Para o professor universitário Bartolomeu José Ribeiro de Souza, a vivência concreta sobre o função de controle do Tribunal de Contas contribui para que os alunos entendam mais sobre a aplicação dos recursos públicos. "Compreender a importância desta instituição é um exercício concreto de cidadania'', completou. Bartolomeu trouxe em 2013 cerca de 30 acadêmicos do curso de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que puderam compreender sobre o financiamento da educação pública no Brasil. "É uma aula muito produtiva, pois os alunos passam a ter uma visão concreta sobre como é feito o controle do dinheiro público'', disse.

O Projeto TCEstudantil teve início no ano de 2001 e até setembro de 2013 realizou 61 eventos, contando com a participação de 14.818 estudantes. Ao todo foram distribuídos 85.000 gibis e 9.000 dvd's do gibi, que explica de forma lúdica a função do TCE-MT.

As instituições de ensino que desejarem participar do TCEstudantil podem entrar em contato com a Secretaria de Articulação Institucional do TCE-MT 3613-2911 ou pelo e-mail [email protected].





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet