Política Sexta-Feira, 31 de Maio de 2019, 14h:10 | Atualizado:

Sexta-Feira, 31 de Maio de 2019, 14h:10 | Atualizado:

SEM FORO

TJ manda procurador flagrado em motel com menores ser julgado em 1ª instância em MT

Apesar de flagra, Benedito será julgado apenas por porte ilegal de arma

DIEGO FREDERICI
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

assembleianova.jpg

 

O Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso – a instância máxima do Poder Judiciário Estadual, composta por todos os seus desembargadores - negou um recurso interposto pelo procurador da Assembleia Legislativa, Benedito Cesar Correa Carvalho. A decisão manteve a remessa de uma ação penal que tramita contra o servidor na primeira instância do TJ-MT, negando-lhe, portanto, os benefícios do chamado “foro privilegiado”.

O acórdão do Pleno em decisão colegiada que determinou a remessa da ação penal à primeira instância foi proferido em sessão de julgamento desta quinta-feira (30). Os magistrados seguiram por unanimidade o voto do relator do recurso, o desembargador Alberto Ferreira de Souza.

Ele revelou em sua manifestação que o crime da ameaça sofrida pelas duas adolescentes que estavam num motel com o procurador em 2011 prescreveu em função da não apresentação da denúncia. Entretanto, conforme explicou o desembargador, o crime de porte ilegal de arma de fogo, tendo em vista que a suposta ameaça também se deu por meio do uso de um revólver calibre 38, não possui competência da Corte (Pleno) para seu julgamento. “No crime de ameaça verificou-se a decadência a mercê da não apresentação da denúncia pelas ofendidas. Mas no que diz respeito ao porte de arma de fogo, a toda evidência, não vem de ser dessa corte a competência para julgá-lo”, resumiu o desembargador.

No processo, o procurador alegou que deveria ser julgado pelos desembargadores do TJ-MT em razão de gozar do “foro privilegiado” – ou por prerrogativa de função -, que determina que apenas a segunda instância, e demais tribunais superiores, julguem o caso a autoridades públicas envolvidas em delitos da esfera criminal. Benedito César Corrêa Carvalho foi preso num motel na MT-251 (Estrada de Chapada), no ano de 2011, com duas adolescentes. Ele as ameaçou com um revólver calibre 38, chegando a prender uma delas no banheiro.

 





Postar um novo comentário





Comentários (2)

  • Fiscal do Povo

    Sexta-Feira, 31 de Maio de 2019, 18h29
  • Bobão
    0
    0



  • Anselmo

    Sexta-Feira, 31 de Maio de 2019, 14h40
  • Patético, 2011 esperaram prescrever para julgar
    3
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet