Política Segunda-Feira, 18 de Março de 2024, 08h:50 | Atualizado:

Segunda-Feira, 18 de Março de 2024, 08h:50 | Atualizado:

GUERRA

TJ nega recurso de petista em MT para anular moção ao Bope por morte de 28

Ação aconteceu na favela do Jacarezinho no RJ

LEONARDO HEITOR
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

bope pm mt.jpg

 

A Primeira Câmara de Direito Público e Coletivo do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) negou um recurso proposto pela vereadora de Cuiabá, Edna Sampaio (PT), que tentava revogar uma moção de aplausos concedida pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso e pela Câmara de Vereadores da capital. As duas Casas homenagearam os policiais envolvidos em uma operação policial ocorrida na Favela do Jacarezinho, no Rio de Janeiro, que resultou na morte de 28 moradores da região, ocorrida em maio de 2021.

Edna Sampaio entrou com a ação, para tentar revogar a homenagem, mas o Juízo da Vara Especializada em Ações Coletivas de Cuiabá indeferiu a petição inicial e julgou extinta a ação sem resolução do mérito. De acordo com a parlamentar, as honrarias configurariam ‘apologia ao crime ou a criminosos’, classificando a operação como ‘fato criminoso’.

Na decisão, os desembargadores pontuaram que o fato de parlamentares aprovarem moções de aplausos aos policiais que participaram da operação não significa a automática configuração do delito de apologia ao crime. Os magistrados destacaram que qualquer eventual excesso na referida operação que resultou na morte de 28 moradores será objeto de apuração, seja na seara administrativa ou judicial.

Os desembargadores ressaltaram ainda que a aprovação de moção de aplauso é um ato proveniente do Poder Legislativo de previsão regimental, cuja natureza é eminentemente política, ou seja, é um ato político previsto no regimento interno da respectiva Casa Legislativa (seja Assembleia Legislativa ou Câmara de Vereadores). “Logo, não há falar desde logo, que houve ofensa ao princípio da moralidade administrativa, ante à ausência de comprovação de lesividade apontada na exordial e nas razões recursais. Nesse contexto, conclui-se que trata-se de matéria interna corporis do Poder Legislativo, não podendo o Poder Judiciário exercer o controle judicial sobre o alcance das normas regimentais, salvo em caso de flagrante desrespeito às normas constitucionais, sob pena de incorrer em ofensa ao princípio da separação dos poderes, o que definitivamente não é o caso dos autos. Diante do acima exposto, conheço do Recurso, mas nego-lhe provimento e, em sede de reexame necessário, ratifico a sentença por seus próprios e jurídicos fundamentos”, aponta a decisão.





Postar um novo comentário





Comentários (7)

  • Cuiabano

    Segunda-Feira, 18 de Março de 2024, 12h30
  • Porque esse povinho de esquerda adora tanto ladrões latrocidas estupradores traficantes de drogas assassinos ? Eles não pagam impostos sequer de um palito de fósforo, diferente do cidadão de bem que trabalha paga impostos ajuda no engrandecimento do país mas eles preferem os criminosos cruéis covardes impiedosos que roubam e matam pra roubar pra comprar drogas e bebidas alcoólicas, estupram, traficam drogas, cometem chacinas, homicídios...
    3
    0



  • EDUARDO S

    Segunda-Feira, 18 de Março de 2024, 10h29
  • Sempre assim, a esquerda ligada a bandidagem a exemplo a primeira dama do trafico C.V foi abraçar dino , lula e a turma..que safadeza sem tamanha essa, inversao de valores e essa vereadora nao é aquela que apropiou de dinheiro que nao lhe pertencia ? pois é. defende a bandidagem..
    4
    0



  • Nao Eleitor em Mato Grosso

    Segunda-Feira, 18 de Março de 2024, 10h21
  • O interessante é que o #PAI LuLE# apoia os governos de Venezuela..HAMAS...Nicarágua...Cuba...China..Coréia do Norte e outros mais governos comunistas e essa MUIÉZINHA que foi caçada por RACHADINHAS vem com essa estória. Se já tentaram até matar o Bolsonaro.!!! Caça logo essa PARASITA da RACHADINHA...
    4
    0



  • Afonsão

    Segunda-Feira, 18 de Março de 2024, 10h14
  • Seu partido está cheio de bandidos vereadora. Inclusive condenados nas três instancias,pra esses a senhora aplaude????
    4
    1



  • Cuiabano

    Segunda-Feira, 18 de Março de 2024, 10h00
  • E tem gente ainda que tem dúvidas que este partido defende facção criminosa?
    3
    1



  • Leal

    Segunda-Feira, 18 de Março de 2024, 09h38
  • Petista, como sempre, DO LADO DOS MARGINAIS?defende os bandidos e os policiais que se danem!!
    9
    3



  • Nascimento

    Segunda-Feira, 18 de Março de 2024, 09h21
  • Parabéns a todos os homenageados, primeiro por terem colocados suas vidas em risco para defender a sociedade, segundo que foi um ato promovido por que legalmente foi instítuido com poderes para o mesmo.
    7
    1











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet