Política Quinta-Feira, 05 de Julho de 2018, 14h:40 | Atualizado:

Quinta-Feira, 05 de Julho de 2018, 14h:40 | Atualizado:

SEM MITO

TRE manda retirar outdoors que exaltam pré-candidato a presidente em MT

Juiz entende que gastos com publicidade ainda representam gastos que não serão comprovados na prestação de contas

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

bolsonaro.jpg

 

O Ministério Público Federal, por meio da Procuradoria Regional Eleitoral, conseguiu junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT) decisão judicial favorável para que outdoors contendo a fotografia e o nome do provável candidato à presidência da República, Jair Bolsonaro fossem retirados das ruas do município de Pontes e Lacerda, localizada a 449 km de Cuiabá, na região Sudoeste de Mato Grosso. A publicidade estava registrada em nome do grupo “Avança Lacerda”.

No pedido feito a Justiça Eleitoral, a procuradora regional eleitoral, Cristina Nascimento de Melo, requereu que os painéis fossem retirados num prazo de 24 horas, pois caracterizavam a realização de propaganda eleitoral extemporânea, já que os outdoors continham fotografia e nome do deputado federal Jair Bolsonaro, com a bandeira do Brasil de fundo e mensagem de natureza tipicamente eleitoral. “A veiculação de tais outdoors afronta duplamente o regramento eleitoral. De um lado porque ocorre antes do período em que é permitida a propaganda eleitoral e, de outro, pelo fato de a própria figura do outdoor ter sido banida da política do Brasil desde 2006”, afirma a procuradora.

A decisão favorável ao Ministério Público Eleitoral foi o dada pelo juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT), Paulo Cezar Alves Sodre. Em seu despacho, o magistrado coloca que, “se durante o período previsto para propaganda eleitoral que nestas eleições se inicia a partir de 16 de agosto de 2018, não se admite a propaganda por meio de outdoor, muito menos poderá ser admitida na denominada fase de pré-campanha, onde os atos são notoriamente mais restritos”.

O magistrado apresentou duas fundamentações para sua decisão. A primeira foi que, mesmo não havendo pedidos explícitos de votos, o outdoor na maneira como visualizado será considerado propaganda eleitoral mesmo no período permitido, porque terá por finalidade apresentar o suposto candidato como uma pessoa apta a resolver o problema da corrupção no Brasil. “Logo, se durante o período em que se admite a propaganda eleitoral (a partir de 16 de agosto deste ano), a mensagem veiculada seria considerada como propaganda vedada por ter sido veiculado em outdoor, forçoso concluir que, no presente momento, ela também é vedada exatamente por ter sido veiculada por meio de outdoor”.

Já a segunda fundamentação aponta que, a partir do momento que a propaganda é veiculada via outdoor, presumi-se que houve gastos financeiros, que só podem ser realizados após as convenções partidárias, o registro da candidatura, a abertura do CNPJ da campanha, bem como a abertura da conta bancária. Neste caso, mesmo que quem tenha arcado com as despesas para implantação do outdoor, tal custo tem que ser registrado como doação, que só pode ser feita, com exceção do financiamento coletivo, “após a existência plena e válida da candidatura devidamente registrada perante o órgão competente”.

 





Postar um novo comentário





Comentários (11)

  • Realista

    Sábado, 07 de Julho de 2018, 09h41
  • Esse Bolsonaro é deputado pelo Rio de Janeiro mais de 20 anos e olha a situação em que aquele estado se encontra. Ele confraternizou com Garotinho e Sérgio Cabral dois corruptos que estão presos. Agora vem os eleitores idiotas apoiar um incompetente dessa laia que recebe auxilio moradia sem precisar é que segundo o próprio o dinheiro é usado "pra comer gente. Mito só se for da bandidagem
    0
    0



  • roberto18

    Quinta-Feira, 05 de Julho de 2018, 19h27
  • parabéns as autoridades por remover esse lixo.
    0
    0



  • Nefe Nogueira

    Quinta-Feira, 05 de Julho de 2018, 18h32
  • Tem pessoas que se acham inteligentes, publicam comentários parecendo que vai defender o povo e, de repente mostra sua tendência política. O que quer dizer "Nossa bandeira jamais será vermelha"..."Direita MT"....., para bons entendedores, é um contraste político com cunho partidário direcionado à outrem, eis o motivo pelo qual o TRE intercedeu.
    0
    1



  • jota2018

    Quinta-Feira, 05 de Julho de 2018, 17h29
  • Oh Gaspar, o que tem a ver Pedro Taques com TRE ? Vc é um funcionário da Esquerda e não se identifica pq vejo muitos aqui que o critica mas ficam colocando nominho fictício, covarde e hipócrita. O que aconteceu é que não pode, mas indignados ficamos mesmo, pq é algo pago com dinheiro particular e em propriedade particular ... Mas esse é o Brasil, Institutos de Ibopes fazendo campanha pró soltura de um Condenado, insinuando que o mesmo ainda seria uma melhor opção para o País ... vergonha ! Sendo assim até Beira Mar, Marcola entre outros tbem podem ... Ainda bem que trocaram o Presidente do TSE, pq se não era capaz de acontecer algo do dia pra noite.
    0
    0



  • Luluzinha

    Quinta-Feira, 05 de Julho de 2018, 17h20
  • Toma otarios
    1
    1



  • Justiceiro

    Quinta-Feira, 05 de Julho de 2018, 17h10
  • Outdoors do cidadao roubado, assaltado e indignado..Outdoors de pessoa que tiraram do bolso o recurso sem fins ideologico, sem fina politico e sim de homenagem e reflexao..outdoora pago com recurso de pessoas que esta cansado de corrupçao e de justiça extremamente acochambrada., soltando vagabundo condenados...soltando criminosos pegos em.flagra te com altos kg de drogas e etc.. Outdoors pago com dinheiro do trabalhador que acredita em pessoas honestas.. Qual crime eleitoral ou campanha antecipada? No outdoors nao pede voto!! No outdoors nao fala em partidos!! No outdoors nao foi pago com dinheiro partidario e etc.. Justiça qual?
    5
    4



  • luciano

    Quinta-Feira, 05 de Julho de 2018, 16h18
  • Não adianta o chororo o Bolsonaro será o próximo presidente do Brasil e ponto final !
    10
    9



  • Allison

    Quinta-Feira, 05 de Julho de 2018, 15h56
  • Túlio, Gaspar e "Cidadão Honesto", o judiciário funciona da seguinte forma, por provocação. Se algum de vocês acham que isso tudo que falaram se enquadra como propaganda eleitora antecipada basta fazerem uma denúncia. Simples, né? Agora parem de serem proativos na internet e sejam na vida. E parabéns que denunciou essa!
    5
    5



  • T?lio

    Quinta-Feira, 05 de Julho de 2018, 15h41
  • O PSDB manda até no TRE. O Brasil não tem solução.
    14
    6



  • Gaspar

    Quinta-Feira, 05 de Julho de 2018, 15h40
  • Fazer comíssios em faculdades públicas em apoio à político condenado pode, mas colocar outdoors não pode. Esse é o TRE do Pedro Taques.
    15
    6



  • CIDAD?O HONESTO

    Quinta-Feira, 05 de Julho de 2018, 15h22
  • O TRE de Mato Grosso é uma piada. Não vê Caravana Eleitoreira com discursos inflamados do governador, não vê inauguração de obras que nunca serão entregues (estelionato eleitoral), nem a delação do Alan Maluf afirmando categoricamente que os desvios de 56 milhões da Seduc foram para quitar dívidas não declaradas de campanha do governador. Não vê inúmeros professores de universidades públicas realizando palestras em defesa do Lula e fazendo política partidária. Enfim, uma vergonha!
    18
    6











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet