O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT) manteve uma multa de R$ 10 mil contra o ex-prefeito de Barra do Garças (501 Km de Cuiabá), Roberto Farias (PL), pré-candidato em 2024 para voltar a comandar o município. A penalidade foi imposta em razão de uma entrevista concedida pelo político a uma emissora de Barra do Garças em março deste ano, onde ele “pediu votos”.
Os membros do TRE/MT seguiram por unanimidade o voto da desembargadora, e vice-presidente da Corte Eleitoral, Serly Marcondes Alves, relatora de um recurso de Roberto Farias contra a aplicação da multa. A sessão de julgamento que manteve a multa ocorreu em 27 de junho de 2024.
Nos autos, o ex-prefeito apelou à “liberdade de expressão” para criticar a atual gestão em Barra do Garças em sua entrevista. A desembargadora Serly Marcondes Alves, por sua vez, esclareceu que Roberto Farias foi “além” da mera crítica.
“O uso de expressões acima destacadas, como ‘vamos fazer juntos’, ‘juntos somos mais fortes’ e ‘mudança para melhor’ evidenciam o nítido intuito do entrevistado, em promover sua candidatura ao pleito vindouro, utilizando-se enfaticamente de palavras e expressões que visam angariar votos junto ao eleitorado”, analisou a vice-presidente.
A entrevista chegou a ser publicada no You Tube, porém, o vídeo foi removido da plataforma. Roberto Farias foi envolvido em “diversas polêmicas” enquanto gestor de Barra do Garças na década de 2010, como aluguéis pagos para escolas que “nunca funcionaram”, a contratação de “servidores fantasmas“ e até “doações” de terrenos públicos para aliados.
O ex-prefeito, porém, foi absolvido das acusações em decorrência de mudanças na Lei de Improbidade Administrativa (LIA), promovidas por deputados federais e senadores em 2021, que tornaram a legislação “mais branda”.
ANTONIO
Domingo, 07 de Julho de 2024, 19h33Afonsão
Domingo, 07 de Julho de 2024, 19h33Davi
Domingo, 07 de Julho de 2024, 17h00Leal
Domingo, 07 de Julho de 2024, 16h27Dimas Lima
Domingo, 07 de Julho de 2024, 16h24