O União Brasil em Cuiabá entrou na Justiça Eleitoral contra o humorista Thyago Mourão contra um vídeo postado em suas redes sociais, com o personagem “Xô Dito”, que debocha de pré-candidatos a prefeito da Capital em 2024 - entre eles, Eduardo Botelho (União). O processo, que tramita na 1ª Zona Eleitoral de Cuiabá sob a condução do juiz Jamilson Haddad Campos, faz duras críticas ao trabalho do humorista, acusado pelo União Brasil da Capital de “mentiroso”, de espalhar “fake news” e de ser um “pseudo comediante”.
“O deputado Eduardo Botelho não é proprietário, sócio, gerente ou administrador de nenhuma empresa de ônibus, tapa-buraco, construtora ou transportadora. Repetimos: O deputado Eduardo Botelho não é proprietário de nenhuma das empresas citadas no vídeo ilícito, seja de transporte de passageiros (ônibus) ou construtora atuante no ramo de pavimentação (tapa-buraco). Isso é fato!”, enfatiza a representação.
O “ranço” da agremiação contra o artista começou com a revelação de que a família de Eduardo Botelho, tradicional no setor de transporte público urbano, “poderia” receber, sem custo, os ônibus do Bus Rapid Transit (BRT), que está sendo implantado na Capital. O BRT é uma iniciativa do governador Mauro Mendes (União), um dos “fiadores” da pré-candidatura de Eduardo Botelho à prefeitura de Cuiabá.
Thyago Mourão, com seu “Xô Dito”, usou o assunto para postar um vídeo na última segunda-feira (24) debochando do fato. “As obras do BRT que Mauro Mendes está fazendo, além de está ruim, ainda vai entregar administração direto pras empresas da família do Botelho. Sem licitação, sem concorrência, de mão beijada, na surdina”, informou “Xô Dito” em seu “Prantão Capivara News”.
O União Brasil de Cuiabá não achou graça do vídeo e pede para retirar das redes sociais tanto o post de Thyago Mourão quanto do personagem “Critino da Pesada”, chamado de “apócrifo” pela agremiação. O partido também quer que o humorista seja penalizado com uma multa em " valor máximo".
“Apesar do aparente humor e tom jocoso constante da publicação, o ilícito e criminoso expediente publicitário foi cuidadosamente pensado e preparado pelo representado de forma a disseminar desinformação e fake news contra um pré-candidato ao mentir de forma categórica e descarada”, bradou o partido na representação.
O juiz da 1ª Zona Eleitoral ainda não proferiu uma decisão sobre o assunto. Curiosamente, num outro "Prantão Capivara News" postado pelo humorista na última quarta-feira (26), o próprio Botelho admitiu em comentário no Instagram de Thyago Mourão que “riu” da chacota - aproveitando para dizer que defende uma “licitação” para o BRT.
“Até eu ri com você, Xô Dito. Mas é verdade, já avisei que vai ter licitação!”, brincou o pré-candidato (no post).
RECADO A ADVERSÁRIO
Um dos agentes políticos que trouxeram a informação de que a família de Eduardo Botelho “ficaria” com os ônibus do BRT - de graça, sem licitação -, foi o deputado federal Abílio (PL-MT), também pré-candidato à prefeitura de Cuiabá em 2024. A representação do União, entretanto, despreza o concorrente, único que possui o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro e também dos bolsonaristas.
A agremiação, na verdade, se volta contra o deputado estadual Lúdio Cabral (PT-MT), nome que fecha a tríplice dos pré-candidatos mais competitivos na Capital nas eleições municipais deste ano. Chamando Thyago Mourão de “pseudo comediante”, o União afirma que o humorista, supostamente, não fez nenhum vídeo “debochando” de Lúdio. “Apenas a título de observação no momento, o pseudo comediante representado não fizera propaganda negativa contra o pré-candidato Lúdio”, diz a representação.
Thyago Mourão, por sua vez, respondeu com mais uma chacota à representação. Ele realiza nesta quinta-feira (27) uma enquete no seu Instagram, perguntando aos seguidores se Eduardo Botelho é “fã” ou “hater”.
Cuiabano
Quinta-Feira, 27 de Junho de 2024, 19h02Bolsomins é idiota
Quinta-Feira, 27 de Junho de 2024, 18h35Zeca
Quinta-Feira, 27 de Junho de 2024, 18h07CIDADÃO
Quinta-Feira, 27 de Junho de 2024, 17h17André
Quinta-Feira, 27 de Junho de 2024, 17h11BOTELHONÃO
Quinta-Feira, 27 de Junho de 2024, 16h51Gerson Cantor
Quinta-Feira, 27 de Junho de 2024, 16h33Não identifiquei
Quinta-Feira, 27 de Junho de 2024, 16h02bird
Quinta-Feira, 27 de Junho de 2024, 15h45Nhonhô bacaiúva
Quinta-Feira, 27 de Junho de 2024, 15h42César
Quinta-Feira, 27 de Junho de 2024, 15h35pagador de impostos
Quinta-Feira, 27 de Junho de 2024, 15h17