Política Sexta-Feira, 21 de Março de 2014, 14h:50 | Atualizado:

Sexta-Feira, 21 de Março de 2014, 14h:50 | Atualizado:

Notícia

Vereador cobra aplicação de Lei que prevê descarte correto de medicamentos

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

O vereador Marcrean Santos (PRTB) cobrou um posicionamento da Prefeitura de Cuiabá quanto a aplicabilidade da lei nº5.678 de agosto de 2013, que prevê a coleta de medicamentos vencidos ou não utilizados pelas revendedoras. A mensagem foi aprovada e sancionada pelo prefeito Mauro Mendes (PSB) no final do ano passado. No entanto, até o momento ela não foi aplicada, de fato, pelo Executivo. 

Na prática, ela determina que as farmácias e drogarias da Capital disponibilizem, em suas unidades de atendimento, um ponto de coleta de medicamentos vencidos ou impróprios para o consumo. "Os medicamentos, tanto do estabelecimento como os entregues pelos clientes, podem ser depositados em urnas feitas especialmente para acondicionar de forma segura os resíduos. Como se fosse pontos de coleta", explica o parlamentar.

Conforme o texto da Lei, os recipientes deverão ser disponibilizados pelas industrias, fabricantes, manipuladoras ou distribuidoras.  "Caberá aos fabricantes, ou a quem disponibilizar o recipiente, a troca quando necessário, bem como o descarte correto ao material coletado", pontua.

O descumprimento desta medida prevê multa que variam de R$ 1 mil a R$ 100 mil. Em caso de reincidência, o valor da penalidade será aplicada em dobro. A intenção do parlamentar é evitar que este tipo de medicamento sejam jogados em lugares inapropriados, podendo causar danos ao meio ambiente, bem como a saúde da população.

"Queremos garantir a aplicabilidade de esta Lei. O lençol freático pode ser atingido ao realizar o descarte de medicamento inutilizáveis em qualquer lugar. A nossa água pode ser contaminada pelos remédios, algo que usamos para melhorarmos de algo. Além disso, pode causar doenças. Isso não pode acontecer", argumento Marcream.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia






Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet