Política Quinta-Feira, 06 de Março de 2025, 15h:42 | Atualizado:

Quinta-Feira, 06 de Março de 2025, 15h:42 | Atualizado:

VIRA CASACA

Vereador defende escolas militares e detona petistas por ação no TJ: "aberração"

Parlamentar que o ensino em tais unidades é muito melhor

BRENDA CLOSS
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

adevair.jpg

 

O vereador Adevair Cabral (Solidariedade) usou a tribuna da Câmara de Cuiabá para enaltecer o modelo de escolas cívico-militares em Mato Grosso na sessão desta quinta-feira (6). Professor da rede estadual por 12 anos, ele elogiou a melhoria do ensino no Estado, e disparou críticas aos deputados Lúdio Cabral e Valdir Barranco (ambos PT ), que entraram na Justiça para proibir a criação dessas escolas.

Conforme dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, Mato Grosso saltou da 22ª para a 8ª posição no ranking nacional de educação. Adevair Cabral classificou como "aberração" e "inaceitável" a ação dos dois deputados, que questionam a eficácia e a legitimidade das escolas cívico-militares. Ele ainda parabenizou o vice-governador Otaviano Piveta (Republicanos) e o governador Mauro Mendes (UB) pelos avanços na educação, destacando que “muitos alunos estão migrando de escolas particulares para as estaduais”.

“Eu fui professor 12 anos pelo estado de Mato Grosso e eu tenho certeza absoluta que atualmente o ensino é muito melhor do que era antes, muito melhor, melhorou muito, e agora dois deputados, um chamado Lúdio Cabral e outro Barranco, dizem que entraram na Justiça para fazer um projeto proibindo o estado criar as escolas cívico-militar. É uma aberração, uma situação dessa é inaceitável, é inaceitável”, disparou. 

Curiosamente, o mesmo Adevair que desdenha dos deputados Lúdio e Barranco por questionarem as escolas cívico-militares, decidiu apoiar Lúdio Cabral no segundo turno das eleições municipais de 2024 em Cuiabá, contra o então deputado federal Abilio Brunini (PL). Com a derrota, Adevair se tornou oposição ao bolsonarista no Parlamento Municipal. 

No entanto, a defesa do modelo cívico-militar não é consenso. O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) tem sido um dos principais críticos dessa proposta. Para o sindicato, o modelo militarizado representa um retrocesso, pois prioriza a disciplina em detrimento da formação crítica e cidadã dos estudantes.

Além disso, o sindicato denuncia que as escolas cívico-militares não possuem comprovação de eficácia acadêmica superior em relação às escolas regulares, servindo mais como um projeto ideológico do que educacionais. 





Postar um novo comentário





Comentários (18)

  • Leal

    Quinta-Feira, 06 de Março de 2025, 22h30
  • Pois é, deputados Ludio e Barranco?Bom mesmo é estudar nas escolas públicas onde muitos alunos vão armados com faca ou coisa pior para ameaçar desafetos e professores. Ondem aprendem tudo da Agenda Woke mas nada que interessa para colocá-los em condições de competir em pé de igualdade com alunos das escolas privadas. Onde terminam o ensino médio e nem sabem o que é a fórmula de Bhaskara. E assim são muitas escolas defendidas com unhas e dentes, porque a muitos não interessa que sejam melhores?
    1
    2



  • Cy

    Quinta-Feira, 06 de Março de 2025, 19h23
  • Por mais escolas Cívicos, seu neto pode não estar fazendo na sua frente, mas pode estar fazendo às escondidas, que nem questão de orientação sexual, os da direita e extrema direita querem todos o gays, lésbicas NO ARMÁRIO, contidos, porque assim se sentem mais seguros.
    2
    0



  • Maria Auxiliadora

    Quinta-Feira, 06 de Março de 2025, 19h21
  • Se a escola militar é essa Brastemp toda porque os filhos dos deputados, senadores, secretários de estados, vereadores, governadores e prefeitos que apoiam a militarização do ensino formal não estudam nessas escolas e sim em escolas particulares ??? Esse decair é nojento. O mais bizarro ainda é que tem gente (que pensa) que vota nesse monte de estrume. Esse encosto não tem ideologia, tem uma coluna cervical que parece de um contorcionista de circo, pende pro lado que paga mais.
    3
    1



  • José Divino

    Quinta-Feira, 06 de Março de 2025, 18h55
  • Os incompetentes dos pais não conseguem educar seus filhos e querem que os militares façam isso nas escolas. Militar foi treinado e preparado para estar na rua, cuidando da segurança da população, prendendo bandidos e não para fazer aquilo que seja filhos não aprenderam com vocês, pais irresponsáveis, que é a educação e o respeito ao próximo.
    0
    2



  • Gegê

    Quinta-Feira, 06 de Março de 2025, 18h48
  • Quem é ele? Aquele que o repórter Arthur pegou no flagra recebendo sem trabalhar? Por que só agora vocês acham que os militares são a salvação da educação? Qual o preparo destes militares para educar? Qual a mágica??
    2
    1



  • Almeida

    Quinta-Feira, 06 de Março de 2025, 18h08
  • Olha...olha... Professor Adevair!!! será que o senhor era um bom professor???? So agora o senhor fala em melhoria na educação? Senhor sabia que as escolas militares, são excludentes???? tem que fazer seleção para estudar la? que os alunos que não fazem ordem unidas são expulsos? que os professores de outras escolas tem tem o privilegio de ter policiais militares como agentes de pátio? Que escola comum não tem um viatura 24 horas na porta? e se meu filho não passar na prova? como faço para matricular ele numa escola militar? responde ai vereador, claro se puder.
    22
    6



  • denisio tavares

    Quinta-Feira, 06 de Março de 2025, 17h39
  • Esse Vereador é uns dos papa ovo do governador, pois tá tirando a Educação de Profissionais que estudaram pra ensinar, ai coloca nas mãos de quem não tem nenhuma formação pra ensinar isso é uma regressão absurda, esse Mauro Mente é um Fake Governo.
    22
    7



  • Onde estudam os filhos deles?

    Quinta-Feira, 06 de Março de 2025, 17h33
  • Os filhos/netos/sobrinhos dos Maggi, dos Pivettas, dos Mendes, dos Campos, eles estão estudando nessas maravilhas de escolas civico-militares, usando farda e batendo continência pra PM aposentado? Não, né? Ou tô enganado? Agora, suponham que o ensino nelas tenha melhorado, esclareçam se houve investimentos adicionais nessas escolas, quanto custa um aluno nela e quanto custa nas outras escolas. Só para eu saber se a melhoria (se houve) seria resultado de maior investimento ou de ser "cívico-militar". Respondam aí, é pro meu TCC.
    24
    7



  • André

    Quinta-Feira, 06 de Março de 2025, 17h07
  • A questão do militarismo das escolas está atrelada à polarização política no país. É uma situação momentânea essa militarização do ensino, com viés ideológico. Tirando a ideologia, não creio que escola teria que ser militarizada. Militar tem que cuidar de segurança pública. Se a escola pública está ruim, há que se melhorar a gestão dentro da secretaria de educação!!!!!!!! Nem que uma das ações para essa melhoria seja o aumento do rigor em relação aos alunos. Pais que são a favor do militarismo, estão comparando com o modelo atual, que é decadente, aonde aluno ameaça professor, o poste mijando no cachorro. Polarização política tira o foco da discussão e não serve para nada.
    23
    13



  • Leal

    Quinta-Feira, 06 de Março de 2025, 16h49
  • Todo mundo tem o direito de errar e REPARAR o erro!!!
    9
    8



  • POR MAIS ESCOLAS CIVICO-MILITARES

    Quinta-Feira, 06 de Março de 2025, 16h34
  • QUANTO MIMIMI... NADA MELHOR DO QUE ESTAS ESCOLAS. VI MEU NETO SER TRANSFORMADO, ESTAVA NA FASE DE FUMAR MACONHA, ACHAR LINDO, DESRESPEITAR PAIS, AVÓS, QUALQUER UM, SEM EDUCAÇÃO... E NÃO ERA PORQUE NÃO TINHA EM CASA NÃO, ESTA GERAÇÃO TÁ MUITO PERDIDA EM TODOS OS ASPECTOS. E HOJE ELE APRENDEU A RESPEITAR, CUIDAR DAS PESSOAS, ANDA LIMPINHO, CHEIROSO, AJUDA EM TUDO, É CORDIAL, TEM ORGULHO DA ESCOLA, ENGRAXA O SAPATO, LAVA O UNIFORME E CUIDA DAS COISAS DELE. VIROU UM HOMENZINHO COM VALORES...... ACORDEM ENQUANTO É TEMPO! MUITO ORGULHOSA!
    16
    26



  • Jucao

    Quinta-Feira, 06 de Março de 2025, 16h32
  • Grande vereador , meus netos e 1 sobrinho voltaram pra escola estadual e o sonho deles falam direto e estudar em Uma cívico militar esses dois deputados aí não tem e o que fazer a não ser encher o saco , é-se barranco ano que vem um barranco cai na cabeça dele , se eleger olha se eleger e o Lúdio que é do PT, por conveniência política porque certeza é da direção do partido essa patifaria , isso é brincar com o futuro das nossas crianças , parabéns vereador
    13
    20



  • Pol

    Quinta-Feira, 06 de Março de 2025, 16h32
  • Vai estudar advir, péssimo professor, não sabe falar...
    22
    6



  • marcio

    Quinta-Feira, 06 de Março de 2025, 16h30
  • Com certeza essas escolas estão instaladas nos bairros mais pobres, onde realmente a presença dos militares é necessária.. né!?
    12
    8



  • walter liz

    Quinta-Feira, 06 de Março de 2025, 16h16
  • só perguntar aos Pais o que eles acham nobres deputados, voces estão fazendo politicagem em um tema delicado, voces ( os 2 deputados ) acreditam mesmo que o ensino que voces estão defendendo soma na formação dos alunos ?
    17
    7



  • Neto

    Quinta-Feira, 06 de Março de 2025, 16h15
  • HOJE, TODO MUNDO É DE DIREITA EM MATO GROSSO.....KKKKKKKK
    21
    6



  • guaraná ralado

    Quinta-Feira, 06 de Março de 2025, 16h10
  • SERÁ QUE OS FILHOS DO BARRANCO ESTUDAM EM ESCOLA PUBLICA, MAIS TEM QUE SER AQUELAS DE PERIFERIA DAS BRABAS !!! GOSTARIA DE SABER !!!
    9
    9



  • eleitor atento

    Quinta-Feira, 06 de Março de 2025, 16h05
  • Advair o seu silencio o fara mais forte,.. não cuspa no prato que comeu.
    22
    3











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet