Completando uma semana de empossado, o vereador Rafael Yonebuko (PL), já tem em mente alguns projetos que deve apresentar ao longo do seu mandato temporário na Câmara Municipal de Cuiabá. No lugar de Chico 2000 (PL) afastado por seis meses em decorrência da Operação Perfídia, da Polícia Judiciária Civil (PJC), Yonebuko adiantou pelo menos três ideias que quer impor no parlamento em segmentos que vão desde a atendimento a pets, saúde pública e esporte.
Em entrevista ao GD, Rafael revelou que o primeiro projeto, que ainda passa por consulta pública, é o crematório municipal para cachorros. O vereador afirma que pessoas sem condições precisam enterrar seus pets em locais não apropriados, como terrenos baldios, por isso quer instituir na capital um crematório pet. No entanto, apenas famílias de baixa renda, cadastradas no Cadastro Único seriam beneficiadas com a isenção. As demais, pagariam conforme o tamanho dos animais.
“O que a gente quer tentar viabilizar em Cuiabá é o crematório pet. Pessoas que são cadastradas no CAD Único, sem condições de pagar para cremar um animal, seriam isentas. Mas, pessoas que têm condições de pagar serão cobradas, de acordo com o tamanho do porte animal. Estamos fazendo estudos ainda para ver a viabilidade, porque aí evita de ficar jogando no terreno baldio, quando o animal morre” , disse o bolsonarista.
Sua outra proposição tem a ver com a área da saúde, o vereador quer que parques públicos como o Tia Nair e o Parque das Águas tenham ao menos uma equipe para realizar os primeiros socorros em casos de desmaios, quedas de pressão, pequenos cortes nos locais.
“Outro projeto tem relação à unidade de primeiros socorros. Queremos uma unidade de primeiro socorro para atender as pessoas no Parque das Águas e no Tia Nair, caso alguém caia, faça um corte, precisa fazer um curativo, aferir pressão, ter teste de glicemia e etc”, emenda.
Por último, Rafael ainda citou a ideia de promover as práticas de Ping-Pong, nas praças, utilizando mesas de concretas já instaladas.
“O pingue-pongue na praça, ou tênis de mesa, dá para fazer com a mesa de concreto, e instalar eles nos parques de Cuiabá ou praças públicas. O tênis de mesa é um esporte que está crescendo muito, pela primeira vez na história no tênis de mesa, o Brasil tem um campeão mundial, o Hugo Calderano”, conclui.