Política Sexta-Feira, 21 de Março de 2025, 14h:34 | Atualizado:

Sexta-Feira, 21 de Março de 2025, 14h:34 | Atualizado:

ATRITOS

Vereadora questiona se pobre tem que limpar mato

Segundo ela, os ricos vão curtir no Manso e o prefeito "chama os pobres" par limpeza

MARIANA DA SILVA
Gazeta Digital

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

MAYSA LEAO.jpg

 

A vereadora por Cuiabá Maysa Leão (Republicanos) desaprovou a decisão do prefeito Abilio Brunini (PL) em não apoiar festividades para a comemoração do aniversário de 306 anos da Capital. Ele também propôs um mutirão de limpeza na cidade. Conforme a parlamentar, a situação fiscal do município não impede que o Executivo “use a criatividade” e faça parcerias com o setor privado para os festejos.

“A festa é o alívio, principalmente do povo periférico. O momento de festa é onde as pessoas que enfrentam 4 horas de ônibus para ir para trabalhar, 4 horas para voltar, que passam sufoco no calor de Cuiabá, possam estar alegres. O povo cuiabano é feliz, festeiro’. Nada impede de que a prefeitura faça parcerias privadas para garantir a festa do nosso povo que só vive de trabalhar e que só vive de luta”, opinou. 

Na data de ontem (20) o prefeito de Cuiabá Abilio Brunini (PL) anunciou que convocará a população cuiabana para limpar a cidade no dia do seu aniversário, 8 de abril. “Quem tiver algum tipo de equipamento que ajude na limpeza, com cortador de grama e tudo mais. Quando a população vem com a gente, nos ajudando nesse processo, ajuda também a diminuir custos do município e na execução desses serviços”, disse.

O gestor negou que a prefeitura execute algum investimento em festividades e que os valores serão gastos para a saúde, melhorar a educação, tapar os buracos e fazer a limpeza da nossa cidade.  

A vereadora reforçou que não sugere que valores de outras pastas sejam empenhados para garantir as festividades, mas que a gestão explore outras maneiras de evitar que a comemoração caia no esquecimento.

“Estou dizendo para usar a criatividade e contemplar o povo mais sofrido, porque o povo rico vai para o Manso fazer festa, vai para Chapada, vai fazer churrasco, vai feriar. E a população periférica para eles sobra o quê? Limpar os matos, os quintais e as ruas? Não, tem que ter celebração também”, rechaçou.

Maysa ainda opinou que, se além da questão da saúde financeira da cidade, a motivação para a não realização de festa seja a geração de lixo durante os festejos, já que a Capital também vive uma epidemia de dengue e chikungunya, que a situação seja usada também para educar e conscientizar a população.

“Há formas de envolver a educação, outras secretarias, o Estado, para marcar o nosso 8 de abril, que é o dia do aniversário de Cuiabá, que merece um rasqueado, um cururu, siriri. Tenho certeza que a gente conseguiria parcerias com Flor Ribeirinha, com outros grupos de dança para fazer uma festa bonita, onde a gente recolhesse o nosso próprio lixo, onde a gente pregasse esse amor a Cuiabá e essa união de todos”, destacou.

Embora reconheça a quantidade de terrenos privados com casas e piscinas abandonadas e terrenos repletos de lixo que são de responsabilidade privada, ela ainda pediu para que o apelo do prefeito a população não se confunda com a responsabilidade do Executivo na limpeza urbana em outros âmbitos.

Em fevereiro, o prefeito Abilio Brunini determinou o endurecimento de medidas contra proprietários de terrenos baldios com acúmulo de sujeira em Cuiabá. Devido ao decreto de emergência na saúde publicado no dia 23 de janeiro na Gazeta Municipal, por conta do aumento de casos de dengue e chikungunya, proprietários de terrenos serão multados por fiscais da Ordem Pública, sem notificação prévia.





Postar um novo comentário





Comentários (12)

  • Edivaldo Oliveira Alves

    Sábado, 22 de Março de 2025, 08h55
  • Parabéns a vereadora, o prefeito tem uma equipe e não confia nela, pois é ele que vai na saúde, nas escolas, .... até nas seções da câmara está presente. Para qual cargo ele foi eleito? Alguém tem que avisar ele a diferença entre Legislação - Jurisdição e Executivo, pois o mesmo não sabe.
    2
    1



  • João Batista

    Sexta-Feira, 21 de Março de 2025, 19h09
  • Essa aí é uma petista disfarçada.... SÓ SABE FAZER BARRACO
    1
    1



  • Senadinho cuiabano

    Sexta-Feira, 21 de Março de 2025, 16h53
  • Demagoga, populistaaa! Se ela quer fazer festa que pegue seu sálario, sua verba de gabinete e vai p/ os bairros fazer zorra!!!! ABÍLIOO ESTÁ CERTO, CUIABÁ ESTÁ UM LIXOOOO NOS PRÓXIMOS 4 ANOS N TEM Q GASTAR DINHEIRO COM FESTA PORRA NENHUMAAAAAA!!! CHEGA DE FARRA... QUEM QUISER QUE FAÇAA POR CONTA PRÓPRIA, EU VOU FAZER MULTIRÃO AQUI NO MEU BAIRRO!!!
    2
    1



  • ANTONIO

    Sexta-Feira, 21 de Março de 2025, 16h51
  • ESTA CERTA SIM A VEREADORA NOS CUIABANOS GOSTAMOS DE FESTAS , E UMA VEZ POR ANO E ESTA ABELHUDO NÃO QUER FESTA, VAI SOBRAR SO OS POBRES LIMPAR AS RUAS COMO ELA FALA OS RICOS PEGAM SEU POCANTES E VÃO PARA CHAPADA, MANSOU E SUAS FAZENDAS LIMPEZA DE RUAS TEM FAZER TODO DIA E NÃO SO DIA 08 COMO O ABELHUDO QUER FAZER
    1
    1



  • Cidadão consciente

    Sexta-Feira, 21 de Março de 2025, 16h43
  • Demagogia pura Eita vereadora q gosta de aparecer
    6
    4



  • Ademir

    Sexta-Feira, 21 de Março de 2025, 16h37
  • Caramba , como pode um Prefeito tentando fazer algo, pensando positivo e pega uma populista desta como vereadora pra tentar angariar votos pra falar asneiras e em vez de ajudar criar situações chatas e que são inacreditáveis pelo tipo de pensamento raso de uma cidadã desta que tem família que vive na Chapada e Manso e fala asneiras , o aniversário não tem de ter mesmo, tem de ter união vereadora de primeiro vez, tem de juntar os cacos e fazer Cuiabá sim virar o jogo , mas com todos juntos e não com populistas e oportunistas como você , pois em vez de somar , quer fazer matéria pra sair na mídia !!! Populistas acabam logo suas carreiras , una e ajude Cuiabá , que ela sabe que no próximo Aniversário, sua família que vive onde falou , volte pra comemorar com o povo e ajudar nas relações com o poder privado , ajude e fale menos populista e oportunista!!!
    6
    3



  • Waldney

    Sexta-Feira, 21 de Março de 2025, 16h35
  • Ótima análise. O povo pobre é visto apenas para o trabalho, como delinquente que precisa estar ocupado o tempo todo para não cometer crimes ou algo errado. Pra que fazer festa para uma população considerada de quinta categoria? E mais, todos pagam impostos para que a Prefeitura faça suas obrigações. Parece que quando o prefeito repassa suas responsabilidades para o povo é porque não sabe o que fazer. Isso não é gestão participativa. E não aceitem o "enquanto descansa, carrega pedra."
    4
    4



  • Lud

    Sexta-Feira, 21 de Março de 2025, 16h18
  • Concordo com a vereadora. O prefeito foi pra Copacabana fazer manifestação para livrar golpistas da direita da justiça, gastou dinheiro público e ainda disse que o dinheiro é pra isso, agora vem com essa conversa mole de multirão, junta os fascista que foram lá em Copacabana inclusive o governador ,primeira dama e seus puxa saco pra participar desse multirão.
    4
    4



  • Leal

    Sexta-Feira, 21 de Março de 2025, 16h12
  • Por que a pergunta, vereadora?? Manter a cidade limpa não é dever de todos?? E ainda bem que tem uns ?ricos? para pagar outras pessoas para carpinar e limpar terrenos, inclusive ajudar a pagar o salário dos que são empregados pela prefeitura pra fazer esse serviço, não é???
    3
    3



  • eleitor atento

    Sexta-Feira, 21 de Março de 2025, 16h07
  • Vai chegar um dia que o prefeito não vai comemorar o Natal, porque a Prefeitrura tem que pagar duas folhas de pagamento em dezembro, vamos ver até onde essa economia é verdadeira.
    4
    2



  • zezinho

    Sexta-Feira, 21 de Março de 2025, 15h58
  • Essa vereadora tem minhoca na cabeça, quem tem dinheiro faz festa como querem e quem não tem faz como pode, mas o dinheiro dos meus impostos não é pra fazer festa pra ninguém, pagamos impostos pra segurança, educação, saúde, cuidados com a cidade, enfim.... vários itens em prol da comunidade, agora dinheiro pra festa ? Sai do meu pelego senhora demagoga....
    3
    3



  • Emilio da Costa

    Sexta-Feira, 21 de Março de 2025, 15h28
  • E alguém achou que fosse diferente? Esse Prefeito é só fumaça!
    5
    3











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet