Cidades

Quarta-Feira, 26 de Fevereiro de 2025, 16h30

BBB NO COLÉGIO

Abilio decide instalar câmeras em todas salas de aulas em Cuiabá

Segundo ele, a ideia é prevenir casos de bullying e violência

Da Redação

 

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), anunciou a instalação de câmeras de monitoramento em todas as escolas da rede municipal como uma medida para prevenir casos de bullying e violência. A decisão foi tomada após um incidente envolvendo um aluno de 12 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que sofreu agressões físicas e verbais na Escola Estadual Antônio Epaminondas, na Capital. 

“Temos adotado todas as medidas possíveis para combater o bullying. Coordenadores, secretários e diretores das escolas já estão bem informados sobre o tema, que vem sendo discutido há anos. Não é a primeira vez que lidamos com uma situação assim. Em Cuiabá, assumimos a responsabilidade de instalar câmeras em todas as escolas”, afirmou o prefeito.

As câmeras serão instaladas não apenas em áreas comuns, mas também dentro das salas de aula, com o objetivo de garantir segurança, monitoramento e proteção aos alunos. Brunini ressaltou que as imagens captadas não serão divulgadas publicamente e servirão apenas para monitorar os estudantes. 

“Não vamos expor as crianças na internet. As câmeras são para monitoramento, acompanhamento e segurança, especialmente para proteger os alunos. Por exemplo, em caso de uma agressão, as câmeras ajudam a identificar o agressor e entender o que aconteceu, proporcionando mais segurança para lidar com essas situações”, explicou.

O CASO –  O caso veio à tona nesta semana, mas ocorreu no dia 12 deste mês. Um vídeo gravado por alunos dentro do banheiro da escola mostra o momento em que o adolescente é encurralado e agredido. Nas imagens, é possível ver um grupo de alunos assistindo a confusão enquanto a vítima é agredida por outro aluno. Em dado momento, a vítima se tranca em uma das cabines do banheiro para fugir das agressões.

Conforme o boletim de ocorrência registrado pela mãe do garoto, o adolescente estava sendo perseguido pelo agressor. Segundo o relato do adolescente à mãe, ele foi xingado e teve os dedos apertados pelo colega. Ele alega ainda que o infrator o ameaçou e o agrediu nas nádegas com um pedaço de madeira.

Comentários (10)

  • Eleitor |  26/02/2025 21:09:34

    Parabéns prefeito Abílio, espero que os pais tenha acesso as câmaras onde seu filhos estuda pra monitorar também.

  • Matheus  |  26/02/2025 20:08:31

    Desculpas pra vigiar e punir os professores! Prefeito de rede social! Político picareta, faz de conta! Baba ovo da direita! Incompetente!

  • Emilio da costa |  26/02/2025 18:06:30

    Não tem grana para o básico e investe em contratos milionários de captação de imagens. Nada muda e a Casa dos Horrores calada.

  • Aldo  |  26/02/2025 18:06:02

    A extrema direita é contra uso de câmeras em policiais para evitar abuso de poder, mas é a favor de câmeras para vigiar professores, a próxima arbitrariedade vai ser criar uma cartilha baseada no evangelho pregado dentro dos templos.

  • Câmeras previnem violencia |  26/02/2025 17:05:46

    Menos pros puliça e pro governadô.

  • Juvenal Teixeira  |  26/02/2025 17:05:45

    O MANDRIÃO (prefeito) de Cuiabá vai colocar câmeras até dentro das salas de aulas. Com a desculpa de monitorar para evitar bullying dentro das salas de aulas, vai é perseguir professores. Educação vigiada. Prática de assédio moral. A intenção da extrema direita era que os alunos usassem celular para gravar. Mas como está proibido uso de celular dentro das salas, ele vai colocar câmeras dentro das salas. Será um gasto exorbitante que não solucionará nada. Tem outros meios de coibir bullying. Enquanto isso, UPAS continuam com péssimos atendimentos e faltando insumos. A extrema direita tem idéia fixa em perseguir professores. Pagam mal os profissionais da educação e querem a proliferação de um rebanho de gado maior e que concorde com atrocidades. Faça algo de bom para Cuiabá Abílio. Vá trabalhar e saia das redes sociais, pare de olhar no retrovisor e terceirizar a sua incompetência. Falastrão!

  • Citizenship |  26/02/2025 17:05:45

    É preciso verificar junto à ANPD se já há algum protocolo elaborado a ser seguido acerca das imagens geradas em ambientes escolares: quem vai manusear, quem vai armazenar, qual o prazo de armazenagem, qual o prazo de armazenagem, que tipo de uso se poderá fazer dessas imagens? Além disso, é preciso verificar se esse tipo de decisão não afronta aos direitos previstos no Estatuto da Criança e Adolescente. Considerando o que conheço do ECA e da LGPD, parece-me que essa decisão é equivocada e insustentável. Potencialmente, tenderá à produção de uma série de problemas adicionais àqueles que já existem atualmente, lançando a Secretaria de Educação e a Prefeitura Municipal numa espinhosa sequência de conflitos judiciais, com muitos processos a indenizar. Penso que o sr. alcaide novato deveria rever essa decisão, se é que já a tomou. Acredito estar repleta de equívocos e cheia de percalços.

  • Alencar  |  26/02/2025 17:05:27

    Faz auditoria nos contratos da educação

  • João Paulo Fonseca  |  26/02/2025 17:05:26

    Está realizando investimento é porque acabou a crise então revoga o Decreto... Agora é com vocês.

  • Bruno |  26/02/2025 17:05:10

    Abilio sofreu mto bullying na epoca q estudamos, lembro-me quando chamavam ele de tetudinho pelos corredores.. tem q por câmera msm

Confira também: Veja Todas