Cidades

Segunda-Feira, 27 de Maio de 2024, 09h32

NOSSO JUDICIÁRIO

Alunos aprendem sobre o funcionamento da Justiça

Da Redação

 

A Escola Estadual Antonio Geraldo Gattiboni, em Várzea Grande, recebeu o projeto Nosso Judiciário nessa quarta-feira (22 de maio). A escola reuniu 95 alunos do 5º ao 9º ano para assistirem a palestra ministrada pelo servidor do Tribunal de Justiça, Neif Feguri, que buscou apresentar o sistema de justiça do Estado de maneira simples aos estudantes. 

Taynna Vitória Silva de Oliveira é estudante do 9º ano e contou que a parte mais interessante da palestra foi descobrir que é possível acionar a justiça gratuitamente. “Geralmente a gente acha que não é de graça, mas descobri que sim, é de graça e que se algo acontecer que precise ir para a justiça, temos o direito de ter um defensor público”, contou Taynna. 

A aluna também aprendeu sobre os métodos alternativos de resolução de conflito, a conciliação e a mediação e falou a sobre a importância de compartilhar esse conhecimento com familiares e amigos. “Todos precisam saber disso”, disse. E com a distribuição das cartilhas informativas, distribuídas no final da palestra, isso fica mais fácil. 

Gabrielly de Oliveira é aluna do 9º ano, assistiu à palestra e também vai compartilhar o que aprendeu em casa. “Eu não sabia sobre a quantidade de cargos que tinha na Justiça”, contou. Para ela, a parte mais interessante foi o alerta sobre fazer justiça com as próprias mãos, “hoje muitas crianças, mesmo pequenas, já pensam quando sofrem alguma injustiça, devem resolver sozinhas, e isso não é certo”. Ela ressaltou também a acessibilidade da linguagem da palestra, já que tanto as crianças mais novas quanto mais velhas puderam assistir e aprender juntas. 

Desde a criação do projeto em 2015, foram 137 escolas visitadas e mais de 31.600 alunos do ensino médio e fundamental de escolas estaduais, municipais e particulares da capital e Várzea Grande beneficiados com o Nosso Judiciário. 

 

Confira também: Veja Todas