Quarta-Feira, 23 de Setembro de 2015, 22h41
Associação de Defesa do Pantanal cobra solução para problemas na transpantaneira
Da Redação
A situação do posto fiscal na transpantaneira, lixo ao longo da Estrada Parque, e as condições para os turistas, foram alguns dos temas tratados durante na reunião realizada ontem (22), na Secretaria de Estado de Meio Ambiente, com a participação dos membros da Associação de Defesa do Pantanal-Adepan, a superintendente de Mudanças Climáticas e Biodiversidade, Eliani Fachim, técnicos da Sema e o Secretário Adjunto de Turismo do Estado, Luís Carlos Nigro.
Os empresários do setor turístico, membros da Adepan, relataram que o posto de entrada da transpantaneira está em situação precária, praticamente abandonado.Eles solicitaram a reforma do posto e uma visita de técnicos da Sema, para verificar a estrutura atual.
Ao longo da Estada Parque, que liga Poconé a Porto Jofre, estão ocorrendo mortes de animais e o lixo acumulado, além de outros problemas.
Conforme André Turony, um dos proprietários de pousada, o Pantanal recebe cerca de 50 mil turistas por ano, que se distribuem entre as pousadas e a estrutura do Sesc. A maioria passa pela transpantaneira e não há orientação aos visitantes. Ele sugere que a educação ambiental tem, que haver antes de chegar a transpantaneira. Falta orientação e principalmente a fiscalização no posto. “Estamos no Pantanal há muito tempo e convivendo com a mesma situação. Somos empreendedores na região e não aguentamos mais esta situação de descaso com o Pantanal. Somos uma sociedade organizada que está lutando por melhoria.”, argumentou
Guilherme Arruda, outro proprietário de uma pousada no Pantanal, reforçou o abandono do posto na entrada da transpantaneira e frisou que a situação é degradante. Ele ressaltou que foi nomeada uma funcionária em Poconé, mas não ofereceram a estrutura de trabalho adequada. Os membros da Adepan também questionam o repasse do ICMS Ecológico para o município de Poconé, que também é responsável pela preservação do Pantanal. A entidade deverá fazer um estudo de viabilidade para uma possível concessão da transpantaneira, através de um contrato de comodato entre a entidade e o Governo do Estado.
A Adepan é uma entidade composta por pessoas que trabalham para melhoria do Pantanal. A entidade iniciou um plano para apresentar ao governador, como forma de viabilizar projetos que propiciem a restruturação e a segurança na transpantaneira. A meta é estabelecer parceria com o Estado, pois o objetivo da entidade é fomentar o turismo de modo sustentável para a região.
A superintendente, Eliane Fachin, disse que a reunião é um meio para se obter a parceria com a entidade e resolver em conjunto os problemas “Nos vamos agendar uma visita ao local, mas já estamos com um plano emergencial para equacionar parte das demandas discutidas”, garantiu
MPMT realiza mostra “Mulheres Negras nas Ciências” na próxima semana
Sexta-Feira, 18.07.2025 14h22
Prefeito destaca regularização fundiária em Cuiabá
Sexta-Feira, 18.07.2025 14h17
Participe do levantamento nacional de talentos de pessoas com deficiência no Judiciário
Sexta-Feira, 18.07.2025 14h11
Estado investe R$ 448 milhões para duplicação entre VG e Jangada
Sexta-Feira, 18.07.2025 14h10
TCE-MT lança novos painéis do Radar e amplia controle sobre concessões e investimentos em TI
Sexta-Feira, 18.07.2025 14h01