Cidades Sexta-Feira, 18 de Julho de 2025, 14h:22 | Atualizado:

Sexta-Feira, 18 de Julho de 2025, 14h:22 | Atualizado:

SENSIBILIZAÇÃO

MPMT realiza mostra “Mulheres Negras nas Ciências” na próxima semana

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

mulheres negras nas ciencias.jpg

 

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), por meio do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho – Vida Plena, realiza de 21 a 25 de julho a Mostra “Mulheres Negras nas Ciências”, das 13h às 16h30. A iniciativa é alusiva ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha (25 de julho) e conta com a parceria da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio do Projeto de Extensão “Mulheres nas Ciências”.

Nos dias 21 e 22, a exposição estará na entrada da Procuradoria-Geral de Justiça. De 23 a 25, será exibida na sede das Promotorias de Justiça de Cuiabá. O objetivo é sensibilizar os integrantes da instituição para a temática étnico-racial, com ênfase na valorização das mulheres negras na sociedade. A mostra apresentará 16 painéis de mulheres negras cientistas que foram fundamentais para o desenvolvimento das ciências, bem como contará com jogos pedagógicos sobre o tema.

A abertura da exposição contará com a presença da subprocuradora-geral de Justiça de Planejamento e Gestão, Anne Karine Louzich Hugueney Weigert; do diretor-geral do MPMT, Ricardo Dias Ferreira; da coordenadora do Projeto de Extensão da UFMT, professora doutora Carolina Bottosso de Moura; e da servidora do MPMT e integrante do Grupo de Trabalho Étnico-Racial, Fabiane de Souza Campos.

“A Mostra ‘Mulheres Negras nas Ciências’ integra o conjunto de ações institucionais voltadas à construção de uma política interna de equidade étnico-racial. Essa iniciativa é fundamental para promover o engajamento e o debate entre os integrantes da instituição, especialmente no contexto de implantação da Política Institucional de Equidade Étnico-Racial. Trata-se de um passo importante para a consolidação de um Ministério Público e de uma sociedade mais justa e igualitária”, destaca a promotora de Justiça Gileade Pereira Souza Maia, coordenadora do Vida Plena.

Política - A implantação da Política Institucional de Equidade Étnico-Racial no MPMT tem como propósito fomentar programas, projetos e ações afirmativas que promovam a equidade no ambiente institucional. Sua construção é coletiva, conduzida pelo Comitê de Promoção da Igualdade Institucional e pelo Vida Plena, com o apoio de um Grupo de Trabalho (GT) Étnico-Racial. A proposta visa consolidar um ambiente de trabalho mais inclusivo, democrático e representativo.

Mulheres nas Ciências - O projeto de extensão da UFMT tem como objetivo discutir a questão de gênero dentro e fora do ambiente universitário, combater o assédio e incentivar a participação feminina nas áreas científicas e tecnológicas. O projeto apresenta painéis com trajetórias de mulheres negras cientistas, promovendo o debate sobre gênero e raça no meio acadêmico e destacando a contribuição dessas mulheres para o desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet