Quarta-Feira, 13 de Novembro de 2024, 09h54
NO CHILE
Cuiabá é destaque em fórum de mobilidade
Da Redação
A secretária municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Luciana Zamproni, participa nesta quarta-feira (13) do evento "City Leadership Forum de Mobilidade Urbana", promovido pelo Cities Today Institute, que acontece na capital do Chile, Santiago, no auditório do hotel The Ritz Carlton. Cuiabá foi uma das sete cidades selecionadas como exemplo de modernização, desde a licitação até a transformação do transporte público sob a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro. O evento segue até esta quinta-feira (14) com apresentações de painéis e troca de experiências.
“É um orgulho para mim, hoje, ter sido convidada para participar deste evento, podendo dar uma palestra e dialogar com representantes de todo o Mercosul — Chile, Uruguai, Argentina — e ser uma das sete cidades escolhidas pelo Instituto para falar dos investimentos em mobilidade urbana realizados sob a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro,” destacou a secretária Luciana Zamproni. Ela participa de um painel sobre a integração entre o transporte público e privado, enfatizando os avanços de Cuiabá.
A secretária relembrou conquistas importantes, como a licitação realizada em 2019 para o transporte público, que atualizou um sistema que estava há mais de 20 anos sem renovação. Naquela época, apenas 20% da frota de ônibus possuía ar-condicionado. “Hoje, graças aos esforços da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, 100% da frota operacional é climatizada. Além disso, foram introduzidos veículos Euro 6, que atendem às rigorosas normas europeias de redução de emissão de poluentes, com menor impacto ambiental e maior durabilidade. Um ônibus Euro 6 é um veículo pesado com motor a diesel que atende a um conjunto de normas regulamentadoras da União Europeia sobre emissão de poluentes, visando reduzir óxidos de nitrogênio (NOx), partículas e outros poluentes atmosféricos,” explicou Luciana.
“Cuiabá é a única cidade do Brasil com 100% da frota climatizada, e continuamos trabalhando para garantir conforto aos usuários de transporte público da nossa capital,” reforçou.
Além das melhorias nos veículos, a modernização do transporte público inclui a instalação de mais de 1.400 abrigos de ônibus, um projeto desenvolvido durante a gestão de Emanuel e Márcia Pinheiro. A cidade conta agora com três estações climatizadas e, até o final da gestão, será inaugurado o primeiro terminal climatizado de Cuiabá, o Terminal CPA III. Outros avanços incluem a construção de dois viadutos, novas passarelas, uma sinalização mais eficiente e a implantação de um parque semafórico moderno que reduziu os transtornos para a população.
“Cuiabá ainda tem desafios pela frente, mas os últimos oito anos foram marcados por um progresso significativo em mobilidade urbana, focado no bem-estar e na modernização da cidade,” concluiu Zamproni.
Paulo | 13/11/2024 11:11:22
Cuiabá???? Mobilidade urbana ???? Só pode ser meme isso, alguma peladinha, brincadeira...não é possÃvel!!!! E ainda vai uma turma com dim dim público pro Chile receber a tal "honraria".....
Wilson Martins | 13/11/2024 10:10:57
Quem concedeu esse tÃtulo deveria ir pra cadeia. E quem recebeu deveria ter a dignidade de recusar.
Limpurb retira 127 toneladas de descarte irregular em Cuiabá
Terça-Feira, 05.08.2025 08h29
TJ nega abatimento de pena a produtor que matou agrônomo
Terça-Feira, 05.08.2025 08h19
Secretário apresenta equipe de gestão e plano estratégico
Terça-Feira, 05.08.2025 08h08
TJ mantém preso maníaco que matou mulher e trancafiou corpo com filho em MT
Terça-Feira, 05.08.2025 07h32
TJ mantém pena de sargento do RJ que caiu com 300 kg de cocaína em MT
Segunda-Feira, 04.08.2025 23h18