Sexta-Feira, 14 de Janeiro de 2022, 13h01
CHUVAS
Defesa Civil monitora pelo menos 6 municípios de MT
G1-MT
A Defesa Civil do estado está monitorando pelo menos seis municípios que decretaram situação de emergência por causa dos estragos causados pelas fortes chuvas registradas desde o início deste ano.
Confresa, a 1.160 km de Cuiabá, foi a primeira cidade a decretar situação de emergência. As ruas chegaram a ficar intransitáveis e pontes foram levadas pela força da água.
Uma equipe da Defesa Civil esteve na região durante uma semana monitorando uma barragem que corria o risco de rompimento devido ao grande volume de água.
O superintendente do órgão, tenente coronel Luís Cláudio Pereira da Cruz, explicou que houve um risco de alerta máximo da barragem que abastece a cidade, sendo necessário uma limpeza do vertedouro – que é a capacidade de escoar a água – , para aumentar a vazão.
“Essas ações de intervenção geraram um saldo positivo, diminuiu o nível dessa barragem e hoje ela não oferece risco. No entanto, o monitoramento continua”, explicou.
Na segunda-feira (17), equipes da Defesa Civil e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) devem retornar ao município para fazer uma nova avaliação.
Além de Confresa, Luciara, Santa Terezinha, Nova Bandeirantes, Paranatinga e Vila Rica decretaram situação de emergência e estão sendo monitoradas pelo estado.
Segundo o Luís Claudio, a recomendação neste período é que as pessoas que vivem em áreas de risco procurem um abrigo seguro. Além disso, a população deve evitar rios e cachoeiras até que o período de chuvas passe.
Em caso de risco, o morador pode entrar em contato com a Defesa Civil.
Gilston | 14/01/2022 17:05:52
Precisa ficar atento para o córrego do Barbado aqui no Dom Bosco e Bela vista. Os invasores tão sofrendo cala por medo de ser retirado novamente ja que anos atras foi retirado e eles voltaram pra beira do córrego da APP. Nesta APP até o presidente e seu vice do bairro invadiram esta APP. aI, ELES SOFRE INUNDAÇÃO NAS CASA MAS FICAM, CALADO. Tudo especulação imobiliaria ja que muntos ja fizeram até mansão nesta APP na certeza da impunidade. Prefeitura e Ministerio publico nada faz para revitalizar esta APP do barbado aqui no Dom Bosco.
Inscrição para seletivo vai até dia 31
Segunda-Feira, 21.07.2025 21h15
Justiça acata denúncia contra 22 "barões do CV" em MT; nomes
Segunda-Feira, 21.07.2025 20h40
Denunciados por morte de advogado tinham divisão de tarefas; veja
Segunda-Feira, 21.07.2025 19h20
Sindicato cobra abono de permanência no cálculo de férias e 13º salário
Segunda-Feira, 21.07.2025 18h52
Desembargador sobre efetividade penal em aula final de curso
Segunda-Feira, 21.07.2025 18h42