Cidades

Quarta-Feira, 02 de Setembro de 2020, 18h05

ALÍVIO NAS QUEIMADAS

Deputado quer abertura das comportas do Manso

Da Redação

 

Durante sessão plenária na Assembleia Legislativa, na tarde desta quarta-feira (2), o deputado Romoaldo Júnior (MDB) destacou o sofrimento que as queimadas e falta de chuva vêm causando à região do Lago do Manso e do Pantanal Mato-grossense e, consequentemente, ao rio Cuiabá, que se encontra com baixo nível de água.  Em busca de uma solução urgente, ele sugeriu ao presidente da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais, deputado Carlos Avallone (PSDB) que solicite a Furnas Centrais Elétricas, empresa que administra a Usina de Manso - a possibilidade de abertura parcial das comportas da hidrelétrica a fim de aumentar o nível dos rios.

“O Pantanal está seco e o rio Cuiabá com o nível baixíssimo de água. Então porque não se abrir as comportas do Manso? Apesar de não ter conhecimento técnico, acredito que a abertura destas comportas não iria atrapalhar o fornecimento de energia para Cuiabá, já que nós temos um sistema interligado com as usinas do nortão, de Goiás e de todo o Brasil”, avaliou o parlamentar sobre a abertura parcial das comportas, o que seria suficiente para abastecer as lagoas, ‘courichos’ e afluentes do rio Cuiabá, amenizando um pouco da agonia causada pelas queimadas e por uma das maiores secas da história recente.

Dentro desse contexto, Romoaldo ainda se solidarizou com a iniciativa do deputado Lúdio Cabral (PT), que tem uma audiência pública remota prevista para ser realizada no dia 17 desse mês, onde será amplamente debatida a questão das queimadas no estado.

“Sou favorável ao companheiro Lúdio Cabral em realizar a audiência. Vou mobilizar o segmento necessário para debater a questão, não apenas no Pantanal, mas em todo o estado. São lamentáveis os vídeos que nós temos recebidos sobre a quantidade de animais, de peixes que estão morrendo por conta da seca, das queimadas”.

Por fim, o deputado Carlos Avallone parabenizou a iniciativa de Romoaldo e fortaleceu a parceira em relação ao tema.

Projetos aprovados em sessão:

PL 791/2019 -Dep. Romoaldo Júnior - Obriga os estabelecimentos bancários a divulgar as pessoas físicas o direito de opção das contas dos tipos corrente, poupança e digital, com rol de serviços essenciais, sem cobrança de tarifas. Parecer favorável da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte

PL 1280/2019- Dep. Romoaldo Júnior -Obriga as empresas de ônibus intermunicipal do Estado de Mato Grosso a fixar placas contendo informação a respeito dos direitos do usuário em caso de transbordo de passageiro. Parecer favorável da Comissão de Infraestrutura Urbana e de Transporte

 

Comentários (7)

  • Fernando Lopes |  03/09/2020 07:07:44

    Sim, vamos abrir as "compotas" e deixar as comportas fechadas. Devem haver muitas compotas deliciosas por aí.

  • pedro paulo |  03/09/2020 07:07:23

    Nos dias de hoje! estamos precisando mais de água do que de energia! se abrir as comportas diminuirá a produção! eu troco energia por água! pra mim seria um bom negócio!

  • Roberto Correa |  03/09/2020 06:06:00

    Ãguas do reservatório do manso não faz nem cócegas no nível do rio Cuiabá, proposta sem conhecimento técnico, não tem o que fazer esse Romualdo e Lídio.

  • Ornella |  02/09/2020 23:11:52

    O manso em sua construção pelo saudoso Dante Martins de Oliveira, por muitas vezes o ouvi dizer que as águas do manso seria uma salvação para o Rio Cuiabá. E por várias vezes teve a necessito de ordenar sua abertura. O que estão esperando para abrir as compotas? Piorar cada vez mas o abastecimento das cidades? O Pantanal acabar de vez?

  • Adriano |  02/09/2020 21:09:28

    Que idiota, quer abrir comporta com o lago com 40% da capacidade???

  • Celso  |  02/09/2020 21:09:26

    Kkkkkkk, que idiotice!!!! Quando vai embora???

  • Sergio Augusto |  02/09/2020 19:07:31

    Por lá o nível tbm tá baixíssimo. Não choveu em lugar nenhum na cabeceira do rio Cuiabá. Vamos começar reflorestar. Sem água não há vida pra comer o que se planta e usam como pretexto para desmatar. A falta d'água não desmata...Mata.

Confira também: Veja Todas