Cidades

Quinta-Feira, 07 de Agosto de 2025, 16h54

Escola de Saúde Pública realiza aula magna sobre saúde mental

Da Redação

 

A Escola de Saúde de Pública de Mato Grosso (ESP-MT) e Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), realizará a aula magna do curso Saúde e Bem Viver: Cuidado Integral para a Saúde Mental - Edição Mato Grosso, em parceria com a Fiocruz, para debater sobre a saúde mental dos trabalhadores da saúde nesta sexta-feira (8).

A programação terá início às 8h, de forma online no canal do YouTube da ESP-MT, e é aberta a todo o público, mas voltada principalmente aos profissionais da saúde. A aula magna pode ser acessada neste link: https://www.youtube.com/live/cn12e5nflgA.

O projeto tem como objetivo uma formação que surge como resposta às crescentes demandas vivenciadas pelos profissionais de saúde em nosso país, e que tem como essência o cuidado integral, o bem-estar e a humanização nas práticas do Sistema Único de Saúde (SUS).

A superintendente da Escola de Saúde Pública, Sílvia Tomaz, destacou que esta aula magna fará a abertura do projeto e que, a partir dele, os profissionais da saúde serão instruídos com metodologias inovadoras. 

“Este curso nasce do reconhecimento de que é fundamental cuidar da saúde de quem cuida. Ao longo dos próximos meses, as equipes da Atenção Básica, especialmente da Saúde da Família e e-Multi, serão acompanhadas e formadas com base em metodologias inovadoras, como a Educação Problematizadora, e com foco nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS)”, destacou.

A aula magna contará com a presença da superintendente da ESP, Sílvia Tomaz, da superintendente de Atenção à Saúde da SES, Lenil da Costa Figueiredo, da coordenadora de Promoção e Humanização da Saúde, Rosiene Rosa Pires, e da pesquisadora titular da Fiocruz Pernambuco, Islândia Carvalho.

O evento terá como palestrantes a coordenadora de Atenção Primária à Saúde da SES, Regina Paula Costa; Valéria Vuolo, da área técnica de Saúde Mental da SES; Carla Cecília Dias, da área técnica de Práticas Integrativas da SES; e Islândia Carvalho, pesquisadora da Fiocruz Pernambuco.

Confira também: Veja Todas